Categories: Todas as Notícias

O que é ROI? Aprenda a medir o retorno dos seus investimentos

Se você é empreendedor, provavelmente já ouviu falar sobre o termo “ROI”. Mas o que ele quer dizer exatamente?

Para te ajudar a entender mais essa métrica importantíssima não só no ecommerce, mas em qualquer outro mercado, a nossa equipe preparou um pequeno guia. Você pode conferi-lo abaixo!

O que é ROI? Você precisa entender isso!

Sempre que ouvir sobre ROI, tenha em mente que o que está sendo discutido é o “return on investment”, ou “retorno sobre investimento” em bom português. Essa métrica é uma das mais importantes do negócio e mede o retorno sobre um investimento feito com o objetivo de obter lucro.

Como medir o ROI do meu ecommerce?

Logo após descobrir o significado desse termo, é bastante provável que você se pergunte: “Tudo bem, mas como calcular o ROI da minha empresa?”.

Bem, no ecommerce o ROI é utilizado basicamente para medir o retorno sobre os seus investimentos em marketing — tudo o que entra nessa equação é o montante de dinheiro que saiu e o montante que entrou.

Podemos definir uma fórmula bem simples para calcular o seu ROI:

Exemplificando:

  • Você investiu R$1 mil reais em uma campanha para gerar tráfego para a sua loja virtual
  • Depois, foi constatado que esse investimento trouxe 10 mil visitas para o site, gerando R$5 mil em vendas de produtos
  • Com um investimento de R$1 mil e retorno de R$5 mil, seu ROI é 4 (ou 400%), o que significa que recuperamos 4x o valor investido.

(5000 – 1000) / (1000) = 4

O ROI ideal para o seu negócio

Levando em conta a quantidade de variáveis e particularidades de cada negócio e plataformas de marketing, seria arriscado apontar aqui que um ROI acima de um valor X é bom ou que abaixo de Y é ruim.

Uma loja virtual que trabalhe com altas margens de lucro, por exemplo, pode ter um ROI mais baixo e ainda assim lucrar bastante. O mesmo não acontece com aqueles negócios de margens apertadas — estes precisam buscar ROIs maiores para justificar a operação.

A única generalização que podemos fazer é: se o seu ROI está abaixo de 1, ele com certeza é ruim, pois indica que você nem mesmo recuperou o investimento feito. Em outras palavras, está levando prejuízo.

Conheça o Ecommerce na Prática!

Gostou de aprender o que é ROI e quer continuar descobrindo o significado de outros termos do mundo dos negócios? Então não perca tempo e acesse já o Ecommerce na Prática!

Comandado por Bruno de Oliveira, o maior especialista do país em ecommerce, o ENP traz artigos diários sobre números de mercado, dicas de marketing, vendas e muito mais… Acesse o site e bons estudos!

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago