Mercado de Ecommerce

Google Trends: Como a Ferramenta Pode Ajudar no Seu Negócio?

Não há como fugir: quem trabalha com vendas online precisa estar sempre atento às tendências e acompanhar as novidades do setor para aprimorar suas estratégias de marketing digital. Só que nem sempre isso é uma tarefa fácil para os empresários… Mas boa notícia é que o Google Trends é uma excelente ferramenta para ajudar nesse sentido.

Se você deseja saber sobre o que o seu público está pesquisando na internet, esse serviço gratuito do Google permite que você acompanhe e descubra as principais tendências relacionadas a um termo ou palavra-chave em específico. 

Além disso, com a ferramenta, você ainda pode acompanhar o nível de busca de um termo na internet e outras pesquisas relacionadas. Interessante, não é mesmo?

Acompanhe esse artigo para entender melhor sobre o Google Trends e como implementar essa ferramenta no seu negócio. Confira!

Imagem: Freepik

O que é o Google Trends?

O Google Trends funciona como uma ferramenta que exibe assuntos e palavras-chaves mais buscadas pelos usuários através da base de dados do Google, permitindo o acompanhamento de sua evolução ao longo do tempo…

Para ficar ainda mais claro, basta saber que Trends, em inglês, significa tendência. Ou seja, o serviço te permite saber na prática o que está em alta entre as buscas online das pessoas.  

Além disso, o serviço ainda possibilita fazer comparações entre diferentes termos, além de informar em quais regiões eles estão sendo mais buscados…  

E ainda é possível refinar os resultados da pesquisa entre:

  • País;
  • Tempo: hora, dia, semana, mês e ano;
  • Categoria: Finanças ou Tecnologia, por exemplo;
  • Tipo de Busca: web, imagens, notícias, compras ou pesquisa do Youtube.

Resumindo, o Google Trends funciona como uma grande ferramenta de busca do que é mais pesquisado na internet, algo extremamente valioso para quem vende online, como vamos explicar em mais detalhes adiante…

Por ora, como será que a ferramenta do Google funciona na prática? Vamos te mostrar a seguir…

Como Funciona o Google Trends

Quando você acessa a página inicial da ferramenta e faz uma  pesquisa por um determinado termo, a ferramenta gera um gráfico com a variação dos números de busca sobre aquele assunto ao longo do tempo…

E indica o nível de interesse do público pelo assunto:

(Imagem: Google Trends)
(Imagem: Google Trends)
(Imagem: Google Trends)

Ou seja: não há processos demorados ou detalhes complexos na hora da pesquisa… É um serviço rápido, prático e fácil de utilizar.

Diante disso, fica nítido que o Google Trends é uma ferramenta importante para analisar o que está em alta… Mas, para encerrar este artigo, não dá para deixar de responder a seguinte pergunta: será que vale a pena usar o Google Trends nos negócios?

Por que Utilizar o Google Trends nas Estratégias da Sua Empresa?

Como vimos, o Google Trends é uma ferramenta poderosa para direcionar as ações de marketing digital do seu negócio. Isto é, sabendo o que as pessoas estão buscando, você pode produzir conteúdos que, naturalmente, tem forte potencial para chamar a atenção dos seus clientes…

E isso é extremamente importante para quem vende online, pois abordando assuntos em alta, você pode gerar mais tráfego para o seu site e para as redes sociais da sua empresa, por exemplo.

O Instagram hoje tem um potencial de vendas absurdo, contando com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, segundo relatório da Socialbakers. É um canal perfeito para utilizar as estratégias certas e alavancar de uma vez por todas as vendas da sua empresa…

E o Google Trends pode te ajudar na seleção dos assuntos a serem abordados por lá, claro!

Portanto, se você ainda não utiliza o serviço gratuito do Google, pense em fazer isso o mais rápido possível. Hoje, as vendas online estão crescendo de forma avassaladora e quanto mais ferramentas você tiver à sua disposição para aprimorar suas estratégias, mais chances você tem de vender!

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo. 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago