Apesar de muita gente já utilizar o Facebook para divulgar os seus produtos, a rede social ainda não oferece uma solução de ponta a ponta: se o cliente quiser comprar, ele obrigatoriamente precisará ser direcionado para outra plataforma como Mercado Livre, WhatsApp ou loja virtual.
Mas isso está prestes a mudar… Depois de anunciar, em 2016, a sua nova função de marketplace, a empresa de Mark Zuckerberg acabou de divulgar o início dos testes da nova funcionalidade em 17 países europeus: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Suíça.
Antes, o marketplace do Facebook estava disponível somente para moradores do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Chile, México, Nova Zelândia e Austrália.
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Mesmo depois que a novidade chegar ao Brasil, os empreendedores precisarão ter alguma paciência. Isso porque, ao que tudo indica, a plataforma ainda não ganhou tons comerciais e foi pensada para que usuários comuns negociem entre si.
Funciona da seguinte forma: a nova área do marketplace, que já vem integrada com o aplicativo mobile do Facebook, pode ser acessada através de um ícone de fotografia disponível na tela.
Para vender, basta tocar no ícone, registrar fotos do seu produto e informar título, descrição e preço. Feito isso, é preciso confirmar sua localização via GPS para publicar a oferta.
Os compradores, por sua vez, também buscam pelos produtos com a sua localização GPS. Uma vez interessado por algum produto, o usuário deve fazer uma oferta ou enviar uma mensagem ao vendedor.
Para facilitar as coisas, o Facebook disponibiliza um histórico com todas as negociações e anúncios realizados.
Apesar de ainda estar disponível somente para smartphones, o marketplace do Facebook deve ganhar, em alguns meses, uma versão para ser acessada pelo computador. Ainda não há previsão de quando a funcionalidade chegará ao Brasil.
Para quem vende pela internet, uma pergunta sempre foi muito repetida: afinal, por que o Facebook não cria uma forma de usuários comprarem e venderem dentro da própria rede social?
Agora, com o anúncio do marketplace, as coisas estão claramente caminhando para isso — ainda que de maneira lenta.
De qualquer forma, o marketplace do Facebook será um grande progresso em relação aos famosos grupos de compra e venda, que geralmente vêm cheios de spam, desorganização e ineficiência.
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