Uma das funções importantes de quem dirige um ecommerce é estar sempre atento às métricas do negócio: essa é a forma mais fácil de identificar tendências, problemas e saber se o negócio está evoluindo ao longo do tempo.
Mas você sabe quais são os números mais importantes da sua operação? Tem acompanhado eles de perto?
Caso não esteja certo disso, nós vamos ajudar! Confira abaixo uma dezena de métricas essenciais para qualquer empresa que funciona pela internet!
O ticket médio de um negócio nada mais é que o valor médio que os clientes gastam a cada pedido. Em um mês onde sua loja virtual fez 100 vendas e faturou R$25 mil, seu ticket foi de R$250.
Essa métrica é importante para a operação por um motivo muito simples: ela é diretamente proporcional à receita gerada pelo negócio. Dessa forma, esteja sempre pensando em maneiras de aumentar o valor médio gasto por cada cliente em sua loja.
Diversos empreendedores olham excessivamente para o faturamento do negócio e acabam se esquecendo de considerar outra métrica relevante: o retorno sobre o investimento (ou simplesmente ROI).
Se um empresário investiu R$10 mil em uma campanha de marketing e acabou fazendo R$20 mil em vendas, isso quer dizer que ele teve um ROI de 100%.
Como você provavelmente já percebeu, o ROI indica ao empreendedor se as suas ações estão sendo rentáveis ou se estão trazendo prejuízos para o negócio.
Se o seu negócio não gerar tráfego, as vendas não vão acontecer. Dessa forma, não há dúvidas de que essa métrica é uma das mais importantes e deve ser observada de perto pelo empreendedor.
Uma vez na internet, você conseguirá gerar tráfego por diversos canais diferentes. A partir daí, é importantíssimo estar atento e entender exatamente de onde esses visitantes estão vindo.
É possível fazer isso de forma simples com a ajuda da ferramenta Google Analytics.
E se estamos falando sobre as métricas essenciais de um ecommerce, a taxa de conversão não poderia ficar de fora. Esse número nada mais é que a razão entre o número de pedidos feitos em sua loja e o número de visitantes em um determinado período de tempo.
Vamos dizer, por exemplo, que uma loja virtual recebeu 20 mil visitantes e fez 300 vendas no mês de agosto de um determinado ano. Portanto, a taxa de conversão do negócio foi de 1,5% nesse período.
A fórmula utilizada para obter o valor percentual da taxa de conversão é simples: (pedidos realizados/número de visitantes) x 100.
Toda vez que um usuário acessa o seu site e sai sem visitar qualquer outra aba daquele endereço, ele entra para o rol de usuários que “rejeitaram” a sua loja virtual.
Entender e acompanhar a taxa de rejeição do seu negócio é importante por um motivo simples: através dessa métrica você terá a oportunidade de identificar problemas sérios e corrigi-los o quanto antes.
Se um usuário acessa uma página e acaba saindo rapidamente dali, isso pode indicar problemas como:
Muitos clientes colocam produtos no carrinho de compras e por algum motivo acabam não finalizando o pedido? Bem, infelizmente este é um problema muito mais comum do que você imagina…
Para amenizá-lo é preciso mergulhar na raíz do problema. Alguns dos fatores que mais causam o abandono de carrinho de compras são:
O Custo por Aquisição (CPA) é uma métrica importantíssima para quem leva a sério suas campanhas de marketing. Para calculá-la basta pegar o total de investimento realizado em uma campanha e dividi-lo pelo número de conversões geradas pela mesma.
Depois de “adquirir” um cliente, por quanto tempo ele fica com você?
Por mais importante que a pergunta acima seja, muita gente ainda se esquece de refletir sobre ela.
Será que você está extraindo o máximo de cada cliente? É isso que mede o CLV, ou “customer lifetime value”, uma métrica que está diretamente relacionada à sua habilidade de fidelizar a clientela.
Depois de descobrir qual é o lifetime value do seu negócio, você conseguirá responder perguntas cruciais como:
Para calcular essa métrica, três variáveis importam: ticket médio, número de compras feitas pelo mesmo cliente e período de tempo analisado.
Propagado em diversos cursos de negócios ao redor do mundo, o NPS é um método simples para medir o grau de satisfação dos clientes com uma determinada empresa.
Para calcular o seu NPS, basta enviar uma pergunta simples aos consumidores:
De 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa marca ou produtos a um amigo?
Com os dados em mãos, faça o seguinte cálculo:
NPS = (número de promotores – número de detratores) / número total de entrevistados
Vamos dizer, por exemplo, que você enviou uma dessas pesquisas para 1000 clientes que compraram da sua loja virtual no último ano e os resultados foram os seguintes:
Ignorando os 150 que não se manifestaram, o cálculo seria o seguinte:
(600 – 50) / 850 = 64,7%
Veja o que isso quer dizer:
Também vale questionar por que o cliente está dando aquela determinada nota. Isso permitirá que você identifique problemas e aprimore cada vez mais a operação.
As métricas funcionam como um guia que te direcionam para as estratégias corretas do seu negócio. Se você quer aprender quais estratégias eu estou falando, o treinamento Web Analytics para Ecommerce é perfeito para você.
O que você vai aprender no Web Analytics para Ecommerce:
E muito mais! O Gustavo Esteves, fundador da Métricas Boss, maior portal de Google Analytics do Brasil vai ser o seu professor nesse curso.
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