Pode parecer um pouco óbvio, mas é preciso deixar claro: a lei LGPD não pode ser deixada de lado. A lei estabelece normas em relação à coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais… Contudo, apesar de sua importância, boa parte das empresas ainda está ignorando a legislação.
Isso chama a atenção, principalmente porque a lei LGPD interfere diretamente na coleta de dados pessoais na internet, o que, automaticamente, faz com que o Ecommerce seja um dos setores que mais afetados pela nova legislação…
Quer entender melhor esse cenário? Fique atento aos próximos tópicos…
De acordo com a 5ª Pesquisa Nacional Eskive sobre Conscientização em Segurança da Informação, as empresas não estão dando a devida atenção à nova lei de proteção a dados…
Na prática, apenas 29% das companhias estão apostando em programas de conscientização sobre a lei LGPD.
Um percentual bem baixo e preocupante…
Além disso, só 66% das empresas estão dedicando até 25% de todo o tempo das equipes de segurança da informação para lidar com a LGPD.
De qualquer forma, é importante frisar que houve uma alta de 11% neste sentido, mas, mesmo assim, é um índice de adesão considerado baixo…
Priscila Meyer, CEO do Eskive, falou sobre essa questão em entrevista recente:
“Os fatores humanos desempenham um papel significativo para proteger os negócios, a imagem e a estratégia da empresa. Apesar do apoio da alta direção ter aumentado, espera-se uma liderança mais ciente quanto à priorização dos investimentos de treinamento de conscientização de segurança”, afirma.
Assim, não dá para ignorar que os riscos para as empresas são diversos…
Há, inclusive, alguns pontos que mais necessitam de atenção dos empresários quanto à adequação à lei LGPD…
Ainda de acordo com a pesquisa, as empresas estão correndo riscos nos seguintes fatores:
Além disso, todos estes pontos ficam ainda mais evidentes durante o isolamento social. Isto é, período em que os funcionários estão trabalhando fora das empresas e mais em regime de Home Office.
Mas não só isso…
Outro fator importante é que a lei LGPD está longe de ser um assunto que diz respeito apenas ao departamento de Tecnologia de uma companhia…
Na verdade, a lei LGPD afeta diversas áreas, como Marketing, Comercial, Jurídico etc.
Diante disso tudo, neste ponto do artigo, você, enquanto empreendedor, pode estar se perguntando: mas todas as empresas precisam estar alinhadas à Lei LGPD?
A resposta é bem clara: todas as companhias que lidam com dados pessoais das pessoas precisam atender às exigências da lei LGPD…
Ou seja: tanto as empresas grandes quanto os pequenos e médios negócios…
E isso é um ponto que chama muito a atenção, ainda mais no cenário atual como o atual, em que há uma forte alta no número de novas empresas…
Para você ter uma ideia, durante a pandemia e a forte alta do Ecommerce, houve cerca de 600 mil novos cadastros de MEI em todo o país.
Assim, não há mais tempo a perder nesse sentido…
Todas as empresas precisam estar em conformidade com a lei LGPD! Principalmente, porque haverá um órgão específico que será responsável por implementar e fiscalizar o cumprimento da Lei LGPD, chamado ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).
Na prática, a partir de 2021, o ANPD é que será o responsável por aplicar sanções às companhias que não atuarem de acordo com a lei LGPD., entre outras atividades..
Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre a LGPD, sugerimos a leitura do artigo “LGPD: o seu Ecommerce está preparado para esta Lei?”. Nele, explicamos em detalhes o que é a LGPD, o que muda com a nova legislação e como fazer para aplicá-la na sua empresa.
E, caso você já esteja trabalhando para implementar a lei LGPD na sua empresa, faça isso o quanto antes…
Não há como fugir: a lei LGPD é uma obrigação a todas as empresas!
Gostou do artigo? Então, para não perder essas e outras informações sobre o mercado de Ecommerce, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…