No momento de montar uma loja virtual, o empreendedor pode se deparar com uma questão muito comum: se vou vender pela internet, como recebo o dinheiro? Como funcionam os meios de pagamento online?
São questionamentos bastante naturais, certo? Para quem está acostumado com o varejo físico, em que o cliente simplesmente entrega o dinheiro (ou passa o cartão) antes de levar o produto, a maior “complexidade” das transações online pode sim ser motivo de dúvidas.
Se você se encaixa na situação descrita acima, não precisa se desesperar. Na verdade, tudo funciona de forma muito mais simples do que você imagina. Hoje, vamos falar de alguns dos mais populares meios de pagamento online — tais como PagSeguro, Paypal e Mercado Pago — e sobre como é possível receber por meio deles.
Está preparado? Então continue com a gente!
Antes de começar a falar sobre as soluções em si, é fundamental fazer a distinção entre os dois tipos de meios de pagamento online que você poderá encontrar por aí:
Os intermediadores reduzem a burocracia ao fazerem o “meio de campo” entre você e as bandeiras de cartão de crédito. Você assina um contrato com o intermediador e, a partir daí, passa a oferecer formas variadas de pagamento (cartão, boleto, depósito etc).
Também existe a vantagem de o próprio intermediador ficar responsável pelos riscos de eventuais fraudes em compras.
Já os gateways de pagamento, soluções um pouco mais sofisticadas, são o canal direto entre o seu sistema e as operadoras de cartão. Funciona, de maneira resumida, como uma máquina cartão de crédito em sua loja física: o cliente passa o cartão e os dados vão diretamente para a operadora.
O lojista que trabalha com gateways geralmente enfrenta maior burocracia na hora de assinar os contratos e precisa contratar, paralelamente, um sistema antifraude (já que os gateways não se responsabilizam por essa gestão de risco).
As vantagens ficam por conta de taxas menores, maior controle sobre a aprovação de clientes, recebimentos mais rápidos etc.
Leia mais: Loja Integrada: confira um Review Completo da plataforma
Se você tem um ecommerce, existem diversas soluções disponíveis para receber pagamentos pela internet… Desde Moip e PagSeguro até Cielo, muitas empresas atuam intermediando transações online.
Falaremos sobre algumas delas agora:
A Vindi é uma empresa especializada em soluções de pagamento, que permite o recebimento de cartão de crédito e boleto bancário, com a possibilidade de débito em conta. Além do seu gateway de pagamento ser uma opção viável para o Ecommerce, uma das especialidades da companhia é o sistema de recorrência.
Se o seu negócio trabalha com anuidade, mensalidade ou qualquer tipo de pagamento recorrente, é importante pesquisar sobre a Vindi. Provavelmente, eles terão uma boa proposta para você.
Um dos intermediadores mais conhecidos do mercado nacional, o PagSeguro pertence ao Grupo UOL e é muito utilizado por pequenos e médios lojistas do país inteiro. Além da praticidade, esse intermediador de pagamento também é muito conhecido pelos clientes, o que proporciona maior credibilidade e confiança aos Ecommerces parceiros.
Comprando via PagSeguro, o cliente geralmente está ciente de que, caso exista qualquer problema, poderá recorrer diretamente à empresa intermediadora. O empreendedor que trabalha com o PagSeguropaga comissões que podem variar de acordo com cada caso. Saiba mais:
A Cielo, outra empresa nacionalmente reconhecida como uma das maiores do seu mercado, é um gateway de pagamento que também oferece soluções para recebíveis online. Nesse caso, a implementação é mais complexa que a do PagSeguro e o lojista também não conta com soluções como pagamentos via boleto bancário.
Por outro lado, o sistema aceita as principais bandeiras do mercado e é visto como uma boa opção por quem já possui loja física e trabalha com a máquina da Cielo.
Muito utilizado na América Latina, o Mercado Pago surgiu, inicialmente, para diminuir o número de fraudes em transações do Mercado Livre. Atualmente, bem como o PagSeguro, ele também é sinônimo de confiança e credibilidade e faz bem o papel de intermediário entre lojista e cliente.
Não há taxa de adesão e você pode vender nas principais bandeiras de catão de crédito ou boleto bancário. As desvantagens ficam por conta das taxas mais altas a serem cobradas.
Fora os meios de pagamento online citados aqui, existem diversas outras opções, tais como BCash, Moip, Paypal etc. Todos funcionam com a mesma finalidade, mas cada um com seus diferenciais de mercado. Caso tenha restado alguma dúvida sobre o tema, não perca tempo e deixe um comentário abaixo do texto… Responderemos o mais breve possível.
Você tem o sonho de montar uma loja virtual de sucesso e viver dos rendimentos de um negócio próprio na internet? Então não pode perder a oportunidade de assistir à palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”, do especialista Bruno de Oliveira.
Com essa apresentação, você aprenderá a montar um plano de ação simples para tirar a sua empresa do papel. E o melhor: é 100% Online e Gratuito!
Se interessou? Então acesse o site, garanta já sua vaga e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…