Os indicadores financeiros têm um importante papel para a gestão financeira de todo Ecommerce. São cruciais na hora de acompanhar performance e indicar a rentabilidade das lojas, sejam elas físicas ou virtuais.
Entretanto, nem todos os empreendimentos dentro do Ecommerce fazem uso dessas métricas para auxiliar no controle financeiro. Muitas vezes isso acontece por falta de informações ou até mesmo de tempo…
Por isso, este artigo tem como objetivo esclarecer para os empreendedores tudo sobre o uso e a importância dos indicadores financeiros no cotidiano dos negócios. Para entender sobre o assunto em mais detalhes e conhecer quais são os indicadores financeiros mais utilizados atualmente, continue a leitura…
Os indicadores financeiros são métricas de resultados que fornecem informações a respeito da área financeira de uma empresa. Basicamente, geram dados úteis para que um gestor tome decisões assertivas.
Ou seja, são métricas que fornecem dados úteis para descobrir se o negócio está sendo lucrativo, se está em fase de estabilidade ou tendo prejuízos.
Na prática, os indicadores financeiros se apoiam em dados históricos da companhia, isto é, em todo o desempenho do passado…
Assim, essas métricas podem ser usadas como referências para conduzir o andamento das finanças de um negócio, permitindo uma previsibilidade e ajudando na elaboração de novas estratégias para direcionar uma melhor gestão dos recursos.
Diante disso, saiba que existem uma variedade de indicadores financeiros no mercado. Esses mecanismos podem ser utilizados de acordo com os objetivos estratégicos de cada organização…
O capital de giro consiste em todos os recursos que uma empresa precisa para manter pleno funcionamento no mercado. Basicamente, o capital de giro se refere a todos os valores que uma companhia tem em caixa, entre eles:
Na prática, para calcular o capital de giro, utiliza-se a seguinte fórmula:
Capital de Giro Líquido (CGL) = Ativo Circulante (AC) – Passivo Circulante (PC)
Entretanto, como esses valores são instáveis, essas métricas não devem ser utilizadas para estabelecer metas a médio e longo prazo de empresas.
A margem líquida consiste na porcentagem de lucro líquido obtido pela companhia em relação à receita total. Ou seja, é o resultado líquido das vendas de um negócio em um determinado período…
Basicamente, essa métrica financeira está relacionada ao nível de rentabilidade que uma empresa consegue demonstrar nas operações. Para calcular a margem líquida é preciso dividir o lucro pela receita total e, em seguida, multiplicar por 100. Como mostra a fórmula:
Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Total * 100
Assim, agora que você já conhece a margem líquida, é hora de entender sobre a margem bruta. Basicamente, a diferença entre esses dois tipos de indicadores financeiros está na composição do cálculo…
Como o próprio nome sugere, a margem bruta mede o lucro bruto de um negócio em valor percentual. Em outras palavras, é a porcentagem de ganho que um negócio atinge a cada venda realizada.
Na prática, a margem bruta considera o faturamento total e o custo das mercadorias ou dos produtos vendidos. Para realizar esse cálculo, utiliza-se a fórmula:
Margem Bruta = Lucro Líquido / Faturamento * 100
Diante disso, esse indicador financeiro tem como objetivo medir a eficiência da empresa em relação às vendas. Ou seja, quanto maior a margem bruta, melhor.
O Retorno sobre Investimento (ROI), também conhecido como taxa de retorno, é uma métrica utilizada para identificar o quanto um negócio ganha em rendimentos financeiros realizados em um determinado período de tempo.
Por meio desse indicador financeiro é possível descobrir qual foi o ganho ou perda de uma companhia em um investimento feito com o objetivo de obter lucro. A fórmula para esse cálculo é a seguinte:
ROI = (Ganho obtido – Valor do investimento) / Valor do investimento x 100
É interessante mencionar ainda que o ROI pode ser utilizado em diversas situações como ativos financeiros, campanhas de marketing digital ou qualquer outra atividade da empresa…
Sendo assim, diante das opções apresentadas neste artigo, você deve estar se perguntando como decidir quais indicadores financeiros utilizar na gestão do seu negócio, não é mesmo? Confira a seguir…
Para decidir quais indicadores financeiros devem ser aplicados na sua loja virtual, é interessante levar em consideração o que precisa ser feito no planejamento de negócios da empresa…
Por isso, é apropriado iniciar a estratégia com poucos indicadores financeiros, para que eles possam ser analisados e acompanhados com precisão e frequência. Além disso, é importante definir para qual finalidade o indicador será eficiente e quais decisões serão tomadas a partir do uso dele.
Outro ponto importante é que os indicadores financeiros escolhidos precisam estar alinhados de acordo com a gestão estratégica da companhia. Por isso, é crucial definir o que o negócio almeja e quais são os objetivos estratégicos a serem alcançados.
Dessa forma, não ignore a realização de testes. Aliás, não existe outra maneira mais simples de definir quais os indicadores financeiros ideais para a empresa a não ser por meio de testes pontuais.
Como você viu no decorrer deste artigo, os indicadores financeiros são indispensáveis para traçar o desempenho das empresas, sejam elas de pequeno , médio ou grande porte…
Principalmente porque, para os empreendedores e gestores de Ecommerce, esses indicadores financeiros são eficientes no fornecimento de informações com base em dados reais e que influenciam diretamente na tomada de decisões…
Isto é, a partir dos dados obtidos fica possível enxergar com mais clareza quais são os pontos negativos do negócio, além dos principais fatores de alavancagem. Assim, torna-se mais fácil planejar e elaborar novas estratégias para uma melhor gestão de recursos.
Além disso, essas métricas são essenciais no planejamento organizacional da empresa e no cumprimento de metas. Isso porque são esses indicadores que vão mostrar ao empreendedor se as metas e objetivos do negócio estão sendo cumpridos dentro do prazo e se as atividades da companhia estão sendo lucrativas.
Ou seja, ter um negócio online e não aderir aos indicadores financeiros no cotidiano, pode significar um grande equívoco. Sem essas ferramentas, as empresas podem desperdiçar empreendimentos e obter grandes prejuízos. É preciso ficar atento!
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