Notícias

Loja 3: Caiu na rede e agora? [E por que encantar pessoas?]

Um assunto bastante comentado nas redes sociais nos últimos dias é sobre o escândalo da loja 3. Este é um exemplo bastante comum sobre o poder da internet e como tudo o que você faz pode repercutir na sua imagem, seja para o bem ou para o mal. Afinal, uma vez que caiu da rede (internet), é muito difícil ignorar o assunto…

Neste artigo, vou te explicar a importância de fidelizar não apenas os clientes, mas também os funcionários, que são os grande porta-vozes da sua marca. Se sua postura não for correta com eles, acredite: todo o seu esforço em construir uma marca poderosa por ir por água abaixo.

O Caso Loja 3

A loja 3 é uma marca de roupas carioca que faz sucesso no Ecommerce. Ela possuí mais de 100 mil seguidores no Instagram e é conhecida por prezar pela diversidade e pluralidade, trazendo roupas estilosas e peças da moda.

Ontem, porém, saiu na Uol uma grande reportagem sobre a forma como os funcionários são tratados na empresa. Na matéria, a loja é acusada de racismo, gordofobia, homofobia e assédio moral por ex-funcionárias da empresa.

E aí você já pode imaginar: caiu na rede, agora não vai mais sair.

A repercussão foi gigante. Em algumas horas, já haviam diversas pessoas relatando abusos semelhantes dentro da loja, desde funcionários até clientes…

Muitas pessoas ficam ofendidas e se sentiram pessoalmente atingidas pelos relatos. Para piorar a situação, a marca publicou um posicionamento no Instagram, o que deixou as pessoas ainda mais insatisfeita devido ao modo como o problema foi tratado.

Conclusão: em menos de 24 horas, o post já tinha mais de 10 mil comentários de ex-funcionários, clientes e possíveis clientes revoltados e planejando boicote à marca.

Leia maisRedes Sociais respondem por 21% das vendas, diz pesquisa

A loja perdeu inúmeros influenciadores que todo dia traziam novos clientes e geravam vendas. Seguidores nas redes sociais foram embora e não vão voltar.

Vai ser muito difícil da Loja 3 se recuperar desse escândalo e, se acontecer, será difícil mudar o modo como as pessoas estão vendo a marca.

E o que isso tem a ver com você?

É simples…

Você não pode dar margem para que o mesmo aconteça com a sua loja.

Como uma polêmica pode te prejudicar

Consegue imaginar tudo o que você já fez até agora simplesmente acabar? Hoje, qualquer notícia chega extremamente rápido nas mãos dos consumidores e não há nada o que você possa fazer para impedir.

Na verdade, até existe uma coisa: você pode se prevenir.

Além de se livrar de possíveis processos, é de extrema importância seguir as regras e se preocupar com o bem estar dos seus funcionários e clientes.

Afinal, sem eles, ninguém vai comprar da sua loja e ninguém vai te ajudar a vender.

Sem clientes e sem funcionários satisfeitos, as suas engrenagens vão parar até a sua marca desaparecer.

Leia mais: Fidelização de clientes: porque isso é importante para seu ecommerce

Parece exagero, certo? Mas não é.

Por que é importante prezar por seus clientes e funcionários?

A Loja 3 já tinha uma base sólida e constante de consumidores. Ela não só perdeu uma futura audiência, como também perdeu seus antigos fãs.

Eram pessoas de defendiam fielmente a marca, verdadeiros advogados.

E o que acontece quando eles percebem que a marca que tanto defendem está mentindo?

Eles ficam decepcionados, desconfiados e desmotivados.

Isso é péssimo para a sua marca.

Os clientes fiéis não só compram periodicamente da sua marca, como também trazem novas pessoas para conhecer a sua loja. São basicamente o marketing mais barato possível, porque você sequer está pagando por eles, eles que estão pagando para você.

E funcionários fiéis desempenham o mesmo papel.

Leia mais: Como fidelizar clientes de sua loja virtual e aumentar seu faturamento médio

Além disso, são as melhores pessoas para te darem feedbacks construtivos.

Ninguém conhece sua loja melhor que eles. Ninguém pode te dizer como melhorar e quais os pontos precisam de atenção melhor do que aqueles que estão de frente para o seu cliente todos os dias.

Os feedbacks, críticas e elogios tendem a ser bem mais honestos vindo de pessoas que já estão acostumadas com a sua marca, já que eles têm mais experiência para te dar as respostas.

Assim, não faz o menor sentido você manter um relacionamento ruim com essas pessoas.

Você precisa delas não só como braço, mas como pessoas que representam o que a sua marca é e pelo que preza. Se essas pessoas estão infelizes e desmotivadas, como vão transmitir algo de positivo para os seus clientes?

É muito importante lembrar disso e refletir profundamente sobre o assunto. Afinal, ninguém quer sua imagem associada a uma polêmica tão negativa quanto esta da loja 3.

Então preste atenção no que está fazendo HOJE e preze pelo crescimento saudável do seu negócio.

Leia mais: Técnicas de vendas e atendimento que você pode aplicar em seu negócio hoje

Saiba mais detalhes

Agora que você compreendeu a importância de fidelizar bem seus funcionários e clientes, podemos te mostrar ainda mais detalhes sobre isso e de outros métodos necessários para o seu Ecommerce.

Temos um conteúdo 100% gratuito para você aprimorar o seu conhecimento e suas estratégias.

O Bruno de Oliveira, com mais de 18 anos de experiência em Ecommerce, preparou uma ótima aula sobre estratégias que já transformaram a rotina de muitos alunos e alavancou os seus negócios.

Fique por dentro das estratégias!

[button_2 color=”green” align=”center” href=”https://clkdmg.site/lead/8daf6d42-3b42-490d-9165-fa7e2d4aa1cd” new_window=”Y”]ASSISTA À AULA GRATIS[/button_2]

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago