Última atualização em 28 de setembro de 2021 por
Definitivamente, os resultados trimestrais do Mercado Livre são os mais aguardados por todo o mercado de varejo. Depois de atingir uma receita bilionária no 3º trimestre, o marketplace acaba de divulgar números ainda mais animadores sobre os últimos três meses de 2020
E mais do que isso:
O balanço divulgado pelo Mercado Livre revelou a forte atuação das operações brasileiras no resultado total da companhia durante todo o ano passado…
Ao longo deste artigo, vamos abordar todos os detalhes sobre os resultados do marketplace, além de explicar como foi a atuação do Brasil nesse sentido.
Como Foi o 4º Tri e o Ano do Mercado Livre
O Mercado Livre encerrou o último trimestre de 2020 com uma receita líquida de US$ 1,3 bilhão, atingindo uma alta anual de 96,9%.
Além disso, as receitas de comércio do marketplace cresceram 124,2% ano a ano, atingindo US$ 872,9 milhões. E as receitas da fintech aumentaram 59,5% também ano a ano, registrando US$ 454,4 milhões.
Mas não só isso…
O lucro bruto da companhia mais valiosa da América Latina foi de US$ $489 milhões, atingindo uma margem de 36,8% em comparação a 45,7% registrado no mesmo período de 2019…
E o prejuízo líquido foi de US$ 50,6 milhões, representando um prejuízo líquido de US$ 1,02 por ação.
Já as despesas operacionais totais, marcaram US$ 514,2 milhões no ano, simbolizando uma alta de 36%. E, ao longo do trimestre, atingiram 38,7%, em comparação aos 55,9% obtidos no mesmo período do ano anterior…
O prejuízo das operações foi de US$ 25,1 milhões, em um comparativo com um prejuízo de US$ 68,9 milhões durante o período de 2019.
Outro ponto que chamou a atenção no balanço trimestral do Mercado Livre foi o GMV (Volume Bruto de Vendas, em português), que atingiu US$ 6,6 bilhões, uma alta anual de 69,9%…
De acordo com o relatório, isso foi possível graças aos fortes investimentos feitos pelo marketplace em logística e em serviços financeiros.
Mas os resultados positivos do Mercado Livre não pararam por aí. As operações brasileiras ganharam destaque…
Mercado Livre Brasil Representa 54% das Receitas da Empresa
Segundo o relatório, a participação das operações brasileiras teve um crescimento de 68% em dólar e de 120% em real…
Ao todo, o Mercado Livre Brasil registrou US$ 720,5 milhões.
Assim, a receita líquida do Brasil representou 54% do total da companhia, atingindo US$ 1,3 bilhão no 4ª trimestre.
E esse resultado extremamente animador faz muito sentido, principalmente levando em consideração os fortes investimentos que o Mercado Livre fez ao longo dos últimos meses aqui no país, como:
- Abertura de mais 5 centros de distribuição;
- Compra de uma frota própria de aviões;
- Uso de veículos elétricos para realizar entregas;
- Aposta em delivery e na venda de alimentos frescos;
- Financiamento de veículos elétricos para entregadores.
Para você ter uma ideia, só em 2020, o Mercado Livre desembolsou R$ 4 bilhões para investir no marketplace no Brasil…
E se os planos da companhia já eram o de fazer um investimento recorde em 2021, o balanço trimestral reforçou isso ainda mais…
Mais Investimentos à Vista
Juntamente com a divulgação dos resultados trimestrais, o Mercado Livre informou que realizará um investimento de R$ 10 bilhões no Brasil…
A quantia é simplesmente equivalente aos investimentos totais que a empresa realizou nos últimos 4 anos no país.
Stelleo Tolda, presidente de Commerce do Mercado Livre para a América Latina, afirmou, durante a apresentação do balanço, que para 2021 a ideia é continuar seguindo a linha de investimentos feitos no ano passado:
“Os recursos serão usados para dar sequência ao plano de expansão da malha logística, da conta Mercado Pago e da força competitiva do marketplace no Brasil”, ressalta.
Além disso, também há planos para que os recursos sejam direcionados também para iniciativas ligadas a impactos sociais e ambientais.
Diante disso, é inegável que o Brasil se consolida como PRINCIPAL mercado para a companhia argentina…
E os investimentos futuros do Mercado Livre só reforçam o quanto a América Latina se mantém como o continente que mais tem crescido no mercado de Ecommerce.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.