Categories: Todas as Notícias

Saiba qual é a melhor rede social para vender

O uso de redes sociais no Ecommerce já é uma realidade há muito tempo. São vários canais a serem explorados: Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter, Linkedin… Mas qual é a melhor rede social para vender? Entenda as particularidades de cada uma das principais representantes da categoria:

Facebook

Com 2,12 bilhões de usuários pelo mundo, sendo 120 milhões brasileiros, o Facebook é a rede social mais popular do país. No geral, pelo alcance em potencial, é considerada por muitos como a melhor rede social para vender. Além do enorme número de adeptos, as grande vantagem é o fato de já ser um canal preparado para negócios, com algoritmo próprio e versátil. Pelo Facebook, é possível fazer sucesso com vídeos, fotos, textos e todo tipo de conteúdo, desde que usado com criatividade. Outro ponto positivo é que já há um marketplace integrado, o que possibilita a venda diretamente pela plataforma.

Além disso, por ser um canal já consolidado, há mais recursos para segmentar o público-alvo e tornar todas as ações e anúncios mais eficazes. Por outro lado, as recentes alterações no algoritmo tem privilegiado o conteúdo que é impulsionado (pago), dificultando bons resultados orgânicos. Isso faz parte da estratégia da empresa para fazer o feed do usuário ter mais publicações de amigos e conhecidos do que de marcas e anunciantes. Também há a limitação de texto nas imagens, de no máximo 25%, que pode ser um empecilho em alguns casos.

 

Whatsapp

A princípio, o Whatsapp era um canal estritamente pessoal. Hoje, com mais de 1,5 bilhão de usuários, já há espaço para abordagens profissionais e vendas . A principal melhoria foi o surgimento do Whatsapp Business, que facilita a comunicação entre o Ecommerce e os clientes. É muito mais prático mandar uma mensagem do que passar pela experiência burocrática de um atendimento por email.

A possibilidade de fazer pagamentos diretamente pelo app também é uma vantagem, especialmente pela praticidade e comodidade que traz para o cliente. Entretanto, quando mal utilizado, pode trazer grande prejuízo à reputação da marca. Alguns usuários ainda consideram invasivas as investidas comerciais pelo Whatsapp. Outro ponto é a dificuldade de extrair estatísticas e métricas consolidadas a partir do aplicativo.

Instagram

Dos mais de 800 milhões de usuários do Instagram no mundo, 50 milhões se encontram no Brasil. Esses números o tornam um canal de muito potencial de vendas. Após a compra do app por Mark Zuckenberg (que também é dono do Facebook), as funcionalidades evoluíram muito. Em especial, a criação dos stories criou um novo mundo de oportunidades de negócios. Aliás, as constantes inovações do app são um ponto muito positivo, pois a interação entre marcas e usuários se torna cada vez mais dinâmica.

O fato de ser uma rede social quase que exclusivamente mobile já foi um empecilho. Hoje, 74% das decisões de compra dos brasileiros são tomadas partir de smartphones, então não se trata mais de um grande obstáculo. Uma particularidade do Instagram é ser muito mais voltado a imagens do que texto, o que pode ser um desafio. O fato de haver muitos perfis bloqueados também dificulta o monitoramento.

 

Twitter

O Twitter tem mais de 328 milhões de contas ativas no mundo. É uma rede social que possibilita a interação rápida entre usuários e marcas. Uma das vantagens é poder aproveitar discussões relevantes para fazer posicionamentos empresariais que mostrem a relevância do seu negócio. A limitação dos caracteres pode dificultar um pouco e, via de regra, o Twitter é mais voltado ao público jovem. Alguns nichos vão encontrar dificuldades em encontrar sua persona nesse canal, que também tende a ter anúncios mais caros e um alcance um pouco menor.

Muito provavelmente, o Twitter não é a melhor rede social para vender se for considerada a taxa de conversão. Entretanto, criar uma autoridade nesse canal pode trazer muita relevância e engajamento, fatores que vão aumentar o alcance da sua marca.

Linkedin

Criado com finalidade de estreitar relações profissionais, o Linkedin já tem mais de 500 milhões de adeptos no mundo, sendo 29 milhões deles do Brasil. Com o tempo, as marcas vão descobrindo que é uma plataforma muito mais útil do que apenas para fazer a seleção de novos colaboradores. A melhor estratégia para uma empresa que queira se fazer presente nessa rede social é se posicionar no mundo corporativo e tornar-se referência em seu segmento.

Aqui, as oportunidades de negócio vão além das vendas. É um canal propício para a criação de parcerias e um ambiente focado em conteúdo mais denso e de maior valor agregado. O ponto negativo é a pouca interação e a dificuldade do monitoramento. Pode não ser a melhor rede social para vender, mas aos poucos vai se tornando uma ferramenta indispensável para o crescimento de uma empresa.

 

Conclusão: qual é a melhor rede social para vender?

Na verdade, o ideal é que seu Ecommerce esteja presente no maior número de canais possível. Sua estratégia de negócio e o nicho em que atua determina a melhor rede social para vender. Para entender, é importante saber os prós e contras de cada uma, assim como ter uma ideia do alcance que sua marca pode ter ao utilizá-las. Esteja atento para as particularidades delas para garantir o máximo de engajamento e conversão para o seu negócio.

Clique aqui e faça parte da nossa Lista Vip

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago