Quando o assunto é vender pelas redes sociais, não tem como fugir: o Instagram é uma excelente opção para empreendedores. Ao disponibilizar uma seção específica para divulgação e compra de produtos, o Instagram Shopping, o aplicativo definitivamente se destaca em meio à concorrência… Agora, com a liberação de mais duas atualizações, vai ser difícil competir com a ferramenta. 

Na verdade, o Instagram deixou de ser só uma simples rede social há muito tempo… 

Só nos últimos meses, por exemplo, o aplicativo conseguiu superar o Facebook em 31% em termos de audiência. O total de interações foi quase 19 vezes maior, de acordo com o relatório da Socialbakers.

Isso tudo, claro, reflete nas vendas realizadas no Instagram Shopping… Isto é, quanto mais audiência, mais oportunidade de aumentar as vendas…

Assim, para você não perder nenhum detalhe sobre as novidades, vou te explicar como funcionará a nova ferramenta do Instagram Shopping. Além disso, vou explicar se as mudanças fazem sentido ou não para quem vende no aplicativo. 

Antes, é interessante que você entenda exatamente o que é e como funciona o Instagram Shopping. Dá só uma olhada…

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso que permite aos empresários inserirem links de seus produtos nas fotos publicadas no feed de suas marcas…

Funciona da mesma forma como marcar um amigo em uma foto, só que, no caso das vendas, isso é feito em uma nova aba…

Ou seja, entre as abas principais, há uma seção direcionada ao Instagram Shopping, com um ícone de uma sacola de compras.

A ideia é que, ao utilizar o recurso, o vendedor simplifique o processo de vendas no aplicativo. E, claro, aumente as suas chances de venda.

Além disso, usando essa ferramenta, é possível divulgar produtos de forma mais orgânica, sem a necessidade de fazer anúncios…

E, se a postagem for relevante para os usuários, existe a chance de aparecer no espaço “explorar” – um dos mais disputados para ganhar visibilidade.

Para você ter uma ideia, empresárias já faturaram R$ 826 mil vendendo bolsas no Instagram

Ou seja, não dá para ignorar todo o potencial de vendas do aplicativo…

Então, neste ponto do artigo, você pode estar se perguntando: mas como usar o Instagram Shopping?

Como Funciona o Instagram Shopping?

Basicamente, o Instagram Shopping permite vários tipos de visualização dos produtos, como:

Diretamente no instagram da marca (até o momento, pois vamos contar algumas novidades adiante) :

  • No Feed (basta o usuário clicar nas tags com nome e preço do produto. Depois, o usuário será direcionado a um ambiente dentro do Instagram com mais fotos da mercadoria);
  • Nos Stories (também é possível utilizar a tags de produtos que, ao ser clicada, direcioná o usuário para outra página. lembrando que o recurso de inserir link é apenas para as marcas com mais de 10 mil seguidores);
  • Filtros de Realidade Aumentada (disponíveis para os usuários “testarem” os produtos. Ou seja: a ideia é simular o uso de determinado item. E também dá para usar tags que levam para a página de compra do produto).

Formas indiretas:

  • Página de informações do produtos (Na área de informações sobre o produto, é possível inserir o link do site do vendedor. Quem não tem um site oficial, por exemplo, pode usar o botão de checkout, sem ir para nenhuma outra página);
  • Influenciadores Digitais (o Instagram Shopping permite que os influencers utilizem as tags dos produtos da marcas em seus posts).

Disto isto, fica bem nítido que, hoje, o Instagram Shopping é uma ferramenta poderosa quando o assunto é vendas…

Entretanto, diante do avanço avassalador das compras online e todo setor de Ecomemrce no geral, não dá para acomodar…

Explico:

O cenário atual é realmente bem animador: só no 1º semestre deste ano, o Ecommerce atingiu R$ 38,8 bilhões em vendas, representando a maior alta do setor em 20 anos

Por isso, não tem jeito… 

Para aproveitar melhor o crescimento e as novas oportunidades do setor, é preciso aprimorar os serviços. E foi exatamente isso que o Instagram Shopping fez… Dá só uma olhada. 

Instagram Shopping permitirá a compra de produtos pelo IGTV e Reels

O Instagram anunciou nesta segunda-feira (5) a expansão do Instagram Shopping…

Agora, além de todas as outras possibilidades de anunciar produtos à venda no aplicativo, os vendedores poderão utilizar o IGTV e, futuramente, o Reels para a mesma finalidade. 

Em comunicado, o Instagram afirmou que os usuários poderão assistir aos vídeos e comprar um produto em apenas poucos cliques

Justin Osofsky, diretor de operações do Instagram, disse que a nova iniciativa ajudará às marcas e aos criadores de conteúdo a continuar vendendo seus produtos de forma inspiradora e atraente. E acrescentou:

“Com Shopping no IGTV e, futuramente, no Reels, estamos facilitando as compras diretamente por meio de vídeos. Além de ajudar estas marcas e criadores a compartilhar suas histórias, alcançar mais clientes e fazerem negócios”.

Assim, o Instagram Shopping funcionará primeiramente pelo IGTV, e da mesma maneira que já acontece no feed e nos stories: 

O consumidor clica sobre o produto desejado para conferir o preço. Depois, é direcionado para a página de compra.

A imagem abaixo mostra um pouco do processo. Veja:

(Foto: Divulgação/Instagram)

(Foto: Divulgação/Instagram)

Dessa forma, os vídeos publicados no IGTV que tiverem a ferramenta Shopping habilitada ganharão uma seção chamada Instagram Shop, que fica na aba “Explorar”.

Já o Reels – concorrente direto do TikTok -, terá essa opção testada ainda este ano. Mas ainda não há uma previsão de lançamento oficial…

Entretanto, é possível dizer que quando for lançado, o Shopping no Reels acontecerá do mesmo jeito…

Isto é, o usuário será direcionado ao carrinho de compras ao clicar na tag de um produto que tenha chamado a sua atenção.

Tudo isso é muito animador para quem vende pelo Instagram Shopping. Mas, se você ainda não está convencido ou tem dúvidas se vale a pena usar o Instagram Shopping e a sua novidade, dá uma olhada a seguir…

A novidade faz sentido para quem vende pelo Instagram?

Sim, muito!

Toda essa iniciativa do Instagram Shopping faz muito sentido atualmente…

Hoje, tanto as marcas quanto os influenciadores digitais já se deram conta do poder de vendas que o Instagram possui. 

As redes sociais, de alguns anos para cá, deixaram de ocupar o papel de apenas falar sobre a marca, apresenta produtos etc. Ou seja, o uso das redes sociais vai além da construção de imagem de uma empresa, por exemplo…

Hoje, as redes sociais ocupam um lugar de destaque quando o assunto é vender online

Enquanto muitos empreendedores estão tentando descobrir uma forma de criar um site oficial, um Ecommerce, logo no início de sua jornada, outros empresários já estão fazendo um bom dinheiro vendendo pelo instagram e outras redes sociais. 

E a estratégia do Instagram em inserir tags para produtos a serem vendidos no Reels chama muito atenção! Principalmente porque seu concorrente direto, o TikTok, não faz esse tipo de ação… 

Nem mesmo o Youtube, com o seu Youtube Shorts, ainda pôs essa possibilidade em prática.

Portanto, ao que tudo indica, o Instagram, mais uma vez, saiu na frente da concorrência.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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