Quem olha para o mundo dos negócios nos dias de hoje, descobre uma tendência interessante: o sexo feminino está cada vez mais participativo quando o assunto são negócios.
No século XXI, as mulheres empreendedoras vêm mostrando que, além do cenário ter mudado por completo, elas ainda querem conquistar muito mais!
Dentre os cerca de 23,5 milhões de empreendedores que atuam hoje no Brasil, 31,1% são do sexo feminino. Isso representa uma quantidade bastante considerável de 7,3 milhões de mulheres lutando dia após dia para estruturar o seu próprio negócio.
Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2015.
Leia mais: Instagram para negócios: 5 ferramentas fundamentais
Somente entre os anos de 2003 e 2013, período em que o Brasil era um verdadeiro celeiro de oportunidades, o número de mulheres empreendedoras cresceu 16%. Hoje elas já representam cerca de 52% dos chamados “novos empreendedores”, ou seja, aqueles com menos de 3 anos e meio em atividade.
Outra pesquisa, divulgada em 2014 pelo GEM (Global Entepreneurship Monitor), apontou que as mulheres já não estão abrindo negócios pela simples necessidade de aumentar a renda. Cada vez mais elas identificam uma oportunidade e montam um planejamento de acordo com ela.
Mesmo em meados de 2014, quando a situação era de pleno emprego por todos os cantos do país, a maioria das empreendedoras mostraram estar sendo movidas pela oportunidade, e não pela falta de opções.
Outro dado curioso trazido pela pesquisa é: além de estar mais feminino, o público que compõe os “novos empreendedores” também está mais escolarizado.
49% dos donos de novos negócios (dos quais as mulheres já são maioria) estudaram pelo menos até a conclusão do 2º grau. Entre os donos de negócios estabelecidos, público no qual homens ainda são maioria, esse número é de 41%.
Veja mais: Como planejar e montar uma loja virtual de sucesso?
A pesquisa GEM é organizada em parceria pela London Business School e Babson College e cobre estatísticas de 68 países. Além disso, o estudo contempla dados de 75% da população global e cerca de 89% do PIB (Produto Interno Bruto) Mundial.
Se você chegou até aqui, é porque se interessa de alguma maneira por empreendedorismo, certo?
Então temos um convite a fazer!
Entre os dias 29 de agosto e 12 de setembro acontecerá a 2ª Semana do Ecommerce, evento 100% online e gratuito que discutirá tudo sobre o tema “lojas virtuais”.
Você possui um ecommerce ou tem vontade de abrir um? Então fique atento às novidades do evento e venha aprender muito sobre o assunto com Bruno de Oliveira, organizador da 2ª Semana do Ecommerce e empreendedor com 15 anos de experiência nesse segmento.
Ficou curioso? Então acesse já a página oficial do evento e inscreva-se gratuitamente!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…