Qual a importância da Black Friday para o varejo e comércio eletrônico brasileiros?
Por ser um evento que já está no “radar” da maioria dos consumidores, a cada ano aumenta a expectativa de crescimento no faturamento. Em 2015, por exemplo, a data foi responsável por atrair cifras bilionárias para o varejo nacional.
Quer entender melhor o evento e colocar o seu ecommerce para vender mais na Black Friday? Então continue com a gente!
A partir de setembro daremos início a uma série especial de conteúdos sobre a Black Friday. Nosso texto de hoje, o primeiro da série, buscou por 6 números bastante convincentes sobre a data. Confira!
Em 2015, uma pesquisa divulgada pelo Google previa faturamento entre R$1,5 bilhão e R$1,9 bilhão do varejo brasileiro durante a Black Friday.
Os números acabaram atingindo R$1,5 bilhão, um recorde de faturamento.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?
Se quisermos entender a importância da Black Friday para o ecommerce brasileiro, um número interessante a ser analisado é o ticket médio das compras nessa data.
Como a Black Friday já é considerada legítima pelo consumidor, muitos deles planejam seus orçamentos de modo a estarem com algum dinheiro disponível neste dia específico.
Sendo assim, desde 2014 o ticket médio da Black Friday já ultrapassava os R$500.
Desde 2014, mais de 80% dos consumidores que compraram na Black Friday afirmam que pretendem comprar novamente na data do próximo ano.
Isso indica um aumento da segurança do consumidor quanto às “Black Fraudes” que deturpavam o mercado em anos anteriores.
Segundo o Google, em 2015, os “grandes players” como “Netshoes” e “Americanas”, por exemplo, já estariam perdendo até 300 mil usuários por hora por conta de problemas técnicos em seus respectivos sites.
Isso, além de representar R$1,5 milhão a menos de faturamento a cada 60 minutos, também aumenta as chances de venda para pequenos e médios ecommerces.
Na mesma pesquisa do Google, divulgada em 2015, apenas 38% dos brasileiros conheciam a Black Friday.
Isso indica que, com o passar dos anos, a tendência é que haja uma “explosão” de consumo nas próximas datas.
Como já dissemos, a Black Friday entrou de vez no “radar” do consumidor brasileiro. Em 2015, cerca de 63% dos pesquisados pelo Google pretendiam gastar mais de R$200 durante o evento.
Veja mais: Como começar o seu ecommerce do zero?
Agora que você já entendeu a importância da Black Friday, chegou a hora de preparar-se para a data.
Pensando nisso, Bruno de Oliveira, um dos maiores experts do país em comércio eletrônico, está preparando o Workshop Black Friday, evento que mostrará tudo sobre como vender MUITO durante a Black Friday!
Ficou interessado? Então curta a nossa fanpage no Facebook e fique por dentro da divulgação das datas!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…