Se você está à frente de um negócio, provavelmente já se deu conta de que uma boa rede de contatos pode ser, por vezes, imprescindível. Além de ajudar e ser ajudado nos momentos de crise, você ainda pode utilizar essas ligações interpessoais para se manter em crescimento constante.
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Infelizmente, nem todos os empreendedores olham para esse tema como deveriam. Se você veio até aqui porque acha que de alguma forma precisa melhorar o networking, então temos uma ótima notícia: separamos abaixo algumas dicas incrivelmente simples para que você comece a fazer isso já!
Pode parecer contraditório, mas se você quer receber ajuda, precisa, antes de tudo, mostrar-se prestativo e gerar valor para as pessoas que já estão ao seu redor.
Sempre que alguém pedir um conselho, preste bastante atenção no problema que essa pessoa está enfrentando. Depois disso, esforce-se para pensar em alternativas ou indicar pessoas que possam ajudar.
Adotando essa postura proativa, a tendência é a de que mais profissionais passem a procurá-lo, multiplicando o número de relacionamentos gerados.
Ao decidir que quer fazer o seu negócio crescer, um dos próximos passos, naturalmente, é o planejamento de metas… Por que então seria diferente na hora de melhorar o networking?
Para ampliar sua rede de contatos, comece definindo uma meta específica. Por exemplo: “Preciso estabelecer um novo contato importante a cada semana”.
E por falar em contatos importantes, também vale mapear quais são as conexões mais valiosas do seu mercado. Afinal, do que você precisa para aproximar-se dessas pessoas?
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Mais interessante que ir atrás dos outros é fazer com que os outros venham atrás de você. Aí não existe mágica: só consegue esse feito quem se torna um profissional gabaritado…
Para chegar lá é preciso criar muito conteúdo relevante, ser autor de ideias originais, ajudar os outros e, sobretudo, ter um pouco de paciência até que o seu nome comece a ser enxergado como referência em determinado assunto ou mercado.
Por fim, esteja ativamente frequentando não só as redes sociais, mas também todos aqueles eventos que julgar relevantes para você.
Depois de trocar os cartões de visita, é importante não deixar a poeira baixar: esteja sempre convidando seus contatos para almoços, cafezinhos ou até mesmo outros eventos… Essa é uma ótima forma de estreitar laços, aumentar a confiança e gerar mais oportunidades para ambos os lados.
Gostou do que leu até aqui?! Se quiser continuar aprendendo, não deixe de dar o play no vídeo abaixo! Nele, o especialista Bruno de Oliveira conta como um contato improvável fez com que ele faturasse milhões de reais:
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