Categories: Todas as Notícias

Pagamento sem contato foi o mais popular na Copa do Mundo

Uma em cada vinte compras realizadas com Visa foram feitas com pagamento sem contato (ou “Contactless”) durante a Copa do Mundo. Nos estádios a proporção é ainda maior: 54%. Na análise divulgada pela empresa, as 11 cidades-sede dos jogos na Rússia acumularam um valor médio de R$ 218,00 em compras utilizando este método. Mas, afinal, como ele funciona?

Ainda que só o Brasil entre em questão, é preciso admitir que dinheiro é uma forma de pagamento em declínio. Embora os cartões de crédito e débito sejam mais utilizados no país, a tecnologia de pagamento sem contato é uma realidade a qual as pequenos, grandes e médios empreendedores precisam ficar atentos – e prontos para adaptação. Já são 2,5 milhões de terminais habilitados no país, um número só cresce. 

O pagamento sem contato consiste numa premissa simples: em vez de encaixar o cartão, o cliente só precisa aproximá-lo da máquina. Ela reconhece o chip implantado no cartão e faz a transação, finalizando assim que a senha for digitada. Além desta forma mais usual, a mesma tecnologia permite que o pagamento seja efetuado sem cartão em mãos. O consumidor pode usar o celular, pulseiras inteligentes, anéis… São muitos os meios disponíveis para tal.

O benefício do pagamento sem contato é tempo, em primeiro lugar. Enquanto as transações com cartão são mais demoradas devido ao reconhecimento do chip embutido, a nova tecnologia promete agilidade. A segurança é outro ponto que chama atenção – especialmente para os brasileiros. Ela dificulta a fraude uma vez que não há necessidade de entregar seu cartão na mão de terceiros.

Nas grandes cidades da China, um mercado que por cultura absorve com maior agilidade as novidades, o pagamento sem contato atinge quase 80% da população. O mesmo é amplamente utilizado em países mais desenvolvidos da Europa, como França e Inglaterra, onde as pessoas são mais ligadas em tecnologia.

Ficou interessado? Saiba que bancos como Itaú, um dos maiores do país, já disponibilizam este pagamento para seus clientes. Não vá ser pego de surpresa, prepare-se para o futuro. Ele chegou.

Para aprender mais sobre ecommerce e empreendedorismo, visite o blog do Ecommerce na Prática. 

Ana Clara Magalhães

Jornalista com MBA em Gestão de Marketing, apaixonada por empreendedorismo, escrita criativa e pessoas. Também é consumidora assídua de livros, biografias e chocolate. Aqui no Ecommerce na Prática ela produz conteúdo para o blog e para redes sociais.

Share
Published by
Ana Clara Magalhães

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago