Quando o assunto são eletrodomésticos e eletrônicos, vale a pena prestar atenção. O brasileiro é um consumidor ávido desses produtos — não à toa os mercados são, respectivamente, 1º e 3º lugares no ranking de faturamento do ecommerce nacional.
Sabendo da importância desses nichos, a Navegg, empresa de tecnologia que tem acesso a informações pessoais de mais de 400 milhões de consumidores no mundo inteiro, preparou um infográfico mapeando o perfil dos consumidores de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil.
>> Assine a Lista Vip para receber novos textos em primeira mão! (Grátis)
Você tem ideia de quem são e como se comportam esses clientes? Continue com a gente para descobrir!
O primeiro dado importante é o que diz respeito ao gênero dos consumidores: 73% são mulheres, enquanto somente 27% são homens. Dentre essas pessoas, 78% estão casadas.
Sabendo disso, você provavelmente já deve estar presumindo que o consumidor de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil não está na faixa dos 20 anos, certo? Se pensou assim, você acertou: 42% do público interessado por esses produtos tem entre 35 e 59 anos; 25% tem entre 25 e 34 anos e 21% entre 18 e 24.
Em relação à classe social, 62% dos consumidores pertencem à classe alta, 37% à classe média e somente 1% à classe baixa.
Além de características sociais e demográficas, o estudo também mapeou os principais interesses desse público. Para começar, as 5 marcas mais populares foram Brastemp, Panasonic, Tramontina, Asus e Canon.
Ao estudar quais eram os interesses desse cliente fora dos mercados-alvo da pesquisa, o levantamento da Navegg descobriu que as pessoas com o perfil do consumidor de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil também se interessam bastante por temas como:
Além disso tudo, sabe-se que 38% dos consumidores estão em um momento da vida onde precisam comprar diversos produtos ao mesmo tempo, ficando propensos a buscarem por economia através de combos, por exemplo.
Outros 37% foram detectados como consumidores que não estão precisando do produto no momento, mas compram mesmo assim por conta de uma liquidação ou desconto (oportunidade). 25% Dos clientes compram pensando em inovação.
Por último, deixamos aqui um dado interessante que reforça a importância do mobile para o seu ecommerce: 57% das buscas por produtos foram feitas via smartphones; 42% via desktop e 1% através de tablets.
Acesse o infográfico completo.
Quer continuar aprendendo sobre o perfil dos consumidores do ecommerce no Brasil? Então dê o play no vídeo abaixo! Quem fala é o especialista Bruno de Oliveira:
Se você já está (ou pretende estar em breve) à frente de um ecommerce, não pode deixar de seguir o maior blog do Brasil sobre comércio eletrônico!
Comandado por Bruno de Oliveira, o Ecommerce na Prática traz artigos diários e exclusivos sobre marketing digital, vendas, logística e muito mais… Acesse já e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…