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Marketing de Conteúdo: o seu ecommerce precisa de um blog?

(Imagem: Freepik)

 

Marketing de conteúdo para ecommerce… Será que a sua loja virtual realmente precisa de um blog?

Se você empreende no comércio eletrônico brasileiro, é bem possível que já tenha feito esse questionamento. Afinal de contas, com o assunto “Inbound Marketing” tão em voga, é impossível conseguir ignorá-lo completamente.

Se você está aqui, lendo este artigo, isso já é uma prova de que o marketing de conteúdo funciona.

Por outro lado, o que você deveria perguntar-se é: ele compensa?

Marketing de conteúdo para ecommerce: uma faca de dois gumes

Se você prestar bastante atenção no movimento que está ocorrendo no mundo do marketing, perceberá que grande parte das empresas estão aderindo ao marketing de conteúdo.

Empresas do ramo alimentício esforçam-se para criar blogs com excelentes receitas caseiras, empresas do segmento esportivo esforçam-se para dar dicas de como praticar o seu esporte predileto, empresas do ramo de decoração fazem de tudo para ensinar você a decorar a sua casa e por aí vai…

Mas agora falando especialmente do seu ecommerce: será que vale a pena?

Leia mais: Aprenda definir exatamente qual é a persona do seu ecommerce

Motivos pelos quais você deveria SIM apostar no marketing de conteúdo

O conteúdo é a nova moeda da internet. Como já dissemos nos primeiros parágrafos deste texto, gerar cada vez mais conteúdo de valor é uma tendência entre empresas bem-sucedidas do mundo todo.

As estatísticas mostram que outros veículos, tais como rádio e televisão, estão, ano após ano, perdendo sua audiência.

Por outro lado, também não basta “estar” na internet. É preciso gerar conteúdo, ser encontrado, ser COMPARTILHADO.

Para isso, nada melhor que o marketing de conteúdo e suas diversas ferramentas para gerar leads e conversões para o seu negócio.

Veja alguns números que mostram que SIM, é relevante investir em marketing de conteúdo para o seu ecommerce:

  • Com um blog você melhora as estratégias SEO e aumenta suas chances de ser encontrado pelo Google;
  • Um blog (quando bem feito) aumenta o seu tráfego orgânico a longo prazo;
  • Segundo a Hubspot, uma estratégia de marketing que envolve um blog tem 13x mais chances de apresentar ROI positivo;
  • Cerca de 82% das empresas que postam diariamente em seus blogs conquistam novos clientes através desses canais (contra 57% das marcas que postam mensalmente);
  • Um blog facilita a criação de autoridade em seu mercado;
  • 70% das empresas brasileiras já utilizam marketing de conteúdo (dados da Rock Content);
  • De acordo com números do DemandMetric, o marketing de conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera 3x mais leads.

Motivos pelos quais você NÃO deveria apostar no marketing de conteúdo para a sua loja virtual

Por outro lado, nem tudo são flores.

Antes de seguir o frenesi coletivo e criar o seu blog, considere as seguintes questões:

  • Você terá tempo para produzir conteúdo recorrentemente?
  • O básico de SEO para ecommerce já está feito?
  • Um blog realmente melhoraria o seu negócio?

Em primeiro lugar, é preciso ter os pés no chão e entender que, quando começamos um novo negócio, existe muita coisa a ser feita.

Se você estiver trabalhando sozinho — e não puder contratar algum profissional para gerar conteúdo —, talvez a grande quantidade de atividades torne o seu tempo cada vez mais precioso.

Sendo assim, é preferível que você gaste-o pensando em questões como otimização de campanhas de marketing digital e planejamento futuro da empresa.

Outra pergunta a ser levada em conta é: o básico em SEO já está feito?

Muitos empreendedores, na ânsia de querer apostar em um novo recurso que traga tráfego orgânico para o seu site, esquecem do básico: a otimização correta na hora de cadastrar os produtos.

Se você ainda não fez o simples, não tem porquê querer trazer mais complexidade ao negócio. Não queime etapas.

E, por último, considere o seu segmento: um blog realmente faria tanta diferença assim?

Em um ecommerce de moda, por exemplo, um blog pode fazer milagres caso o conteúdo gerado seja realmente de valor para o público. Nele é possível ensinar as pessoas a vestirem-se melhor, dar dicas sobre etiqueta, uso de trajes finos etc.

Mas e se você vende luminárias? Do que falaria em um blog?

É claro que você pode contra-argumentar que falaria sobre decoração, iluminação ideal de acordo com o ambiente etc. E nós concordamos… Você pode sim fazer isso!

De qualquer forma, é preciso pensar muito bem e só apostar no marketing de conteúdo para ecommerce quando ele trouxer resultados reais.

***

Agora que já falamos sobre os pontos fortes e fracos do marketing de conteúdo para ecommerce, fique com um vídeo do Bruno de Oliveira, um dos maiores especialistas do Brasil em comércio eletrônico, falando sobre como divulgar uma loja virtual sem gastar nada com isso:

Se quiser, deixe um comentário abaixo do texto e vamos continuar conversando!

Conheça o Ecommerce na Prática

Gostou de entender um pouco mais sobre os dois lados da moeda que precisam ser levados em conta na hora de discutir o marketing de conteúdo no ecommerce?

Se você quer continuar aprendendo sobre varejo online e alavancagem de lojas virtuais, confira também o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do país sobre comércio eletrônico e empreendedorismo.

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