O uso de redes sociais no Ecommerce já é uma realidade há muito tempo. São vários canais a serem explorados: Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter, Linkedin… Mas qual é a melhor rede social para vender? Entenda as particularidades de cada uma das principais representantes da categoria:
Com 2,12 bilhões de usuários pelo mundo, sendo 120 milhões brasileiros, o Facebook é a rede social mais popular do país. No geral, pelo alcance em potencial, é considerada por muitos como a melhor rede social para vender. Além do enorme número de adeptos, as grande vantagem é o fato de já ser um canal preparado para negócios, com algoritmo próprio e versátil. Pelo Facebook, é possível fazer sucesso com vídeos, fotos, textos e todo tipo de conteúdo, desde que usado com criatividade. Outro ponto positivo é que já há um marketplace integrado, o que possibilita a venda diretamente pela plataforma.
Além disso, por ser um canal já consolidado, há mais recursos para segmentar o público-alvo e tornar todas as ações e anúncios mais eficazes. Por outro lado, as recentes alterações no algoritmo tem privilegiado o conteúdo que é impulsionado (pago), dificultando bons resultados orgânicos. Isso faz parte da estratégia da empresa para fazer o feed do usuário ter mais publicações de amigos e conhecidos do que de marcas e anunciantes. Também há a limitação de texto nas imagens, de no máximo 25%, que pode ser um empecilho em alguns casos.
A princípio, o Whatsapp era um canal estritamente pessoal. Hoje, com mais de 1,5 bilhão de usuários, já há espaço para abordagens profissionais e vendas . A principal melhoria foi o surgimento do Whatsapp Business, que facilita a comunicação entre o Ecommerce e os clientes. É muito mais prático mandar uma mensagem do que passar pela experiência burocrática de um atendimento por email.
A possibilidade de fazer pagamentos diretamente pelo app também é uma vantagem, especialmente pela praticidade e comodidade que traz para o cliente. Entretanto, quando mal utilizado, pode trazer grande prejuízo à reputação da marca. Alguns usuários ainda consideram invasivas as investidas comerciais pelo Whatsapp. Outro ponto é a dificuldade de extrair estatísticas e métricas consolidadas a partir do aplicativo.
Dos mais de 800 milhões de usuários do Instagram no mundo, 50 milhões se encontram no Brasil. Esses números o tornam um canal de muito potencial de vendas. Após a compra do app por Mark Zuckenberg (que também é dono do Facebook), as funcionalidades evoluíram muito. Em especial, a criação dos stories criou um novo mundo de oportunidades de negócios. Aliás, as constantes inovações do app são um ponto muito positivo, pois a interação entre marcas e usuários se torna cada vez mais dinâmica.
O fato de ser uma rede social quase que exclusivamente mobile já foi um empecilho. Hoje, 74% das decisões de compra dos brasileiros são tomadas partir de smartphones, então não se trata mais de um grande obstáculo. Uma particularidade do Instagram é ser muito mais voltado a imagens do que texto, o que pode ser um desafio. O fato de haver muitos perfis bloqueados também dificulta o monitoramento.
O Twitter tem mais de 328 milhões de contas ativas no mundo. É uma rede social que possibilita a interação rápida entre usuários e marcas. Uma das vantagens é poder aproveitar discussões relevantes para fazer posicionamentos empresariais que mostrem a relevância do seu negócio. A limitação dos caracteres pode dificultar um pouco e, via de regra, o Twitter é mais voltado ao público jovem. Alguns nichos vão encontrar dificuldades em encontrar sua persona nesse canal, que também tende a ter anúncios mais caros e um alcance um pouco menor.
Muito provavelmente, o Twitter não é a melhor rede social para vender se for considerada a taxa de conversão. Entretanto, criar uma autoridade nesse canal pode trazer muita relevância e engajamento, fatores que vão aumentar o alcance da sua marca.
Criado com finalidade de estreitar relações profissionais, o Linkedin já tem mais de 500 milhões de adeptos no mundo, sendo 29 milhões deles do Brasil. Com o tempo, as marcas vão descobrindo que é uma plataforma muito mais útil do que apenas para fazer a seleção de novos colaboradores. A melhor estratégia para uma empresa que queira se fazer presente nessa rede social é se posicionar no mundo corporativo e tornar-se referência em seu segmento.
Aqui, as oportunidades de negócio vão além das vendas. É um canal propício para a criação de parcerias e um ambiente focado em conteúdo mais denso e de maior valor agregado. O ponto negativo é a pouca interação e a dificuldade do monitoramento. Pode não ser a melhor rede social para vender, mas aos poucos vai se tornando uma ferramenta indispensável para o crescimento de uma empresa.
Na verdade, o ideal é que seu Ecommerce esteja presente no maior número de canais possível. Sua estratégia de negócio e o nicho em que atua determina a melhor rede social para vender. Para entender, é importante saber os prós e contras de cada uma, assim como ter uma ideia do alcance que sua marca pode ter ao utilizá-las. Esteja atento para as particularidades delas para garantir o máximo de engajamento e conversão para o seu negócio.
Clique aqui e faça parte da nossa Lista Vip
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…