Em meio à alta avassaladora do Ecommerce, não é de se espantar que empresas do setor cresçam a cada dia mais, não é verdade? Contudo, é importante frisar que isso não acontece com todas… Apenas com as que fazem investimentos e estão antenadas na novidades do setor. A Olist é um bom exemplo disso.
Para não perder nenhum potencial cliente quando o assunto é vendas em marketplaces, a Olist não para de inovar: lança novos serviços, compra outras empresas…
E, claro, obtém aportes milionários para dar conta de toda a sua expansão no mercado!
Ao longo do artigo, vou explicar em detalhes a alta quantia recebida pela Olist recentemente, e explicar mais sobre as estratégias da empresa dentro do setor de Ecommerce.
Antes disso, vamos começar pelo básico? Acompanhe.
O que é Olist?
O que é Olist é uma pergunta que pode estar passando pela sua cabeça agora, não é verdade?
Quem acompanha o mercado de Ecommerce, certamente já ouviu falar na Olist, mas, se este não é o seu caso, tudo bem… A gente explica!
Olist é uma startup que foi criada em 2015, no Paraná (SC), e que atua como uma espécie de loja de departamentos dentro dos marketplaces…
Na prática, a Olist pega seu produto e tenta vender nessas plataformas, como o Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, empresas do Grupo B2W, como Americanas.com e Shoptime, ou tantas outras.
Assim, quando uma venda é concluída, a Loja Olist emite uma notificação para que você possa postar o produto para o comprador…
O sistema funciona tanto para lojistas físicos que querem levar seus negócios para o ambiente digital, quanto para quem já vende online, mas deseja alavancar ainda mais suas vendas…
Diante disso, a Olist acabou conquistando uma boa quantidade de clientes ao redor do país…
E, como disse antes, a empresa é amplamente conhecida em todo setor setor. Tanto que, recentemente, não passou despercebida em uma rodada de aportes financeiros…
Empresa Olist Recebe Aporte de Mais de R$ 300 Milhões
Um fato precisa ser dito: a Olist não quer perder tempo – nem dinheiro, claro – quando o assunto é atingir ainda mais empresas no mercado.
A startup brasileira acaba de participar de uma rodada de investimentos liderada pelo SoftBank, corporação multinacional japonesa de telecomunicações e internet…
Junto ao conglomerado japonês, também participaram os fundos Valor Capital, Península Investimentos, VELT Partners, FJ Labs e o investidor Kevin Efrusy…
E o resultado disso tudo foi simplesmente um aporte de R$ 310 milhões.
Na verdade, esta não é a primeira vez que o site Olist recebe uma alta quantia em situações como esta…
Em 2019, a empresa obteve R$ 190 milhões também por meio de investimento do SogtBank…
Ou seja, a Olist não para de crescer e ampliar sua atuação no setor…
Além disso, juntamente com o recebimento do aporte mais recente, a Olist anunciou a aquisição da Clickspace, companhia que oferece uma plataforma para marketplaces.
Mas não só isso…
Assim que os efeitos da crise do novo coronavírus começaram a tomar conta do Brasil, a startup lançou novas estratégias…
De Olho nos Pequenos Empreendedores
No início da pandemia, a empresa conhecida como “marketplace de marketplace”, criou o Olist Shops…
A ferramenta nada mais é do que uma forma de auxiliar os pequenos e novos empreendedores a se aventurarem no mundo do Ecommerce.
Isto é, em meio a um cenário com um amplo fechamento de lojas físicas em virtude da crise, a iniciativa foi muito bem pensada…
O números de novos empresários cresceu consideravelmente neste período. Inclusive, a alta no cadastramento de MEIs foi muito forte, representando 600 mil novos microempreendedores no país.
Na época, Tiago Dalvi, fundador da Olist, pontuou:
“No Shops, o produto vai se manter gratuito por o maior tempo possível, queremos estar presente em várias cidades”.
Ou seja, os comerciantes recém chegados ao Ecommerce, que ainda não tinham experiência com venda online, puderam aproveitar todo suporte da Olist dentro dos marketplaces…
E assim, mais uma vez, a companhia reforçou seu papel de protagonismo dentro do Ecommerce…
As últimas iniciativas comprovam bem isso. Enquanto muitas empresas lutam para aderirem à necessária transformação digital de seus negócios, outras companhias, como a Olist, conseguem aproveitar fortemente todo o cenário positivo do comércio eletrônico nos últimos meses.
Portanto, não há como negar: com o novo aporte, a startup ganha e, obviamente, seus clientes também.