Caso de sucesso

Ideia inovadora faz investimento de 500 reais se tornar 50 mil

Para começar a vender online, não é necessário ter muito dinheiro. Inclusive, essa é uma oportunidade incrível para gerar a renda extra que está buscando – ou até mesmo fazê-la se tornar a renda principal. Para isso, os únicos requisitos são: foco, estratégia e vontade de vencer. Conheça a ideia inovadora do empresário Josué Aragão Junior, que investiu 500 reais e montou um Ecommerce com previsão de faturamento de R$50 mil no primeiro ano do negócio.

A ideia inovadora

Grande parte dos empreendimentos começa por identificar uma necessidade no mercado. Esse foi o caso de Josué, criador da Nova Fiti. No fim de 2017, ele começou a pesquisar uma bicicleta elétrica com um design diferenciado.

Procurando no mercado brasileiro, constatou que o preço das bikes era de mais de R$6 mil, além de nenhuma se enquadrar no seu gosto pessoal. Ele queria uma bicicleta mais robusta, mais resistente e que desse a sensação de pilotar uma moto.

Josué, então, decidiu buscar no mercado dos Estados Unidos, que tem muito mais opções. Lá, ele encontrou o modelo Super 73. A bicicleta elétrica atendia todas as necessidades do empresário, era exatamente o que ele buscava.

Entretanto, o preço era de quase 3 mil dólares, muito acima do que ele gastaria para comprar uma motocicleta nova no Brasil. Além disso, a empresa não trabalha com importação para a América do Sul.

Foi aí que o empresário decidiu contratar um engenheiro projetista freelancer no site GetNinjas para criar um projeto de bicicleta similar ao modelo Super 73 americano.

O material foi desenvolvido pelos dois, levando em consideração todas as peças necessárias para a montagem de uma bicicleta elétrica, incluindo onde encontrar fornecedores e o passo a passo para construir o veículo.

Ao final do processo, Josué tinha em mãos um manual de como montar sua bicicleta. Comprando as peças no varejo, ele pagaria cerca de R$4 mil (mais os R500 do projeto) para ter a bike que queria.

Ao perceber como o projeto foi proveitoso, surgiu a ideia inovadora: se ele teve essa dificuldade em encontrar a bike ideal, muitas outras pessoas poderiam estar passando pelo mesmo problema.

Entretanto, comercializar bicicletas elétricas estava fora de questão, pois o investimento inicial seria alto e ele não teria onde montar seu estoque. A solução foi comercializar apenas o manual, no formato digital, para que ciclistas do Brasil inteiro pudessem ter a experiência de montar sua própria bike.

As vendas começaram em janeiro de 2018.

A estratégia

Para criar uma empresa de sucesso, não basta ter uma ideia inovadora. É necessário criar um modelo de negócios viável. O empresário seguiu a estratégia do curso Ecommerce do Zero à risca para obter resultados significativos.

Começou validando seu modelo de negócios, com o projeto à venda no Mercado Livre. O preço do manual digital de como montar a bicicleta elétrica custa R$69 e inclui também o contato com dos fornecedores e dicas de personalização (motores, quadros, rodas, etc.).

Para vender pelo Mercado Livre, ele criou títulos otimizados para SEO, usou fotos do projeto e da bicicleta finalizada, além de escrever respostas para perguntas frequentes na descrição.

Tudo isso foi fundamental para passar a segurança necessária aos clientes, trazendo as primeiras vendas. Rapidamente, ele viu que existe uma demanda real pelo produto. Em menos de seis meses, seu faturamento chegou a R$20 mil. Nada mau para quem investiu apenas R500, não é mesmo?

Leia mais: 6 Segredos para aumentar as vendas no Mercado Livre

Cross Selling

O que é cross selling

Cross Selling é a técnica de vendas que visa persuadir os clientes a comprarem mais de um produto. Isto pode ser por comodidade ou por serem impactados por promoções. Ao usar o cross selling, empresas conseguem aumentar seu tíquete médio de forma considerável.

Como o cross selling mudou a empresa de patamar

Para o projeto da Nova Fiti, a técnica de cross selling foi fundamental para aumentar o faturamento e tornar a empresa ainda mais rentável. Depois de ter seu modelo de negócios validado, foi constatado que os clientes, apesar de satisfeitos, ainda tinham uma objeção principal: comprar as peças separadamente.

Para suprir essa demanda, a empresa fez contato com os fornecedores e negociou para tornar a operação ainda mais completa. Com tudo isso encaminhado, Josué criou uma loja virtual simples, onde pode vender tanto os projetos quanto as peças necessárias para a construção.

Agora a empresa vende tudo que o cliente necessita para montar sua própria bicicleta elétrica. Isso aumentou o índice de satisfação, trouxe comodidade ao consumidor e, de quebra, fez o tíquete médio saltar de menos de R$70 para mais de R$760.

Além do aumento expressivo, uma das grandes vantagens do modelo de negócios é continuar a trabalhar sem estoque, uma vez que a loja virtual compra diretamente com o fornecedor e solicita a entrega na casa do comprador.

Previsão para o futuro

A ideia inovadora começou de forma despretensiosa. No entanto, agora que Josué identificou que há um mercado interessado em seu projeto, novas estratégias foram traçadas para aumentar as vendas.

A ideia é continuar a buscar opções de fornecedores e abaixar o custo de compra das peças, aumentando a margem de lucro do negócio.

Na conta do Mercado Livre, onde também vende camisas térmicas, o objetivo é aproveitar a reputação e a relevância criadas pela venda dos projetos para inserir novos produtos.

Dessa forma, a empresa não corre o risco de quebrar se a demanda por bicicletas elétricas diminuir ao longo do tempo.

Reduzir custos, buscar novos parceiros e diversificar os investimentos de forma calculada são as principais estratégias para o futuro da Nova Fiti, que tem previsão de faturamento de R$50 mil até o fim de 2018.

Como levar uma ideia inovadora ao sucesso

Como fica claro no projeto da bicicleta elétrica, empreender online não é sinônimo de grandes investimentos.

Uma ideia inovadora pode te levar rapidamente a grandes resultados. Basta traçar estratégias bem elaboradas e desenvolver um plano de negócios viável para a sua realidade.

Outro ponto muito importante para execução desse projeto, foi o canal de vendas correto.

O Mercado Livre possui alto volume de visitas, são mais de 34 milhões de clientes ativos, o que proporciona um tráfego altamente engajado em busca de novos produtos.

Se, assim como Josué, você deseja aproveitar o poder dessa ferramenta para alavancar seus ganhos, você precisa conhecer o Método Mercado Livre do Zero.

Nele, Bruno de Oliveira, reuniu todo passo a passo necessário para sair do ZERO ao nível Mercado Líder, em apenas 6 meses.

Para receber mais informações, acesse agora mesmo o Grupo de Whatsapp Exclusivo para o Treinamento Mercado Livre do Zero.

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