Mercado de Ecommerce

Metaverso: Entenda Como a Nova Era da Internet Impacta seu Negócio

Muito mais do que uma simples tendência, o metaverso é uma realidade hoje. Discutido há anos, o termo ganhou destaque recentemente, após o Facebook mudar o nome para Meta em uma tentativa de refletir um novo foco: construir o metaverso na empresa.  

O conceito de fato não é novo, visto que apareceu pela primeira vez em 1992, no livro de ficção científica “Snow Crash” (“Nevasca”, em português, lançado pela editora Aleph), escrito por Neal Stephenson. Contudo, apenas com os avanços tecnológicos dos últimos anos, o metaverso pode virar realidade…

Nesse sentido, grandes empresas visam aprimorar essa inovação nos negócios e tornar a tecnologia uma realidade aos consumidores em todo o mundo. Mas, para entender mais sobre o que é metaverso, como funciona e saber quais companhias estão investindo nisso, continue a leitura do artigo!

(Imagem: Shutterstock)

O que é Metaverso?

O termo metaverso consiste em um espaço virtual compartilhado, criado pela junção da internet, realidade virtual e realidade aumentada, fazendo com que os usuários possam interagir com esses ambientes em tempo real.

Basicamente, a ideia do metaverso é misturar diversos elementos digitais com o mundo físico. E, a partir de espaços cibernéticos, os avatares podem navegar por diferentes universos. 

Na prática, os usuários acessam o metaverso através de dispositivos com conexão à internet, como smartphones ou computadores, e utilizam óculos para visualizarem itens digitais sob o mundo real…

Dessa forma, a ideia do metaverso é promover a comunicação do ambiente virtual com a realidade. Por exemplo: em vez de usar o login para ter acesso a um site na internet, o indivíduo irá de fato entrar no mundo digital usando um avatar. Nesse sentido, muitas empresas vêm investindo nessa tecnologia para aproximá-la dos consumidores…

Empresas Têm Apostado no Metaverso

Não existem dúvidas de que o Facebook está muito empenhado no papel de construir o metaverso. A implementação da estratégia de rebranding, ou seja, a troca de nome, como apresentado no início deste artigo, comprova isso…

Para você ter uma ideia, o Facebook já conta com 10 mil colaboradores trabalhando no desenvolvimento de dispositivos que possam viabilizar o acesso ao metaverso da companhia.

Além disso, a empresa de Mark Zuckerberg deseja investir mais de US$ 200 milhões na sua versão do metaverso, incluindo US$ 150 milhões na formação de programadores capazes de construir os ambientes virtuais que serão usados nesse mundo paralelo.

Entretanto, outras companhias também estão investindo nesse meio. Recentemente, a Microsoft, gigante no ramo de tecnologia da informação, deu um passo importante para o desenvolvimento do metaverso…

A empresa divulgou a chegada de avatares 3D ao Teams, sua plataforma de comunicação que disponibiliza bate-papo e videoconferências. Com isso, os usuários poderão marcar reuniões remotas envolvendo personagens virtuais em vez do uso tradicional da câmera, por exemplo.

Segundo o TechCrunch, site focado em notícias sobre tecnologia, esses avatares integram um recurso chamado Mesh for Teams, pensado para oferecer ambientes de trabalho em realidade virtual e realidade aumentada. Assim, a inovação estará disponível não só para o software de reuniões, mas também para outras ferramentas de produtividade da Microsoft.

Além disso, a Epic Games, empresa desenvolvedora de jogos eletrônicos, também tem se mostrado dedicada em implementar a inovação. A companhia deseja tornar a realidade dos jogos ainda maior com o metaverso, ao prometer mesclar o mundo real com o virtual…

Inclusive, a empresa já colocou algumas ideias em prática, como a realização de shows virtuais com artistas renomados, que só foi possível através da tecnologia concedida pelo metaverso. 

O que o Metaverso Possibilita, Afinal?

Caso você ainda não saiba, a tecnologia permite atividades como fazer viagens online, ver ou criar obras de arte, experimentar ou comprar roupas digitais e ir a concertos virtuais, como no exemplo da Epic Games.

Entretanto, o metaverso não está voltado apenas para o entretenimento. A inovação também pode ser eficiente para fins profissionais

Nesse sentido, o Facebook lançou o Horizon Workrooms, software que funciona como uma sala de reunião virtual. A partir disso, os funcionários de uma empresa podem se juntar em um escritório virtual, em vez de promover as tradicionais reuniões por vídeo chamada…

Com um óculos de realidade virtual, os indivíduos podem imitar a socialização com a criação de avatares, que representam sua figura na reunião. Interessante, não é mesmo?

No entanto, parece que existem alguns empecilhos para a implementação e execução por completo do metaverso…

Quais São os Obstáculos Para a Implementação da Tecnologia

Existem problemas que impedem o uso do metaverso em muitos lugares hoje. A falta de dispositivos potentes o suficiente que sejam capazes de oferecer a experiência imaginada do metaverso é um deles… 

Sem mencionar que os ambientes digitais do metaverso exigirão uma boa conexão de internet, como o 5G, o que ainda não é uma realidade para muitas pessoas ao redor do mundo. 

Além disso, os headsets de realidade virtual usados para essa tecnologia podem custar mais de R$ 1 mil e ainda não são encontrados em alguns países… 

Por outro lado, existem questões sobre o controle das interações nesses ambientes. A moderação de conteúdo e a pressão pela regulamentação e responsabilização é um problema crescente na internet nos dias de hoje. E, sem dúvidas, algo que precisa ser considerado na implementação do metaverso. 

Porém, apesar desses obstáculos, a tecnologia tende a continuar se expandindo. Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Bloomberg Intelligence, banco de pesquisas do Bloomberg, afirma que o metaverso poderá ser um mercado de US$ 800 bilhões já em 2024

Por isso, não há como negar que o metaverso não tem fugido dos investimentos e das apostas de grandes empresas que enxergam a inovação como algo promissor. E que, de fato, é. 

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago