O sistema de cashback está em alta no mercado de varejo. A empresa da vez que apostou na devolução de dinheiro para seus cliente foi a Magazine Luiza… Por meio de compras em seu ‘superapp’, os consumidores poderão receber de volta parte do valor de produtos comprados, além de outros benefícios.
Essa é uma aposta que tende a trazer bons resultados para a Magalu, especialmente após o resultado médio que o sistema de cashback apresentou no segundo trimestre deste ano. Segundo relatório, foram mais de 1,5 bilhão de reais movimentados com o auxílio desse sistema.
A iniciativa deve brigar também com a fintech AME Digital, do grupo B2W, um forte concorrente da Magazine Luiza em marketplace…
Ao longo deste artigo, vou te explicar o que é Cashback, como ele será implementado pela Magazine Luiza e o que isso simboliza nas estratégias digitais da empresa diante do mercado online.
O termo “Cashback” significa, literalmente em português, “dinheiro de volta”.
Basicamente, o cashback funciona como um programa de fidelidade: o usuário se cadastra no sistema, faz suas compras e recebe de volta uma parcela desse dinheiro gasto.
O foco principal do cashback é fazer o consumidor acumular o dinheiro que recebe de volta. Isto é: quanto mais ele gastar, mais vai receber em cashback.
Na prática, funciona assim:
Uma loja virtual vende uma mochila por R$ 150,00 e oferece aos clientes 10% de cashback.
Após efetuar a compra, o consumidor receberá R$ 15,00 para gastar em novos produtos na loja ou, dependendo do Ecommerce, receber a quantia em sua conta corrente.
O modelo de compras já é bastante difundido nos Estados Unidos, e vem ganhando popularidade entre os brasileiros também…
A nova adoção do Magazine Luiza pelo sistema demonstra bem isso, como veremos adiante…
Na última quarta-feira (29), a Magazine Luiza anunciou a criação do sistema de devolução de dinheiro por meio de seu aplicativo. Mais precisamente, através da abertura de conta em sua carteira virtual, a “Magalu Pay”.
Contudo, de acordo com a empresa, nem todas as mercadorias estão elegíveis para o sistema de cashback por enquanto.
Além disso, ainda não há um percentual definido para a devolução do dinheiro… Então, o valor a ser recebido depende do preço da mercadoria comprada.
E, ao que tudo indica, não ter uma cota ou porcentagem definida de retorno não parece ser um problema para a gigante varejista a princípio.
Prova disso é que a empresa apresentou ofertas chamativas logo no lançamento do sistema, como a compra de um celular de R$ 4.999, com a possibilidade de o cliente receber R$ 1 mil de volta…
Enquanto isso é extremamente benéfico para os consumidores, vale a pena entender o retorno para o lojista, uma vez que o cliente não ficará limitado a gastar o dinheiro devolvido apenas no site ou nas lojas Magazine Luiza, como vou te explicar a seguir…
Segundo informações fornecidas pela empresa, é o cliente quem definirá onde, como e quando gastará o valor adquirido pelo cashback.
Isto é: as compras não ficarão limitadas ao aplicativo ou site Magazine Luiza.
E o consumidor poderá optar por transferir a quantia para uma conta bancária, fazer novas compras no Magazine Luiza ou pagar contas e boletos.
O dinheiro pago de volta será depositado em até 20 dias na carteira virtual do cliente, o Magalu Pay, dentro do app…
A ideia é que o consumidor tenha liberdade para gastar o seu dinheiro da maneira que desejar e também fazer com a Magazine Luiza esteja a cada dia mais presente na vida deles…
A fidelização de clientes parece ser a tônica deste novo serviço oferecido pela varejista.
Em recente entrevista, Eduardo Galanternick, diretor-executivo do Ecommerce da Magalu, afirmou:
“Queremos que a Magalu esteja presente em todos os momentos da vida do cliente. O cashback é uma forma de estreitar e de aumentar a frequência de nosso relacionamento com ele”.
A proposta do cashback é, então, que tudo seja centralizado no ‘superapp’, sendo a carteira digital da empresa a chave para toda essa estratégia acontecer…
E o que podemos concluir disso tudo, então?
É que a empresa continua investindo pesado no ambiente digital para fidelizar seus clientes…
É seguro dizer que a digitalização dos processos da empresa é o que tem contribuído para a Magazine Luiza se destacar no mercado.
As suas últimas iniciativas focadas no cenário digital – como esta mais nova do cashback – estão aí para comprovar isso…
A fala recente da diretora de Marketing da empresa, Ana Paula Rodrigues, reforça isso: “Não há inclusão social sem a inclusão digital. Ainda mais na pandemia, em que o meio digital é tão importante”.
Desde o início da crise, a companhia apostou pesado em campanhas de frete gratuito e atraiu empreendedores sem alternativa de renda a montarem lojas em seu marketplace…
Não é à toa que, hoje, seu canal digital representa 50% das vendas da companhia…
A Magalu está, inclusive, na lista das empresas que mais tem se destacado neste período da pandemia, como listamos no artigo: Ecommerces que se Fortaleceram na Crise.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…