O ex-consultor financeiro Charles Simão tinha 29 anos em 2015 quando decidiu abandonar sua carreira para abrir um ecommerce de sucesso. Formado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Simão vislumbrou uma oportunidade de vender almofadas emoji para o mercado brasileiro.
Nada poderia ter dado mais certo: apenas em 2015 o ecommerce já faturou 2 milhões de reais.
O ano era o de 2014 quando Charles, acompanhado dos sócios Marcelo Abritta, 30, e Bruno Scolari, 30, enxergou pela primeira vez a possibilidade de vender almofadas personalizadas pela internet.
Segundo o que conta o empreendedor, a ideia surgiu quando ele percebeu que os emojis eram utilizados muito frequentemente na internet, o que indicava uma certa tendência das redes sociais.
Pensando assim, Simão questionou-se sobre por que não transformar emojis em objetos reais através de almofadas personalizadas. Dito e feito: a ideia estava plantada.
Além da excelente oportunidade, os empreendedores ainda contavam com outra vantagem: o modelo de negócios do que viria ser a Fofostore, enquadrava-se muito bem naquilo que já era feito por Simão em seu primeiro ecommerce, a “Print4me” (empresa especializada em capas personalizadas para smartphones).
Leia mais: Como planejar e montar uma loja virtual de sucesso?
A partir das relações construídas com fornecedores chineses em tempos de “Print4me”, o caminho ficou totalmente aberto para que a “Fofostore” entrasse no mercado de uma vez.
Foi assim que, em 2014, Charles, Bruno e Marcelo criaram 6 modelos teste de almofadas e os enviaram para serem produzidos na China.
Só havia um problema: com o natal se aproximando, os empreendedores precisariam de mais dinheiro para produzir em grande escala. Mas a adversidade foi superada com destreza.
Marcelo Abritta, um engenheiro aeronáutico formado pelo ITA, entrou em cena para fazer contato com Rafael Rocha, um colega da época de faculdade que se tornaria o primeiro investidor-anjo da “Fofostore”.
Com a injeção de caixa, a marca conseguiu, já nos últimos meses de 2014, vender mais de 3 mil almofadas. Se considerado só o feriado de natal, o faturamento da “Fofostore” foi de 200 mil reais.
Veja mais: Como começar o seu ecommerce do zero?
Segundo o que conta Charles, a procura por produtos foi tão grande que acabou quebrando o estoque. Isso fez com que o marketing da loja parasse, obrigando a marca a ficar sem divulgação por um período de 3 meses.
Isso mostra que o planejamento de um ecommerce de sucesso não é uma etapa tão simples quanto parece. Ao planejar seu estoque inicial, os empreendedores acabaram errando no cálculo, o que provavelmente lhes impediu de faturar algumas dezenas de milhares de reais.
Buscando sempre aprender com os erros, os três sócios refizeram o planejamento e, a partir de então, a “Fofostore” não parou mais de vender.
Se em 2015 o faturamento médio mensal era de 150 mil reais, as previsões para os próximos anos são ainda mais animadoras, já que mais de 100 lojas pelo Brasil estão trabalhando com a revenda das almofadas.
Isso indica uma forte tendência de ecommerces que surgem na internet e, posteriormente, acabam encontrando diversas oportunidades de ampliar os canais de venda através do mercado “físico”.
Os empreendedores, que vivem em Belo Horizonte, já estão expandindo os investimentos para lojas da capital mineira. O BH Shopping, por exemplo, já conta com um quiosque da marca.
Se você gostou da história da “Fofostore” e quer aprender tudo sobre como funciona um ecommerce de sucesso, assim como fizeram Charles Simão e seus sócios, entre para a nossa LISTA VIP e receba regularmente estratégias exclusivas e muito material relevante que apontarão caminhos para você criar e alavancar seu negócio no segmento de ecommerce.
Você também pode acompanhar nosso blog Ecommerce na Prática, que tem o melhor conteúdo prático sobre ecommerce do Brasil.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…