GPA Lança Marketplace e Faz Fortes Investimentos em Logística

Última atualização em 19 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) quer mesmo estar na liderança quando o assunto é a venda em supermercados online. Enquanto todo o setor cresce de forma avassaladora, a tradicional rede de supermercados não perde tempo: não só abre um marketplace próprio, como também investe pesado em logística de entrega. 

Para você ter uma ideia, o foco em crescer no Ecommerce está tão forte, que o GPA quer chegar a simplesmente 20 mil itens à venda em seu marketplace até a Black Friday

Ou seja: a rede de supermercados não quer perder nenhuma oportunidade de venda em meio a forte alta do Ecommerce dos últimos meses

A ideia é vender mais e se manter na liderança!

Acompanhe os próximos tópicos para entender tudo isso em detalhes…

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(Imagem: Divulgação Grupo Pão de Açúcar)

Agora o GPA Tem um Marketplace Próprio

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), dono das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, anunciou recentemente a abertura de um marketplace próprio…

E, entre as categorias escolhidas nesse início de operação, estão as que incluem vinhos, brinquedos e produtos para animais domésticos.

Na verdade, é a rede Pão de Açúcar que vai ter mais este foco. O Extra, por sua vez, venderá produtos mais variados, como pneus, alimentos, colchões etc. 

Nesse sentido, o GPA já conta com parceiros de peso, como Lego, Ri Happy, Spicy, Cobasi e vários outros…

Assim, o grupo passará a disponibilizar cerca de 30 mil itens em 3 meses, com expectativa de atingir 400 mil no ano que vem…

De acordo com Rodrigo Pimentel, diretor do comércio eletrônico da companhia, o diferencial do marketplace do PGA está na frequência com que os consumidores fazem compras:

“O marketplace já nasce recebendo visitantes de maneira frequente e recorrente. Os vendedores já são impactados por um cliente qualificado e que retorna com frequência à plataforma”, afirma.

E talvez isso realmente faça a diferença…

Hoje, o GPA possui 240 milhões de visitas anuais em suas plataformas digitais

E mais:

O setor de alimentos foi um dos mais atingidos positivamente pela pandemia…

E, para se destacar dos demais, o GPA aposta não só na entrega de produtos individuais, mas em kits e cestas completas. Isso, de acordo com a companhia, é algo que não são todos os marketplaces que fazem. 

Sendo assim, diante de tanto inovação, o grupo acaba reforçando seu interesse em expandir seu alcance no digital, claro…

Mas, junto a isso, surgem questões que também exigem atenção da companhia, como a logística, por exemplo. 

Como dar conta do aumento da demanda sem aprimorar os serviços de entrega? Não tem jeito: é preciso investir!

Aposta em uma Logistica Forte é o Foco do GPA Brasil

Hoje, a empresa GPA já conta com mais de 100 vendedores cadastrados e está em negociação com mais de 170 novos vendedores…

E a tendência é que esse número cresça ainda mais…

Assim, para atender toda essa demanda, o grupo teve que fazer fortes investimentos para ampliar sua estrutura de logística para distribuição de produtos. 

Nos últimos meses, o GPA inaugurou um novo centro de distribuição em São Paulo, e um minicentro no Rio de Janeiro…

Só essas duas iniciativas foram o bastante para dobrar a capacidade de logística da companhia

Mas não só isso…

O Grupo Pão de Açúcar também abriu CDs em Brasília e em Pernambuco. Tudo isso para cobrir o aumento de 564% nos pedidos realizados no Nordeste.

Além disso, hoje a companhia conta com cerca de 295 unidades operando na modalidade de “retirada na loja”, o que, de certa forma, amplia ainda mais as condições e facilidades de compras feitas pela internet.

Algo importante a se deixar claro é que GPA não é líder isolado no setor de varejo alimentício…

Outra rede de supermercados está na cola do grupo, e vem fazendo fortes esforços para aumentar sua participação no mercado…

Forte Concorrência?

Um dos principais concorrentes do Grupo Pão de Açúcar é o Carrefour

Em agosto, a rede francesa de supermercados informou o interesse em lançar uma nova plataforma de Ecommerce.

E, no 3º trimestre deste ano, o Carrefour atingiu um GMV (volume bruto de mercadorias no Ecommerce) de R$ 895 milhões

Um excelente número, mas o suficiente para ultrapassar o Grupo Pão de Açúcar?

Talvez…

Apesar de o Grupo Pão de Açúcar não divulgar seu GMV trimestral, a companhia projeta alcançar cerca de R$ 1 bilhão a R$ 1,2 bilhão nessas vendas brutas. 

Além disso, no que diz respeito às vendas online, o grupo tem saído na frente do Carrefour há algum bom tempo…

Assim, querendo ou não, é preciso deixar claro que, sim, a concorrência está acirrada

Mas, pelo menos no que diz respeito às últimas iniciativas de criação de marketplace e investimento em logística, o PGA saí na frente…

E se consolida como mais um novo e promissor canal de vendas para os empreendedores do setor. 

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