Mercado de Ecommerce

Estudo da Google Revela Mudanças nos Lares Durante a Pandemia

Que os hábitos dos consumidores se alteram constantemente, você já sabe. Mas foi durante a pandemia do coronavírus que tais comportamentos se transformaram. Principalmente no que diz respeito às mudanças nos lares brasileiros e nos hábitos de compra.

Prova disso foi um estudo realizado recentemente pela Google que conduziu pesquisas e analisou dados de buscas em seu portal e no YouTube em mais de 100 categorias dentro do universo de casa. Entenda mais detalhes a seguir…

(Imagem: Pexels)

Dados da Google Mostram Revolução nos Lares na Pandemia

A Google, em parceria com a Consumoteca, consultoria especializada no comportamento do consumidor, acompanhou 20 lares durante uma semana nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza. Assim, foram analisadas remotamente a rotina de pessoas de diferentes classes sociais e com diferentes formações familiares.

Diante disso, o levantamento revelou que os brasileiros passaram a se importar mais com suas casas durante o período de isolamento e que essa é uma tendência que ainda está em crescimento.

Para você ter uma ideia, 57% dos entrevistados afirmam que, mesmo quando a pandemia acabar, a casa seguirá sendo uma prioridade e que continuarão realizando investimentos no ambiente. A pesquisa da Google mostrou que as principais motivações de compras para casa são:

  • Funcionalidade: itens que se tornaram essenciais nas novas configurações de rotinas e usos da casa;
  • Conforto: necessidade de se sentir bem em casa;
  • Performance: compensar de alguma forma as experiências que antes eram vividas fora de casa;
  • Inovação: desejo por novidades.

Nesse contexto, os empreendedores do ramo de decoração, móveis e utilidades do lar precisam ficar mais atentos às mudanças no estilo de vida dos consumidores. Principalmente quando é necessário decidir o sortimento de produtos a ser comercializado.

Como a Mudança de Comportamento Afeta os Lojistas

Toda essa mudança nos lares dos brasileiros impacta diretamente o mercado de Ecommerce. Prova disso é o que apresenta o relatório Webshoppers 44, realizado pela Ebit | Nielsen em parceria com o Banco Bexs: o segmento de Casa e Decoração disparou 155% em vendas e 67% no volume de pedidos no 1º semestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Dessa forma, é perceptível que a pandemia impulsionou a preferência dos consumidores em realizar compras online, principalmente de produtos como móveis. Um exemplo disso é que as buscas por sofás confortáveis cresceram 29%, enquanto pesquisas por móveis modulares aumentaram 37%, segundo levantamento da Google.

Um caso de sucesso é o do MadeiraMadeira, um marketplace de móveis e de itens  do segmento de Casa e Decoração, que alcançou resultados satisfatórios nos últimos meses.

Além da empresa receber um aporte de quase US$ 200 milhões e ter se transformado em empresa unicórnio, o MadeiraMadeira também lançou uma marca própria na tentativa de expandir ainda mais seus negócios.

Sendo assim, os varejistas não somente podem como devem investir nesse setor que apresenta um crescimento significativo…

Conheça as Oportunidades Para os Empreendedores de Decor e Utilidades

Tendo em vista o contexto apresentado no relatório feito pela Google, os lojistas precisam agir de forma estratégica nas operações de negócio

Ou seja, é importante tomar decisões a respeito do seu empreendimento que aproveitem tanto a alta demanda por produtos do segmento de Casa e Decoração quanto às mudanças que tem acontecido na vida dos brasileiros em decorrência da pandemia.

Para isso, é importante  realizar promoções ou até mesmo oferecer descontos aos consumidores sem causar prejuízos que afetem o faturamento do negócio. Medidas como essas podem ser cruciais para atrair ainda mais os clientes em meio a alta do segmento e do próprio Ecommerce

Por falar em Ecommerce, o setor continua sendo promissor e tende a continuar crescendo nos próximos anos. Para você ter uma ideia, a Adobe lançou o relatório 2021 Holiday Shopping que mostra que é esperado que as compras online alcancem a marca de US$ 910 bilhões mundialmente, de novembro a dezembro deste ano. 

Então, é importante  acompanhar o mercado constantemente e estar informado quanto aos novos hábitos dos consumidores.

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

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Ana Júlia Parreira

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