Mercado de Ecommerce

Locaweb Fecha 4º Trimestre com Alta de 29% nos Lucros

A Locaweb é mais uma empresa que acaba de divulgar o balanço referente ao 4º trimestre de 2020. E já dá para adiantar que os resultados são bastante positivos para a empresa.

De acordo com o balanço, o último trimestre do ano passado foi marcado por um consistente resultado em todas as linhas de negócios da empresa, sendo o grande destaque o crescimento na operação de Commerce…

A companhia considera como “Commerce” o comércio em geral, que pode ser desde a gestão de subscrições e cobrança recorrente até a conversão de leads e gestão de mídias sociais – como vamos explicar em mais detalhes adiante.

A verdade é que os resultados positivos da Locaweb aconteceram durante todo 2020…

Prova disso é que a companhia vem realizando sucessivas aquisições de outras empresas. Ao todo, já foram compradas mais de oito marcas, que vão desde uma startup que faz análise de dados de comportamento do consumidor online até uma plataforma de logística… 

E isso tudo está diretamente ligado ao balanço trimestral da companhia, claro.

Neste artigo você vai saber quais foram os números da Locaweb no 4º trimestre de forma geral e do chamado Commerce, em específico. Além das aquisições mais recentes que a companhia realizou. Acompanhe!

(Imagem: Divulgação)

Locaweb Teve Alta de 29,1% no Lucro Líquido do 4º Tri

O balanço trimestral divulgado pela Locaweb mostra que a companhia atingiu um lucro líquido de R$9 milhões, atingindo uma alta de 29% em relação ao mesmo período do ano passado.

O resultado positivo também aconetceu durante todo o 2020. A empresa atingiu um lucro líquido anual de R$19,7 milhões, o que representa uma alta de 9,2% quando comparado com 2019.

Além disso, o documento também traz o valor da receita operacional líquida da Locaweb, que teve um aumento de 33,3%, chegando a R$140 milhões. No total acumulado do ano, o crescimento foi de 26,6%.

E mais…

O Ebitida (lucro antes de impostos e amortizações) ajustado do 4º trimestre chegou a R$36,4 milhões, simbolizando uma alta de 20,6%…

(Imagem: Balanço Locaweb)

Diante disso, a empresa teve pontos positivos durante todo o ano de 2020. Mas também registrou algumas quedas…

É o que aconteceu na margem Ebitida ajustada que a comparação anual ajustada foi de 2.2 pontos percentuais.

E como será que foi o setor de Commerce da Locaweb?

Commerce da Locaweb Cresceu 108,2% em Receita Líquida

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o Commerce. Segundo a Locaweb, o termo é referente aos resultados das seguintes áreas:

  • Serviços financeiros;
  • Gestão de subscrições e cobrança recorrente;
  • Integração de marketplaces;
  • Solução de pagamentos;
  • Solução de logística.

Assim, o Commerce da companhia alcançou no 4º trimestre o valor de R$46,5 milhões em receita líquida. E na comparação anual,o aumento foi de 77,6%, atingindo R$142,3 milhões.

Além disso, o Ebitida cresceu em 105,4%, totalizando R$15,7 milhões. Esse valor já representa 43,2% do Ebitida da Locaweb…

O documento também afirma também que o lucro bruto da empresa foi de R$29,9 milhões, marcando um aumento que representa de 109,3%.

Diante disso, o alto desempenho da Locaweb, fez com que a base de lojistas da companhia dobrasse durante todo o ano de 2020…

A empresa teve uma expansão de 237% de novas lojas quando comparado ao mesmo período de 2019.

Esse crescimento se manteve agora no início de 2021. Nos meses de janeiro e fevereiro, a alta foi de 29,9% em relação à média do 4º trimestre.

E mais…

Em março deste ano, a Locaweb teve a sua melhor média diária histórica de adição de novas lojas. O aumento foi de 56% em comparação ao 4º trimestre.

(Imagem: Balanço Locaweb)

Além disso, entre dezembro de 2020 e fevereiro deste ano, a base de clientes da Locaweb cresceu em 15%…

Esses dados mostram o fortalecimento da companhia como uma das melhores e mais eficientes ferramentas para digitalização de pequenas e médias empresas. 

Para se fortalecer no mercado, a Locaweb tem apostado na expansão do seu negócio por meio de aquisições de outras empresas…

Últimas Ações da Locaweb

Em fevereiro deste ano, a Locaweb anunciou a expansão dos seus negócios ao realizar compra de duas empresas. Uma fintech que oferece soluções de crédito, a Credisfera, e uma empresa de plataforma de Ecommerce, Dooca Commerce

De acordo com a própria Locaweb, o valor de cada aquisição foi bem aproximado, ficando:

  • Credisfera: R$26,6 milhões;
  • Dooca: R$26,5 milhões.

Outra aquisição da companhia foi a ConnectPlug em janeiro deste ano. A empresa foi comprada por R$18 milhões, marcando a entrada da Locaweb no varejo físico, já que a ConnectPlug é uma plataforma SaaS com um sistema de ponto de venda e um completo sistema de gestão. Além de ter uma forte presença no segmento de food service

E a companhia não parou por aí…

Também em janeiro, a Locaweb havia anunciado compra da Vindi, que é uma plataforma de gestão de assinaturas e pagamentos recorrentes, pelo valor de R$180 milhões.

Além dessa, a companhia adquiriu Melhor Envio, que é uma empresa de logística voltada para pequenos e médios empreendedores, em dezembro de 2020. O valor da transação foi de R$80 milhões.

Dessa forma, todas essas aquisições só comprovam o quanto a Locaweb tem se fortalecido cada vez mais no mercado. A companhia separou R$400 milhões do IPO obtido para comprar mais empresas e expandir seus negócios no mercado.

Os números do 4° trimestre também comprovam isso. A empresa não para de crescer…

Todo o foco da Locaweb em aumentar a sua presença no digital tem trazido bons retornos para a empresa. E será que haverão mais aquisições e mais resultados positivos nos próximos trimestre? A expectativa para isso acontecer é alta.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago