Se você já escolheu um nome para a sua marca e agora ouviu por aí que precisa registrar um domínio para a loja virtual, pode estar um pouco confuso. Afinal, o que é domínio?
Na verdade esse é um conceito bastante simples de ser explicado. No artigo de hoje responderemos, de forma rápida e exemplificada, sobre:
Está pronto? Então vamos ao conteúdo!
Vamos supor que você seja um empreendedor iniciante que está começando uma loja virtual de suplementos. Você pensou bastante e decidiu que o nome da sua loja será “Power Suplementos”. Ok, qual o próximo passo?
Para continuar, você precisa entender se o domínio com esse nome está disponível. O domínio da sua loja nada mais é que o endereço web dela. Por exemplo:
www.powersuplementos.com.br
ou
www.powersuplementos.com
* Já adiantamos que o fato de um domínio ser “.com” ou “.com.br” não ajuda e nem prejudica em nada a sua loja. Como você verá logo à frente, o ideal é ser proprietário de ambas as opções.
Para saber se o domínio escolhido está disponível, você precisa, primeiro, acessar o site do Registro BR. Ao fazer isso, você conseguirá descobrir se o domínio “.com.br” está livre.
Se estiver, precisamos descobrir se o “.com” também está — você não quer um concorrente com um site tão semelhante ao seu, certo?
Conferir a disponibilidade do domínio “.com” também é muito simples e você pode fazer isso em sites de empresas de hospedagem como o GoDaddy ou Hostgator.
Ambos estão livres? Então compre os dois imediatamente… Você vai gastar apenas R$40/ano para fazer isso. Caso alguém já tenha comprado esses domínios, você tem duas opções: negociar diretamente com o responsável ou mudar a sua marca.
Normalmente, a renovação do domínio é feita anualmente. Todos os lembretes e informações são enviados por email para você.
Por último, vamos responder aqui outra pergunta que também sempre acaba surgindo sobre o assunto: qual a diferença entre domínio e hospedagem?
Enquanto o domínio é o “nome” do seu site, a hospedagem é um serviço que permite que ele fique visível na internet. Sendo assim, de nada adianta comprar um endereço na web se você não tiver acesso a um servidor de hospedagem de sites.
Usando uma metáfora, poderíamos afirmar que, se o servidor de hospedagem fosse uma casa, o domínio seria o endereço dela.
Gostou do que leu até aqui e quer continuar aprendendo muito sobre negócios na internet? Então não perca a chance de acessar o Ecommerce na Prática, principal blog do Brasil sobre comércio eletrônico.
Comandado pelo especialista Bruno de Oliveira, o ENP traz artigos diários e exclusivos sobre vendas, marketing digital, finanças e muito mais… Acesse o site e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…