Marketing e Vendas

Saiba o que é Big Data e como usar no seu negócio

Analisar dados para otimizar processos e entender padrões de comportamento dos clientes é uma rotina que deve estar presente em um negócio que deseja crescer. Porém, o número de dados é tão grande que fica cada dia mais difícil fazer esse tipo análise de forma manual. Para ajudar nesse processo, existe uma ferramenta incrível: o Big Data.

Todos os dias, milhões de pessoas estão interagindo na internet e gerando informações no mundo digital. 

Essas informações são dados importantes que mostram o comportamento e perfil de cada usuário. Além disso, esses dados podem ser usados para solucionar problemas que vão desde pontos de venda, melhores produtos para se colocar na estante até saber como vai a saúde financeira do seu negócio.

A tradução dessas informações e os locais em que esses dados estão sendo tirados podem gerar insights para que empresários melhorem cada vez mais o resultado do negócio.

O que é Big Data?

O Big Data é uma ferramenta que permite que empresários tomem decisões mais assertivas e façam melhorias em seus negócios.

Antigamente, as decisões eram tomadas com base em experiências e o que já foi feito em outros momentos. Isso não está, necessariamente, errado. Temos muitos exemplos, em vários momentos da história, de que esse feeling deu certo.

No entanto, com a evolução tecnológica e criação do Big Data, surgiu a oportunidade de tornar o processo de decisão mais assertivo, uma vez que considera dados.

Um dos perigos de se tomar decisões apenas baseadas em experiências passadas é que, hoje em dia, tudo é atualizado e desatualizado muito rápido. Às vezes, podemos acreditar em uma premissa, mas, ao olhar os dados, entendemos que aquilo não é real. 

Os dados têm muito mais chances de mostrar um cenário real.

Pense no seguinte:

O mundo virtual gera uma quantidade imensa de dados a cada instante. Imagina a quantidade de e-mails, mensagens, fotos, curtidas, compartilhamentos e comentários que circulam na rede todos os dias por todo mundo… 

É impossível pensar em um número exato de informações trocadas diariamente por todas as pessoas que usam a internet. 

O WhatsApp já anunciou pelo Twitter que chegou a ter, em apenas um dia, 64 bilhões de mensagens trocadas em sua plataforma. É humanamente impossível uma pessoa analisar essa quantidade de dados.

Por isso, a tecnologia do Big Data foi criada: para lidar com esse volume de informação, guardando em diferentes locais e juntando-os através de softwares quando é necessário. 

A ferramenta pega esses dados e trata de forma que se transformem em informações úteis para determinado objetivo.

Inclusive, essa é a característica mais valiosa do Big Data…

Não adianta nada coletar um monte de dados a cada instante se não servir para nada. Essa tecnologia tem a capacidade de compreender todas as informações para que o gestor consiga tomar decisões mais assertivas.

Benefícios

Dados bem processados têm tudo para ajudar o empreendedor a identificar falhas e fazer as melhorias necessárias para crescer o negócio. 

Alguns dos benefícios que essa ferramenta pode trazer para sua empresa são:

  • economia de tempo;
  • redução de custos;
  • identificação de problemas rapidamente;
  • desenvolvimento de produtos e otimização de ofertas;
  • otimização das tomadas de decisão.
  • criação de promoções a partir de dados mais assertivos do cliente;
  • previsões de mercado.

3 usos do Big Data no seu Negócio

O Big Data permite o cruzamento de dados, de forma que é possível extrair informações muito úteis para seu negócio. A partir desses dados, você pode aplicar melhorias em diversas áreas, como:

1- Marketing

Identificar os hábitos, desejos e comportamentos do consumidor é essencial para a criação de ações de marketing.

Uma ação de marketing depende de diversos dados como sazonalidade, idade, região, canal de vendas, etc. Com o Big Data, é possível tornar o trabalho muito mais certeiro e menos complicado.

2 – Financeiro

A saúde financeira de uma empresa é extremamente importante, pois é um parâmetro para saber se o negócio está indo bem ou não. Além disso, esse setor está ligado a todos os outros setores.

O cruzamento dos dados do setor financeiro com os outros setores facilita o empreendedor a entender quais são os pontos positivos e os que precisam de ajustes. 

3 –Controle de Qualidade

O controle de qualidade abrange variáveis complexas que vão desde defeitos de produtos até condições ambientais no momento da produção.

Todos os dados desses processos podem ser analisados de forma muito mais eficiente e rápida, gerando informações mais precisas. A partir disso, o gestor pode tomar ações mais assertivas que eliminem os problemas e otimizem os processos.

Entenda o Comportamento do Consumidor

O Big Data é uma ferramenta incrível que pode te ajudar muito a melhorar o seu negócio online. Porém, é preciso ter em mente que os dados dificilmente vão prever alguma coisa. Eles são muito úteis para mostrar as tendências, além de servir para a diminuição de riscos e otimização de recursos.

Como você percebeu, milhões de pessoas usam todos os dias a internet e geram dados importantes que você pode usar para melhorar a sua empresa a conquistar mercado e satisfação dos clientes.

Satisfazer o seu cliente deve sempre ser o seu objetivo. Afinal, ele é quem faz ou não o seu negócio dar certo.

Se você tem interesse em captar informações assertivas para tomar decisões, mas ainda não tem uma pessoa especializada para olhar esta parte mais analítica, um bom ponto de partida é conhecer as tendências de comportamento do consumidor. 

Para saber mais sobre o comportamento do consumidor, confira este artigo com os 7 aspectos principais:

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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