Grupo Soma Tem Alta no Ecommerce de 152,8% no 4º Tri

Última atualização em 19 de março de 2021 por Juliana Santos

O Grupo Soma acabou de anunciar seu balanço referente ao 4º trimestre de 2020 e os resultados são positivos em diversos sentidos, inclusive no que diz respeito às vendas online da companhia.

Mesmo que a empresa tenha fechado o ano com uma queda nos lucros, como você verá adiante, o balanço apresenta números positivos na hora de se avaliar o desempenho geral do Grupo Soma durante o ano de 2020…

Neste artigo você vai saber quais foram os números da companhia no 4º trimestre e também vai conhecer as suas principais estratégias para crescer no mercado de varejo. Acompanhe!

(Imagem: Divulgação)

Lucro Líquido do Grupo Soma tem Alta de 3,1% no 4º Tri 

O Grupo Soma divulgou em seu balanço trimestral que atingiu um lucro líquido de R$39,9 milhões

Por outro lado, a empresa teve um prejuízo de R$ 69,7 milhões, revertendo o lucro de R$ 126,8 milhões obtido no ano anterior.

Além disso, a receita bruta da empresa bateu recorde de vendas, somando R$555,4 milhões. Ou seja, um crescimento de 23,4% em relação a 2019. 

E os resultados positivos do balanço Grupo Soma continuaram…

A receita líquida do período foi de R$474,9 milhões, um aumento de 28,8% em relação ao mesmo período de 2019. No total acumulado do ano, houve uma queda de 4,6%, chegando a R$1.243,8 milhões

O documento também mostra que o Grupo Soma atingiu um lucro bruto de R$303 milhões, representando uma alta de 21,4%.

Além disso, o Ebitida (que é o lucro antes de impostos e amortizações) ajustado chegou a R$67,9 milhões entre outubro e dezembro, o que simboliza uma alta de 9,2% frente aos R$ 62,2 milhões computados no mesmo período do ano anterior…

(Imagem: Balanço Grupo Soma)

Sendo assim, apesar do prejuízo, dá para notar que o Grupo Soma atingiu números positivos em meio às restrições impostas pela pandemia… 

Mas e as vendas online da companhia, será que foram expressivas?

Ecommerce do Grupo Soma se Manteve em Alta

Nas plataformas digitais, a empresa conseguiu obter um lucro de R$209,3 milhões durante o 4º trimestre, marcando um aumento de 152,8% em relação ao mesmo período de 2019…

E a receita atingiu a quantia de R$209,3 milhões e marcando uma alta de 152,8%.

Além disso, o número de clientes ativos no Ecommerce também aumentou em 96,5%. Com esse aumento, o share da base online já chega a 62,5% da base ativa total…

E o alto desempenho durante todo o ano fez com que a empresa chegasse a 1,1 milhão de clientes no final do ano. 

As datas comemorativas do final de ano, como Black Friday, Natal e Ano Novo, impulsionaram as vendas do Grupo Soma no Ecommerce…

De acordo com o documento, a Black Friday e o Natal tiveram picos de vendas, o que fez com que a empresa investisse ainda mais na experiência do cliente… 

(Imagem: Balanço Grupo Soma)

E isso é muito importante, já que a boa experiência de compra é o que faz o cliente voltar a comprar na empresa. 

Ainda segundo o documento, outra aposta que deu certo para o Grupo Soma foi investir no atendimento ao cliente por meio do Whatsapp Boot, medida que representou mais de 60% das chamadas recebidas. 

Dessa forma, os resultados referentes às vendas onlines do Grupo Soma não mentem: a companhia tem feito esforços para conter o impacto negativo da pandemia e, claro, também continuar crescendo no âmbito digital…

A empresa não quer perder nenhuma oportunidade de venda e lançou diversas estratégias ao longo do ano nesse sentido…

Últimas Ações da Empresa

No ano passado, o Grupo Soma fez sua estreia na Bolsa de Valores do Brasil com uma oferta que levantou o montante de R$1,82 bilhões…

Para seu IPO, o Grupo Soma tinha os seguintes objetivos:

  • Aquisição de novas marcas;
  • Pagamento de dividendos referentes a exercícios sociais anteriores;
  • Amortização ou liquidação – conforme o caso – de dívidas;
  • Investimentos em tecnologia e Omnichannel;
  • Abertura de novas lojas físicas e modernização e retrofit de suas lojas atuais. 

Além disso, em outubro, a companhia também realizou a aquisição da marca NV, da empresária Nati Vozza.  

Para você ter uma ideia, a NV teve um faturamento de R$157 milhões no ano passado, atingindo um crescimento de 62,2% em relação a 2019…

Portanto, é inegável que o Grupo Soma reforçou sua forte presença no Ecommerce durante o 4º trimestre. E o plano de ação da empresa em focar no digital ao longo do ano trouxe bons resultados em meio à pandemia.

Então, gostou das nossas dicas? Inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter para receber mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.