Não há como fugir: quem trabalha com vendas online precisa estar sempre atento às tendências e acompanhar as novidades do setor para aprimorar suas estratégias de marketing digital. Só que nem sempre isso é uma tarefa fácil para os empresários… Mas boa notícia é que o Google Trends é uma excelente ferramenta para ajudar nesse sentido.
Se você deseja saber sobre o que o seu público está pesquisando na internet, esse serviço gratuito do Google permite que você acompanhe e descubra as principais tendências relacionadas a um termo ou palavra-chave em específico.
Além disso, com a ferramenta, você ainda pode acompanhar o nível de busca de um termo na internet e outras pesquisas relacionadas. Interessante, não é mesmo?
Acompanhe esse artigo para entender melhor sobre o Google Trends e como implementar essa ferramenta no seu negócio. Confira!
O Google Trends funciona como uma ferramenta que exibe assuntos e palavras-chaves mais buscadas pelos usuários através da base de dados do Google, permitindo o acompanhamento de sua evolução ao longo do tempo…
Para ficar ainda mais claro, basta saber que Trends, em inglês, significa tendência. Ou seja, o serviço te permite saber na prática o que está em alta entre as buscas online das pessoas.
Além disso, o serviço ainda possibilita fazer comparações entre diferentes termos, além de informar em quais regiões eles estão sendo mais buscados…
E ainda é possível refinar os resultados da pesquisa entre:
Resumindo, o Google Trends funciona como uma grande ferramenta de busca do que é mais pesquisado na internet, algo extremamente valioso para quem vende online, como vamos explicar em mais detalhes adiante…
Por ora, como será que a ferramenta do Google funciona na prática? Vamos te mostrar a seguir…
Quando você acessa a página inicial da ferramenta e faz uma pesquisa por um determinado termo, a ferramenta gera um gráfico com a variação dos números de busca sobre aquele assunto ao longo do tempo…
E indica o nível de interesse do público pelo assunto:
Ou seja: não há processos demorados ou detalhes complexos na hora da pesquisa… É um serviço rápido, prático e fácil de utilizar.
Diante disso, fica nítido que o Google Trends é uma ferramenta importante para analisar o que está em alta… Mas, para encerrar este artigo, não dá para deixar de responder a seguinte pergunta: será que vale a pena usar o Google Trends nos negócios?
Como vimos, o Google Trends é uma ferramenta poderosa para direcionar as ações de marketing digital do seu negócio. Isto é, sabendo o que as pessoas estão buscando, você pode produzir conteúdos que, naturalmente, tem forte potencial para chamar a atenção dos seus clientes…
E isso é extremamente importante para quem vende online, pois abordando assuntos em alta, você pode gerar mais tráfego para o seu site e para as redes sociais da sua empresa, por exemplo.
O Instagram hoje tem um potencial de vendas absurdo, contando com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, segundo relatório da Socialbakers. É um canal perfeito para utilizar as estratégias certas e alavancar de uma vez por todas as vendas da sua empresa…
E o Google Trends pode te ajudar na seleção dos assuntos a serem abordados por lá, claro!
Portanto, se você ainda não utiliza o serviço gratuito do Google, pense em fazer isso o mais rápido possível. Hoje, as vendas online estão crescendo de forma avassaladora e quanto mais ferramentas você tiver à sua disposição para aprimorar suas estratégias, mais chances você tem de vender!
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…