Meio de Pagamento

PicPay para Empresas: a nova conta digital da fintech

A fintech PicPay anunciou que vai abrir contas de pagamento para pequenos negócios até março. Essa é uma das iniciativas que a fintech colocará em prática para se estabelecer como grande marketplace financeiro do país. A ideia é que o PicPay tenha todos os serviços e produtos de um banco normal até o final 2020.

O que é o PicPay?

A fintech capixaba nasceu em 2012 com o objetivo de facilitar as formas de pagamento e, hoje, é o maior aplicativo de pagamentos do Brasil. Ela conta com cerca de 14 milhões de usuários, sendo 3,9 milhões ativos. 

O aplicativo funciona como uma carteira eletrônica. Com ele, é possível enviar e receber dinheiro, pagar boletos, comprar crédito para o celular, rachar a conta com um amigo – basta que as pessoas tenham um perfil ativo no app -, entre outras funções.

Foco no crescimento

A meta da empresa é chegar a 20 milhões de contas até o fim do ano.

De acordo com o presidente do PicPay, Gueitiro Genso, que trabalhou no Banco do Brasil por mais de 30 anos e assumiu o comando do PicPay em 2019, o fator determinante do sucesso no mercado de pagamentos está em fazer o público concentrar as transações financeiras na plataforma. Dessa forma, a empresa terá uma maior escala e rentabilidade.

Para alcançar seus objetivos, a fintech pretende contratar 6 mil novos funcionários até o final do ano. Isso inclui a contratação de cerca de 100 cientistas de dados, que trabalharão para ampliar a estrutura de hub – processo que transmite uma informação para vários receptores ao mesmo tempo – de transações da companhia.

Todas as novidades visam concentrar as operações tanto de pessoas físicas quanto de pequenos negócios na mesma plataforma, de forma que facilite as transações, atraia mais pessoas e seja competitivo com outras empresas que também oferecem abertura de contas digitais.

Toda a prateleira de produtos financeiros do PicPay é composta de ofertas de terceiros, diferente de outros grupos como Nubank, Banco Inter, Mercado Pago e Mercado Livre – que já trabalham com produtos financeiros próprios. Nos últimos meses, a fintech fechou parcerias com a Cielo e Linx.

Essa estratégia, segundo o diretor, faz a empresa se concentrar na meta de ser um grande hub de transações. Além disso, evita o consumo de capital.

Para Genso, toda essa estratégia deve ajudar a empresa a se manter lucrativa e a multiplicar a receita líquida para cerca de 1,3 bilhões de reais. No último ano, o crescimento do PicPay foi de 415% em relação a 2018 e o faturamento líquido chegou a 333 milhões de reais.

Mudanças na forma de pagamento

Nos últimos anos, as campanhas de abertura de contas digitais no país têm aumentado. Todo esse movimento tem a ver com as mudanças de consumo das pessoas que estão cada vez mais exigentes e procurando formas mais simples de realizarem as compras.

Segundo a pesquisa feita pela FIS, líder global em tecnologia financeira, 29% das compras do varejo online brasileiro são feitas por meio de dispositivos móveis. Essa mudança de hábito está impactando o uso das carteiras digitais, tanto em compras online quanto em lojas físicas.  

Nos últimos dois anos, cerca de 10% de todas as transações do Ecommerce no Brasil foram feitos com as carteiras digitais.

Estar a par dessas mudanças é essencial para quem quer vender online. Se deseja saber mais sobre meios de pagamento e quais são os preferidos dos clientes, confira o artigo abaixo:

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago