No mundo ideal, ninguém gastaria mais do que pode. No entanto, quando olhamos para os pequenos e médios negócios, percebemos que a maioria ignora este ponto crucial: o planejamento financeiro. No final das contas, acaba quebrando o negócio e, nos piores casos, ainda adquire dívidas.
Por este motivo, neste artigo vou te mostrar 4 dicas importantes de planejamento financeiro para o seu negócio. E, acredite, pode usar a mesma linha para suas finanças pessoais, se achar necessário. A ideia aqui é que você entenda que saber se planejar é o que determina o sucesso do seu negócio.
Antes, vou te contar uma história.
A Giuliana Banchetti, dona da loja DinoLi Bebe, começou a empreender há mais de 15 anos. Na época, fazia vendas diretas e o marketing era só boca a boca, o que dificultava a vida de pequenos empresários. Assim, ela acabou deixando o sonho de lado.
Até que teve filhos e voltou a se motivar dentro desta área. Desta vez, porém, ela decidiu apostar no Online, de forma que poderia iniciar dentro de casa e poderia acompanhar os filhos.
Investiu, então, na área de serviços de estética, certa de que faria aquilo funcionar. Ela só não imaginava todos os obstáculos que surgiriam no caminho, entre os quais estavam o planejamento estratégico e o financeiro.
Não deu outra: em pouco tempo, o negócio quebrou.
O motivo: ela adquiriu mais despesas do o negócio tinha fôlego para arcar, porque teve que comprar vários produtos e estar sempre pronta para receber um cliente.
Entendendo isso, ela decidiu dar a volta por cima. Buscou conhecimento, fez pesquisas e descobriu que poderia abrir um negócio do jeito que imaginava, com baixo custo e modelo operacional saudável.
Hoje, com tudo adaptado, o negócio dela está de vento em poupa, crescendo diariamente.
Contei essa história para te mostrar que, se planeja ter um negócio, é importante dar atenção para o planejamento financeiro. Afinal, simplesmente não dá para gastar mais do que tem no bolso – ou, no caso, no caixa da empresa.
Tenha em mente que é necessário saber cada centavo que entra no seu negócio, assim como o que sai. Anote tudo, desde a coisa mais banal que comprar.
Por que? Você provavelmente já percebeu que, se gastar 10 reais todos os dias, no final do mês esse valor vira 300. Embora os 10 reais iniciais não pareçam nada, a história muda bastante quando olhamos o todo.
Agora imagine em proporções maiores. Imagine se o seu você dependesse disso – afinal, se gastar todo o dinheiro que seria para o fluxo de caixa, nunca poderá pegar um pró-labore -, aí a situação fica mais assustadora, certo?
E pior ainda: Imagine se começar a gastar mais do que tem em caixa, utilizando crédito pré-aprovado? Já parou para calcular os juros que irá pagar depois?
Bom, eu te digo: sua situação pode ficar bem difícil se isso se tornar um hábito. Portanto, preste bastante atenção.
O que quero dizer com “não dê um passo maior do que a perna” é exatamente o que a frase diz. Se fizer isso, vai acabar tropeçando e queimando seu orçamento à toa.
Se o seu orçamento não permite que faça um estoque gigante, que tenha variedade de produtos, que invista centenas de reais em marketing, você precisa começar de forma enxuta. Aliás, ainda que tenha este orçamento, indico sempre que comece de forma enxuta, assim não vai torrar todo o dinheiro de uma vez.
Compre só após o pedido ser realizado, se for necessário. Invista em produtos único, em vez de em variedade. Crie um Ecommerce sem estoque. Pense em estratégias de marketing que possam se propagar e em modos de atrair pessoas organicamente (leia-se: de forma gratuita) para o seu negócio.
Temos um artigo bem interessante para quem quer começar com pouco dinheiro e dando passos certeiros, que diminuem os riscos de dar errado. Confira.
Pode parecer tentador ver o seu negócio começar a lucrar e, daí, tirar um pouquinho para gastar com o que você quer. Mas digo de uma vez: não faça isso, especialmente nos primeiros meses.
Se você começar a pensar no dinheiro do negócio como se fosse seu dinheiro, as coisas vão desandar rapidamente. Afinal, a empresa precisa ter um fluxo de caixa e dinheiro o suficiente para manter o seu negócio sem que você precise tirar do próprio bolso.
Assim, vai conseguir fazer com que o dinheiro ali dentro gira e se multiplique.
Algumas empresas têm 6 meses de empresa garantido no caixa. Outras, ainda, têm até 1 ano de garantia. E, neste bolo, incluem tudo: desde as contas de luz até custos com produto e funcionários.
Por que fazem isso? Porque, caso aconteça qualquer coisa – como uma queda nas vendas -, a empresa está preparada e nenhum dos sócios precisa tirar dinheiro do próprio bolso para mantê-la.
Calma! Não estou dizendo que não vai tirar o pró-labore por todo esse tempo. Porém, até que sua empresa esteja validada, com vendas constantes, indico que não tire dinheiro dali. Use tudo o que entrar para reinvestir e melhorar.
Leia mais: Como saber se seus investimentos estão dando resultados?
Pense em quanto você quer alcançar e em quanto tempo quer fazer isso. Sabendo do seu objetivo, poderá medir se está no caminho certo para isso ou se precisa ajustar alguma coisa – diminuindo gastos, buscando novos fornecedores, pensando em novas estratégias, etc.
Geralmente, quando não há um objetivo, “o que vier é lucro”. Só que, na vida e nos negócios, não funciona desta forma. Nem sempre “o que vem é lucro”. Na realidade, é possível que, mesmo que tenha dinheiro entrando em caixa, você esteja sem lucro nenhum!
É por isso que acompanhar as finanças é tão importante!
Quando você não tem controle das finanças, o caminho mais provável é o vermelho. Seguindo essas dicas, porém, você já tem uma base para começar.
Um bom planejamento é a chave para um Negócio próspero e com grande potencial de crescimento. E não estou falando apenas de um planejamento financeiro…
Estou falando sobre o Plano de Negócio que você deve montar para a sua empresa.
Do que serve ter um ótimo planejamento financeiro, consciente, se você não conhece a fundo a própria empresa, não conhece a sua persona, as dores que o seu produto cura, os meios de pagamento, etc?
Te digo agora: não serve de nada.
Por isso, desenvolvemos um Mapa Exclusivo para você montar o Plano de Negócio da sua empresa. Este é um mapa estratégico focado em Ecommerce, desenvolvido por Bruno de Oliveira, um dos maiores especialistas no assunto.
Confira aqui este Plano de Negócio!
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