Se você vende online, existem boas chances de que tenha o Mercado Livre como um de seus principais canais. Nesse caso, as alterações recentes da plataforma podem ter causado muitas dúvidas…
Em primeiro lugar, é preciso dizer que as novas regras do Mercado Livre não são uma surpresa: de tempos em tempos o marketplace muda, se renova, é normal. Por outro lado, também é fato que as mudanças foram bastante relevantes e vão alterar um pouco a forma com que trabalhamos lá dentro.
Mesmo assim, não existe motivo para entrar em pânico. O melhor caminho é aceitar que a “casa” não é nossa, adaptar-se às novas regras e dar sequência ao trabalho.
Quer entender exatamente como se enquadrar nas novas regras do Mercado Livre? Então dê o play no vídeo abaixo ou continue conosco até o fim da leitura!
Além de ser muito importante para que você ganhe a confiança dos clientes, o termômetro verde escuro também dá o direito de conquistar as medalhas de MercadoLíder, MercadoLíder Gold e MercadoLíder Platinum. Se você leu o nosso artigo sobre como se tornar um MercadoLíder, provavelmente já entendeu por que as medalhas são tão importantes.
Caso esteja sofrendo para adaptar-se às novas regras do Mercado Livre e, dessa forma, manter o seu termômetro na coloração máxima, precisa dar mais atenção aos 3 fatores abaixo:
Em primeiro lugar, o marketplace tornou-se mais exigente na questão do envio rápido por parte do lojista. Se você ainda não consegue enviar os produtos em até 24 horas após a compra, precisa identificar onde estão os problemas e traçar estratégias para resolvê-los.
Uma boa dica é parar de vender produtos que não estejam em estoque — apesar de funcionar, essa prática pode não ser a mais aconselhável quando se tem um intervalo mais curto de tempo para efetuar os envios.
As mediações acontecem quando o cliente tem um problema, faz contato com o lojista e, por não entrarem em um acordo, o Mercado Livre precisa intervir.
Se a sua taxa de mediações anda acima de 2%, o que pode ser feito é começar a tratar a questão de forma prioritária. O cliente abriu reclamação? Vá lá e resolva. É preciso ser cirúrgico nesse ponto… Ao adotar essa postura é possível zerar as suas mediações.
Dos 3 pilares citados, o tópico “reclamações” talvez seja o mais complicado. De qualquer forma, algumas ações simples podem ajudar!
Geralmente, quando um cliente faz uma reclamação, é porque ele já tentou falar com você de alguma forma e não houve resposta. Se detectar que o problema está aí, turbine os seus canais de atendimento…
Você pode argumentar, porém, que muitos clientes acabam abrindo reclamação sem entrar em contato previamente, o que não deixa de ser verdade. Nesse caso, talvez seja interessante enviar, junto ao produto, um pequeno panfleto com os dizeres: “Teve algum problema? Por favor, não abra uma reclamação. Entre em contato pelo XXXXX e resolveremos a situação!”.
Você provavelmente não vai zerar as reclamações, porém a estratégia acima é uma sacada e tanto para quem está buscando adaptar-se às novas regras do Mercado Livre.
Outra coisa que pode ser feita é observar se, dentro do portfólio da empresa, existem produtos que constantemente apresentam falhas ou são alvo de críticas dos clientes. Você pode aperfeiçoar esses itens ou simplesmente cortá-los, reduzindo consideravelmente as reclamações e mediações.
E você, como está lidando com as novas regras dentro do marketplace? Deixe um comentário e ajude os outros leitores!
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