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O que é rebranding e como fazer na sua empresa

Com as constantes mudanças no mercado e com consumidores cada vez mais exigentes, fica difícil administrar e manter uma empresa sempre da mesma forma. Por conta disso, as marcas estão cada vez mais em busca de estratégias para se reposicionar no mercado e na percepção do consumidor. E é justamente aí que entra o termo Rebranding.

Uma marca é muito mais do que os produtos que vende… A imagem que ela carrega é muito importante na decisão de compra de um consumidor. 

Porém, nem sempre o lugar que ela ocupa hoje é a que deve ocupar dentro de algum tempo. E este é exatamente o objetivo do rebranding: aumentar o ciclo de vida da empresa no mercado, buscando evolução.

Mas como conseguir reposicionar a sua marca de forma eficiente?

Neste artigo, vou te mostrar o que é rebranding e como fazer isso na sua empresa.

O que é Rebranding?

Rebranding é um conceito que envolve diversos fatores, como a elaboração de um novo conceito, identidade visual, logotipo, etc. Todo esse conjunto de ações estratégicas visam reposicionamento da marca, gerando impacto na visão dos consumidores sobre a empresa.

Esse tipo de reposicionamento de marca normalmente acontece quando a empresa percebe que a identidade visual da empresa não representa mais seu produto e seu público-alvo.

Por exemplo, a marca de chinelos Havaianas… 

Na década de 90, a Havaianas viu seu produto sofrer uma queda no mercado. Ao analisarem o que estava acontecendo, perceberam que seus chinelos eram vistos como simples demais. 

Com esses dados em mãos, começaram a criar estratégias de reposicionamento de marca.

Para isso, apostaram em chinelos coloridos, com diferentes modelos, além de criar ações publicitárias com famosos. 

Hoje, o chinelo Havaianas se tornou um item de moda que é aceitável socialmente e não apenas na praia ou em casa. Além disso, a marca se tornou a cara do Brasil e é uma das marcas brasileiras mais famosas e disputadas internacionalmente.

Sua empresa precisa de um Rebranding?

Antes de você começar qualquer mudança em sua empresa, o primeiro passo é realizar algumas pesquisas. E, para isso, você precisa fazer avaliações internas e externas.

Realize avaliações com seus gestores e colaboradores para entender o que pode ser mudado ou melhorado internamente. Afinal, antes de qualquer ação exterior, é preciso entender também como anda a saúde interna da sua empresa.

Lembre-se que as ações externas são reflexos de uma cultura interna.

Além disso, realize pesquisas de opinião e se atente aos feedbacks dos seus consumidores. Procure sobre o que andam falando da sua marca nas redes sociais, mande e-mails para seus clientes com formulário com algumas perguntas…

Toda essa análise também deve conter algo fundamental: o mercado. Deve ser considerada a situação econômica e o desempenho dos concorrentes no momento. 

Após todas essas pesquisas, você terá uma base para saber quais são as melhores ações a serem tomadas e se é o momento ideal para fazer um rebranding.

Alguns fatores que podem ser considerados para fazer um rebranding:

  • Melhoramento na comunicação interna;
  • Diferenciação da concorrência;
  • Criação de novos produtos;
  • Crises ou processos judiciais;
  • Imagem e conceito desatualizados;
  • Perda de clientes ou posição de mercado;
  • Crise econômica.

Como fazer um Rebranding

1- Conheça a empresa e defina o que deve ser mudado

É preciso conhecer muito bem todos os pontos positivos e negativos da empresa. Essas informações permitem avaliar o atual momento da empresa e o que pode ser aproveitado ou melhorado na hora da reposição da marca.

As coisas que devem ser mudadas precisam ser bem pensadas. Não existe uma fórmula que possa ser aplicada em todas as empresas, cada uma deve ser mudada a partir dos novos objetivos de marca.

Porém, é preciso se atentar para que o negócio não perca sua essência. 

Toda marca tem uma história e o rebranding não apaga essa trajetória, mas uma evolução que está acompanhando os novos tempos.

2- Identidade Visual

A identidade visual é um dos fatores mais percebidos pelos clientes e é aquilo que faz você se destacar dos concorrentes. Além disso, ela representa o seu negócio.

Na hora de repensar a identidade visual da sua marca, a antiga não precisa ser substituída, pode ser adaptada às tendências do momento. 

Essa adaptação ajuda a marca a ter sua essência e, ao mesmo tempo, mostrar para o cliente que ela acompanha as necessidades e novidades do mercado.

3- Crie expectativa e interesse

Imagine criar toda uma estratégia de rebranding e seu consumidor não reparar nessas mudanças ou não entender o que está acontecendo?

Para isso, alertar que essas mudanças irão acontecer para o seu público é uma ótima forma de gerar uma expectativa e interesse nele. 

Além disso, esse tipo de ação gera uma aproximação com seus consumidores, pois você estará incluindo eles nas novidades que estão por vir.

Uma boa estratégia para isso é usar o e-mail marketing, mas não deixe de avisar sobre esses tipos de mudanças nos seus outros canais.

4- Canais de mídia

Como acabei de falar, você deve informar que as mudanças estão acontecendo nos canais da marca e as redes sociais são fundamentais nesse processo.

Porém, lembre-se que cada negócio tem uma persona diferente. Portanto, dê atenção redobrada às redes sociais que seu público-alvo mais usa. Além disso, não esqueça que cada plataforma tem uma forma diferente de comunicar.

5- De olho na concorrência

Esse é um ponto que nunca deve ser deixado de lado, em nenhum momento. Observar o que seus concorrentes estão fazendo permite que você identifique ameaças e oportunidades para a sua marca.

6- Avalie os resultados

Assim como você analisou diversos pontos para saber se era hora de fazer ou não um rebranding, agora é preciso avaliar se suas estratégias estão dando certo.

Procure monitorar quais ações estão dando certo ou não, se o seu público se identificou com as mudanças, se seus gestores e colaboradores estão de acordo com as novidades…

Enfim, procure analisar todo esse processo de rebranding para poder fazer os ajustes necessários de forma que não prejudique a sua marca.

A importância de uma marca forte

O processo de rebranding é essencial para uma marca se manter no mercado, otimizando a imagem que o público tem da empresa. Mesmo uma empresa muito conhecida no mercado e com um grande público também precisa pensar no seu reposicionamento.

Essas mudanças envolvem uma grande transformação na empresa como um todo e os processos precisam estar bem alinhados. Além disso, é importante estar atento aos resultados para avaliar se os objetivos esperados estão sendo alcançados.

E, para isso, é necessário que entender diversos fatores e buscar as melhores estratégias. 

Se você se interessa em ter uma marca forte no mercado para atrair mais clientes e alavancar suas vendas, confira o artigo abaixo:

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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