Os empreendedores mais atentos já sabem: montar uma perfumaria online é tendência no mundo dos negócios.
Além de estar em um dos 10 mercados de comércio eletrônico que mais faturaram em 2016, o setor ainda traz outra novidade: segundo o que indicam os especialistas, o Brasil deve seguir ganhando posições na lista de países que mais consomem cosméticos no mundo.
Leia mais: Nicho de mercado: descubra como encontrar o seu
Mas é claro que nem tudo é festa. Quem quer montar uma loja online de perfumes e cosméticos precisa se planejar e estar preparado para criar bons diferenciais — só assim é possível encarar a forte concorrência.
Para inspirar quem quer chegar lá, hoje trazemos a história do ecommerce Doce Beleza, que nasceu em uma garagem e atualmente já ultrapassou a marca de R$15 milhões em faturamento anual. Confira!
Quem acessa o site da Doce Beleza não tem ideia, mas os nomes por trás da marca são Carlos Vistra e Adriana Tetilla, um casal paulistano que decidiu investir na empresa em meados de 2007.
Um dos ecommerces de cosméticos mais respeitados do país, a Doce Beleza nasceu na garagem do pai de Vistra. Na época, Carlos e Adriana apresentavam um perfil muito parecido com o da maioria dos empreendedores: muita energia para fazer acontecer, mas pouco dinheiro guardado no banco.
Depois de investir muito tempo no porta a porta comercializando seus produtos direto para os salões de beleza, Tetilla percebeu que, apesar de os produtos serem bons, faltava escala ao negócio.
“A gente já sabia o que era bom, procurado e desejado… Então foi esse tipo de produto que fomos buscar. Além disso, por ser de Mato Grosso, eu já sabia que em muitas regiões do Brasil não era fácil encontrar itens de qualidade”, contou a empresária em entrevista ao Estadão.
Depois de 5 anos trabalhando na garagem do pai de Vistra, o casal empreendedor finalmente decidiu que aquele era o momento certo de promover a profissionalização total da marca.
Além da aquisição de uma sede própria com 600 metros quadrados, o casal efetuou a contratação de 14 funcionários.
O mais incrível nisso tudo é que, mesmo antes de sair da garagem, o empreendimento já ia muito bem: segundo o que contaram à reportagem, a Doce Beleza já faturava mais de R$15 milhões em 2012 (com planos de crescer 50% em 2013).
O ecommerce da marca foi aberto com um investimento total de R$13 mil (economizados a duras penas pelos empreendedores). Ele era, obviamente, o canal mais acessível e rentável para alcançar maior escala e vender direto para o consumidor final.
Já em 2011, o site fazia, em média, 6 mil vendas ao mês — resultado de um tráfego de mais de 3 milhões de visitantes únicos ao ano.
Segundo dados divulgados pelos fundadores da marca, as vendas, feitas principalmente para os estados de SP, RJ, MG e BA, são, em sua maioria, de produtos para cabelo.
“90% das vendas são de produtos para cabelo. O restante são itens para banho, corpo e dermocosméticos”, finaliza Adriana.
O professor Claudio Felisoni de Angelo, professor de administração de varejo da FIA (Fundação Instituto de Administração) também foi entrevistado pelo jornal.
Segundo ele, os números da Doce Beleza servem para comprovar uma tendência que já vem sendo apontada há muitos anos pelos especialistas.
“Por muito tempo acreditamos que montar perfumaria online não seria sustentável, mas hoje isso mudou… O consumidor está muito mais confortável em fazer compras pela internet”, diz ele.
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Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, fala um pouco sobre a sua tarefa mais difícil no comércio eletrônico:
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