Você conhece alguma loja virtual de sucesso que não use de ações de marketing para promover seu e-commerce?
Eu também não.
Fazer um bom uso do marketing digital é algo vital para qualquer loja que queira se destaca no comércio eletrônico.
Mas isso não é tudo. É preciso entender que apenas o uso de anúncios pagos no Google Adwords ou campanhas no Facebook Ads, por exemplo, não são suficientes.
O marketing de uma loja virtual precisa ser algo mais exclusivo e estrategicamente pensado.
Em miúdos, você precisa de um plano de marketing diferenciado para vender mais e ter lucros maiores em seu e-commerce.
E é justamente isso que vamos te ensinar agora.
Então acomode-se e veja neste artigo algumas dicas que vão te mostra como criar e gerir um plano de marketing diferenciado.
Se você viu nosso artigo sobre como fazer um plano de marketing para sua loja, você já pode ter traçado suas primeiras estratégias e realizados ações de marketing por um tempo.
Com isso, é bem provável que já tenha conseguido alguns resultados e indicadores de desempenho das ações e estratégias implantadas em seu negócio.
Tome um tempo verificando quais ações e estratégias deram o melhor ROI (Retorno Sobre Investimento) e quais tiveram um resultado abaixo do esperado.
Baseado nesses resultados, você pode enxergar onde seu marketing tem mais força e começar a pensar as mudanças para fazer seu marketing se diferenciar ainda mais dos concorrentes nesses setores.
Depois de checar os resultados do marketing atual na sua loja, encontrar as mídias onde ele se destaca e onde ele gera menos conversões e vendas, atente-se para aquilo em que você pode inovar em sua estratégia.
Uma das formas para incrementar e tornar seu marketing diferenciado é ir além de promover os produtos da sua loja, entregando a sua audiência algo mais que a promoção do que você está vendendo.
Você pode inserir ao marketing dar algo gratuito como um e-book.
Pode liberar acesso a algum conteúdo exclusivo a cada compra, ou até mesmo dedicar um tempo para esclarecer individualmente algumas dúvidas sobre um produto para pessoas que se mostrem interessadas na compra.
Enfim, o importante é que você busque, de acordo com o segmento do seu e-commerce, fornecer incentivos inovadores e exclusivos aos clientes em potencial.
Incentivos que vão além de simplesmente gerar desejo pelo seu produto.
Todo mundo conhece um amigo que já comprou alguma coisa por recomendação de outro.
Às vezes, essa pessoa nem apresentou fortes argumentos para que o amigo comprasse o produto naquela loja.
Mas só pela consideração, confiança e o “boca a boca” feito por esse amigo, essa pessoa decidiu adquirir o que precisava em uma determinada loja.
Não despreze o poder disso na hora de melhorar o marketing do seu e-commerce.
Observando suas ações de marketing atuais, veja em que pontos você pode inserir estratégias que façam a sua audiência e clientes passarem a contribuir para promoção e divulgação da sua loja.
Se o seu orçamento permitir, faça uma pesquisa e levante informações sobre as ações e estratégias de marketing adotadas por seus concorrentes.
Agora, não passe a empregar ações opostas que podem causar prejuízos só por ser diferente da estratégia de uma loja concorrente.
Como dissemos acima, você precisa inovar, acrescentar valor.
Encontre alguma coisa que as outras lojas não estão apresentando em seu marketing e adicione isso a sua estratégia.
Além de sinalizar que sua loja é melhor que as outras, a prática de sempre ir além de sua concorrência pode contribuir para a fidelização de clientes, da qual já falamos em outro post.
Como acaba de ver, para ter um plano diferenciado de marketing você precisará ir além do convencional.
Não significa que deva abandonar o SEO, os anúncios pagos, nada disso.
Até seria uma loucura.
Mas é importante ser inventivo e dar espaço a criatividade, junto às nossas dicas para promover sua loja virtual de um modo que ninguém mais consegue fazer.
Algo ainda mais atrativo, que fará suas vendas e lucros subirem mais e mais.
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