Se você está rodando a internet tentando descobrir o que é m-commerce, saiba que o termo é bastante simples de ser entendido: ele nada mais é que a abreviação de “mobile commerce”, ou seja, as vendas online feitas por dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Atualmente, com a popularização da internet, está cada vez mais fácil acessar a web e fazer compras por lá. Esteja você no sofá de casa ou no ônibus para o trabalho, é simples sacar o smartphone do bolso e, em poucos cliques, comprar alguma coisa.
É justamente isso que torna o m-commerce cada vez mais relevante dentro do contexto do comércio eletrônico, fazendo com que as vendas mobile já representem 24,6% de todas as vendas online do país.
Se o assunto interessa e você não quer ficar para trás, dê o play no vídeo abaixo ou continue a leitura… Falaremos tudo sobre mobile commerce no texto de hoje!
Não basta explicar o que é m-commerce, precisamos provar, com números, que ele de fato é importante. Então vamos lá!
De acordo com o último relatório Webshoppers divulgado pela Ebit, que traz dados referentes ao 1º semestre de 2017, o m-commerce cresceu 35,9% em número de pedidos e 56,2% em faturamento.
É isso mesmo: quando comparamos o 1º semestre de 2016 ao 1º semestre de 2017, vemos um aumento de quase 60% no volume financeiro proveniente de vendas via tablets e smartphones… É um crescimento e tanto!
Em um passado não tão distante, acreditava-se que as compras feitas por dispositivos móveis possuíam, majoritariamente, um ticket médio mais baixo… Segundo essa teoria, o m-commerce seria relevante somente para nichos com produtos mais baratos como livros e roupas.
Porém, de acordo com o novo relatório da Ebit, o ticket médio do m-commerce é de R$417 — contra os R$418 observado no ecommerce brasileiro como um todo.
Partindo desses dados, não importa se o seu produto é uma apostila, um smartphone ou uma máquina de lavar: você precisa ter um site responsivo pronto para receber usuários mobile!
Você ficou curioso para saber quais são os segmentos com maior número de pedidos feitos via dispositivos móveis? Então confira a relação com o top 5 do 1º semestre de 2017:
Depois de entender o que é m-commerce e ficar por dentro dos números dele no Brasil, você provavelmente já percebeu que PRECISA ter um site responsivo — ou seja, um site em que usuários mobile consigam acessar e comprar de forma simples, sem problemas de usabilidade.
Para testar o seu site, basta fazer uso da ferramenta Mobile Friendly, oferecida pelo Google. Também vale utilizar um tablet ou smartphone para tentar realizar uma compra em sua loja virtual… A intenção é a de que você consiga finalizar todo o processo sem maiores dificuldades.
Caso algo não saia como o esperado, procure um profissional capacitado para fazer as modificações necessárias. Lembre-se de que, ao ignorar o mobile commerce, você provavelmente está deixando bastante dinheiro na mesa.
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