Última atualização em 25 de outubro de 2021 por
O Mercado Livre fechou parceria recentemente com a Nike, empresa de roupas, calçados e acessórios. Antes do acordo, os consumidores podiam comprar os itens da marca somente no site oficial da companhia. Contudo, agora os produtos estarão disponíveis também no maior marketplace da América Latina.
Vale lembrar que a lista de lojas oficiais na plataforma não para de crescer. Nas últimas semanas, o Grupo de Pão de Açúcar lançou a bandeira Extra no Mercado Livre e o Enjoei também começou a anunciar no marketplace.
Entenda mais detalhes a seguir…
Negociação Entre Nike e Mercado Livre Teve Duração de 2 Anos
A loja da Nike no Mercado Livre é bem parecida com o site oficial da empresa de moda esportiva. E diversos itens de categorias como vestuário, calçados e acessórios estão disponíveis aos compradores.
Além disso, ao contrário dos demais acordos de parceria que o Mercado Livre tem fechado, a chegada da Nike no marketplace pode impactar diretamente alguns sellers. Na prática, vendedores credenciados também vão poder anunciar produtos da marca na plataforma.
Algo que chama a atenção é que a negociação entre as companhias levou 2 anos para ser concluída. Agora, a empresa americana integra a lista de mais de 100 lojas oficiais no marketplace.
Em relação ao sortimento de produtos da marca para o Mercado Livre, Karsten Koehler, General Manager da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil, conta em entrevista à Exame que foi feita uma seleção para o marketplace:
“Eu acho que nós temos ótimas opções na loja, selecionadas particularmente para os consumidores que estão no Mercado Livre. Masculinos, femininos, para crianças… E também focado em esportes. Se você é um jogador de futebol, você tem produtos, ou jogador de basquete”, explica a executiva.
Em paralelo a isso, Fernando Yunes, vice-presidente da companhia argentina, afirma o objetivo de aumentar o volume de vendas dos produtos da categoria de moda e esporte:
“Hoje a penetração de moda no e-commerce está em 9%. No varejo físico, é 11,5%. Está um pouco abaixo da média. Então, com a entrada da Nike, a gente entende que vai ajudar a impulsionar e levar isso, por que não, para cima da média”, afirma o executivo.
Diante disso, é notável que a companhia mais valiosa da América Latina está agindo estrategicamente para manter a plataforma segura tanto para os consumidores quanto para os sellers…
Aumento de Lojas Oficiais no Site Mercado Livre Representa Segurança aos Usuários
Ao incluir lojas oficiais na plataforma, o Mercado Livre garante a confiança dos consumidores em relação à qualidade dos produtos que estão sendo comercializados. Ou seja, evitando que itens falsificados sejam anunciados no marketplace…
De fato, a empresa tem investido pesado nesse sentido. Em agosto deste ano, o Mercado Livre fechou parceria com uma empresa americana de anúncios Aleph Group, logo após ter removido milhares de anúncios irregulares no marketplace.
Em relação a esses investimentos, Yunes afirma que a plataforma está com uma equipe reforçada para fiscalizar os anúncios publicados pelos sellers:
“Muitos tiramos da plataforma. Anúncios são ‘baixados’ com uma frequência muito grande. Temos 500 pessoas em um time de inteligência artificial só para garantir que a plataforma fique sem o mais limpa possível de produtos que não deveriam estar lá. Para completar isso, veio a parceira com grandes marcas”, explica o vice-presidente.
Sendo assim, tudo isso reforça o quanto os empreendedores que desejam anunciar produtos no Mercado Livre precisam ficar ainda mais atentos às regulamentações da plataforma…
Afinal, espera-se que os itens de lojas oficiais sejam fiscalizados com um controle ainda mais rigoroso para evitar quaisquer tipos de irregularidades.