A Marisa divulgou recentemente os resultados referentes ao 3º trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 44,4 milhões. A conquista representa um cenário de mudanças para a companhia, que reverteu um prejuízo de R$ 124,5 milhões do mesmo período do ano passado.
No geral, a Lojas Marisa teve uma alta de 90% nas vendas nas plataformas digitais e ainda apontou os valores referentes à fintech Mbank. Veja os detalhes do balanço trimestral nos próximos tópicos…
De acordo com o documento divulgado, a receita líquida da varejista atingiu a marca de R$ 530,1 milhões, com redução de 3,7% em comparação ao mesmo trimestre de 2019. Já o lucro bruto foi de R$ 224,5 milhões com uma margem bruta de 42,3% em relação aos 42,7% do 3º tri de 2019.
As vendas nas lojas físicas durante o 3º trimestre caíram. A companhia teve uma redução de -7,3 em SSS (Same Stores Sales, em inglês, e Vendas em Mesmas Lojas, em português) e um desempenho de -13% em setembro, quando as lojas de rua perderam fluxo.
Enquanto isso, as vendas no Ecommerce da Marisa aumentaram 96,6% na comparação anual. As compras online correspondem a 12,5% das vendas totais da varejista no trimestre, um índice positivo na comparação com 6,3% do 3T19…
Vale destacar que o aplicativo da Marisa, lançado em 2020, teve mais de 11 milhões de downloads e ultrapassou 71% das vendas digitais do 3º trimestre deste ano.
Outro destaque do balanço trimestral é o EBITDA Ajustado Total (lucro da companhia sem descontos), que registrou R$ 12,8 milhões, revertendo as perdas apresentadas no mesmo período de 2019 e 2020, além do 2º trimestre de 2021. Já o EBITDA referente à plataforma de serviços financeiros Mbank disparou 72,8%, na comparação com o mesmo período de 2019, e chegou a R$ 42,3 milhões.
Por último, a Marisa comunicou a reversão de R$ 90 milhões em IR/CS sobre créditos de PIS/Cofins reconhecidos em 2018. Segundo a varejista, os valores serão compensados contra tributos federais incidentes sobre operações futuras.
De forma geral, a varejista passou por um período repleto de mudanças. Tendo em vista que houve uma redução no volume de vendas nas lojas físicas, bem como aumento na quantidade de transações feitas nas plataformas digitais…
De acordo com a Marisa, a queda na receita líquida pode ser vista como o resultado das dificuldades financeiras enfrentadas pelo público que consome os produtos da companhia do setor de moda:
“A performance de vendas do canal físico foi fortemente impactada pela redução no fluxo em lojas, com destaque para as operações de rua – queda essa que entendemos ser, em grande parte, atribuível aos efeitos do ambiente macroeconômico sobre o poder de compra do nosso público-alvo”, afirma o comunicado.
Diante disso, é notável a determinação da varejista em investir em suas plataformas digitais. Afinal, as vendas online da Marisa têm aumentado gradativamente desde 2018, segundo informações do balanço trimestral…
Recentemente, a companhia decidiu tornar o seu Ecommerce em um marketplace com um amplo sortimento de produtos. Agora, os vendedores parceiros podem anunciar diversos itens, que vão além da categoria do setor de vestuário, calçados e acessórios…
Entre as novas, estão: produtos de decoração, cuidados pessoais, cursos online, especializações e turismo. Isto é, a Marisa está apostando no Ecommerce justamente em um período de alta das vendas online, segundo o relatório Webshoppers 44.
Sendo assim, o 3º trimestre da Marisa pode ser visto como um momento de virada para a varejista de moda. Nesse período, houve um crescimento nas vendas online e agora a companhia tem o seu próprio marketplace, o que pode alavancar os seus números nesse sentido…
Simultaneamente, isso também torna a plataforma promissora para os empreendedores que desejam vender pela internet e aproveitar a reputação de uma empresa já conhecida no mercado.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…