Notícias

Conheça As Marcas Mais Valiosas do Mundo em 2020

Apesar dos impactos econômicos gerados pela Covid-19, as marcas mais valiosas do mundo tiveram um aumento de 5,9% no seu valor total de mercado. E, entre as gigantes que encabeçam a lista, a Amazon se manteve em destaque, responsável por um terço do crescimento total e permanecendo em primeiro lugar pelo 3º ano consecutivo…

De acordo com o estudo das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo BrandZ, divulgado pela WPP e Kantar, o valor total das marcas no Top 100 é de 5 trilhões de dólares…

Houve um crescimento de 277 bilhões de dólares em relação ao ano anterior. De acordo com os analistas, isso se deu ao fato que mesmo com a crise da pandemia, essas marcas se mostraram mais resistentes e menos voláteis.

A Microsoft, por exemplo, recuperou o seu 3º lugar, enquanto a Google caiu para a 4ª posição. O TikTok entrou no ranking pela primeira vez já no 79º lugar.

Confira aqui algumas das outras marcas mais valiosas do mundo e como que, mesmo com uma crise econômica, elas conseguiram crescer.

As 10 Marcas Mais Valiosas do Mundo

O valor total do ranking estava previsto para aumentar em 9% antes da pandemia. Porém, visando refletir os impactos econômicos da Covid-19, o ranking se baseou em avaliações sobre o desempenho do preço das ações desde abril de 2020.

O top 10 das marcas mais valiosas do mundo continuou a ser dominado por marcas de tecnologia, o que já é comum nesse estudo, pois estão muito relacionadas à soluções de problemas do cliente e facilidades…

Confira aqui lista com as 10 marcas mais valiosas do mundo:

1 – Amazon (varejo)

2 – Apple (tecnologia)

3 – Microsoft (tecnologia)

4 – Google (tecnologia)

5 – Visa (pagamentos)

6 – Alibaba (varejo)

7 – Tecent (tecnologia)

8 – Facebook (tecnologia)

9 – McDonald’s (fast food)

10 – Mastercard (pagamentos)

Juntas, essas 10 empresas representam cerca de 37% do valor das Top 100.

Em uma análise rápida, é notável que, em um ano de pandemia, as pessoas começaram a passar mais tempo na Internet, o que fortaleceu empresas do segmento…

Mesmo assim, o principal fator de crescimento das marcas nesse período foram inovação e criatividade.

Variação do Ranking e Novas Entradas

A Amazon entrou no ranking das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo do BrandZ em 2006. Só neste ano, a marca cresceu 32%, quase 100 bilhões de dólares, atingindo o valor de 415 bilhões de dólares…

E, consequentemente, mantendo seu 1º lugar.

A Apple também manteve a sua posição em segundo lugar como marca mais valiosa do mundo. O crescimento foi de 14%, com um valor médio de 352 bilhões de dólares.

Já a Microsoft e a Google inverteram suas posições…

A Microsoft recuperou o terceiro lugar, apresentando um crescimento de 30%, e a Google desceu para o 4º lugar, com um crescimento de apenas 5%. A recuperação da Microsoft é muito devido ao investimento em programas para home office, como Office365 e o Microsoft Teams, durante a quarentena.

O Alibaba é a marca chinesa mais valiosa,com um crescimento de 16% e cerca de 152 bilhões de dólares. Logo abaixo, a gigante chinesa de serviços de Internet, a Tencent, com crescimento de 15% e cerca de 151 bilhões de dólares.

Mas o verdadeiro destaque – e surpresa – foi a rede social TikTok, que entrou pela primeira vez no ranking. A marca de entretenimento ocupa a 79ª posição, com o valor de 16,9 bilhões de dólares.

Você pode conferir a lista completa com o ranking das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo BrandZ aqui.

Como as Marcas cresceram mesmo na Crise

O David Roth, CEO da The Store WPP EMEA e Asia e chairman do BrandZ, afirmou que houve uma melhoria significativa no valor de marca nos últimos 10 anos…

Segundo ele, as empresas investiram muito na construção de marca e esse foi o fator responsável para que essas marcas resistissem e crescessem mesmo durante a crise.

Além disso, a inovação também foi um fator essencial para evitar o declínio em meio à pandemia e ainda fazer as empresas crescerem, de acordo com Doreen Wang, Líder Global do BrandZ na Kantar.

“A criatividade também é uma característica importante e valiosa para as marcas mais valiosas do mundo.”

Essa visão também é válida para as pequenas marcas que querem se destacar no mercado.

Cada vez mais os consumidores estão exigentes e não é apenas o preço dos produtos que os fazem comprar de um negócio ou de outro…

Com uma concorrência cada vez maior, o que vai fazer uma empresa se destacar é a construção sólida da marca, principalmente na internet.

Confira aqui mais sobre a importância de uma marca forte para vender pela internet.

Como a Amazon se tornou a marca mais valiosa do mundo

Mesmo com a crise econômica, a Amazon cresceu 32% e é responsável por um terço do valor total das Top 100 marcas mais valiosas. Esse número é impressionante se comparado com tantas outras empresas que quebraram nesse período.

Mas, além de uma construção de uma marca forte, a história da Amazon tem diversos fatores que fizeram a empresa estar no primeiro lugar hoje…

E essa história começa em 1994, com Jeff Bezos que, na época era um engenheiro que trabalhava como analista na Wall Street.

Confira o artigo que conta a trajetória completa da Marca Mais Valiosa do Mundo:

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago