Última atualização em 9 de julho de 2021 por Maria Alice Medeiros
Quem empreende no Ecommerce certamente já ouviu falar sobre o Google Meu Negócio. A ferramenta disponibilizada pelo Google permite que o empresário crie o perfil de sua lojas para aparecer nas pesquisas do Google e também no Google Maps.
O recurso é muito interessante para divulgar os empreendimentos de forma gratuita, atrair mais clientes com as informações e fotos, além de também passar mais segurança, uma vez que é uma empresa cadastrada e que aparece nas pesquisas do Google.
Mas, apesar de suas excelentes vantagens, muitos empreendedores ainda não sabem como usar o Google Meu Negócio ou não entendem todas as funcionalidades que essa ferramenta apresenta…
Se você é um deles, não se preocupe!
Neste artigo você vai entender TUDO sobre a ferramenta e o passo a passo para criar seu cadastro no Google Meu Negócio. Acompanhe!
O que é Google Meu Negócio?
Criado em 2014, o Google Meu Negócio (ou Google My Business, em inglês) é um recurso que permite com que as empresas se conectem com os consumidores e potenciais clientes por meio das buscas do Google e no Google Maps.
O grande objetivo da plataforma é dar a oportunidade das lojas se apresentarem como uma opção para os consumidores, mostrando todas as suas informações mais relevantes aos usuários, como vamos mostrar em mais detalhes adiante no artigo…
Por enquanto, quais são e como funcionam essas funcionalidades oferecidas pelo Google Meu Negócio na prática…
Google Meu Negócio: Como Funciona?
Já que a grande funcionalidade do Google Meu Negócio é fazer com que a sua empresa seja encontrada pelas pessoas que buscam produtos e serviços nas pesquisas feitas no Google, você pode inserir diversas informações importantes sobre o seu negócio, contar sua história, além de:
- Informar dados de contato da sua empresa, como telefone, site, e-mail e endereço, caso possua uma loja física;
- Mostrar aos seus clientes fotos da sua empresa;
- Inserir a localização da sua empresa no google maps para que os consumidores saibam onde é o seu negócio;
- Informar o horário de funcionamento da sua empresa;
- Compartilhar os perfis da sua empresa das redes sociais e outros canais;
- Expor os comentários e as avaliações dos clientes.
Com isso, fica claro que essas informações expostas no Google Meu Negócio são extremamente valiosas para os seus consumidores na hora da pesquisa. Principalmente porque será através delas que eles terão interesse no seu empreendimento…
E os dados da sua empresa podem aparecer para os clientes quando eles fizerem as seguintes ações de pesquisa no google:
- Pesquisa por um tipo de empresa sem apontar o endereço;
- Pesquisa por localização do estabelecimento;
- Pesquisa detalhada com o nome da empresa.
Sendo assim, se você ficou interessado na plataforma, vamos te mostrar como criar sua conta no Google Meu Negócio…
Como Fazer o Cadastro no Google Meu Negócio
Crie o seu Login
O primeiro passo para fazer o seu cadastro no Google Meu Negócio é entrar na página inicial do Google Meu Negócio e clicar em “Fazer Login”.
Depois disso, você será direcionado para encontrar sua empresa no Google, caso ela não esteja, clique em “Inclua sua empresa no Google”.
Preenche as Informações da Sua Empresa
Nesta etapa você vai informar o nome da sua empresa e escolher a melhor categoria que ela se encaixa, como Loja de Camisetas, Loja de Acessórios etc.
Caso possua um ponto físico da sua loja, você pode marcar o local para que os clientes achem no Google Maps e nas pesquisas.
Forneça Informações de Contato
Agora é a hora de informar onde você atende os seus clientes. Ou seja, qual estado e cidade a sua loja está.
Também dá para exibir para os seus consumidores o número de telefone da sua empresa e a URL do seu site…
Assim, depois de concluir essa etapa, você pode optar por receber atualizações e recomendações do Google para a sua empresa.
Confirme o Endereço de Correspondência
O próximo passo é confirmar o endereço de correspondência do seu negócio. As informações não ficam visíveis para os clientes no Google e você terá que adicionar alguns dados como bairro, cidade, estado, cep etc.
Informe o Horário de Funcionamento
Para dar mais informações sobre o seu estabelecimento aos consumidores, será necessário informar quando a sua loja estará aberta…
Nessa parte, você tem a opção de escolher os dias de semana em que o seu estabelecimento funciona e os dias em que está fechado.
Feito isso, há opção de permitir que os clientes enviem mensagens para a sua loja.
Faça uma Descrição Chamativa
Para se destacar dos demais concorrentes no google, você terá que chamar a atenção do cliente através da descrição da sua empresa. Fale um pouco sobre o seu negócio, conte a sua história… Isso gera proximidade com os clientes, atraindo atenção e o interesse para clicarem na sua loja.
Saiba que quanto mais informações você disponibilizar, mais confiantes eles se sentirão para escolher a sua empresa na hora da compra!
Adicione Fotos
Etapa crucial para criar sua conta no Google Meu Negócio é inserir fotos dos seus produtos e também mostrar imagens de como é sua empresa por dentro.
Nessa etapa, opte por tirar fotos com qualidade e profissionalismo. Lembre-se que essa será a sua grande vitrine no Google e as fotos precisam ser atrativas para que os clientes se interessem…
E isso vale para qualquer segmento de vendas, como o de roupas, por exemplo.
O meio digital é extremamente visual, por isso tenha essa ideia em mente na hora de tirar suas fotos. Uma dica é investir em uma boa iluminação, atenção ao foco e ao enquadramento… Tudo para destacar seus produtos ainda mais!
Concluiu todas essas etapas? Ótimo! Agora, a sua loja já está inserida no Google Meu Negócio e pronta para ser vista pelos clientes…
Fácil, não é mesmo?
Algo importante é que dá para alterar e inserir mais informações sobre o seu estabelecimento quando quiser. Basta apenas entrar no painel principal da sua conta.
E se você já sabe como criar sua conta no Google Meu Negócio, qual o próximo passo para se destacar nessa plataforma?
O que Fazer Para se Destacar no Google Meu Negócio?
Assim como em outras plataformas, você pode usar estratégias de marketing digital para chamar a atenção dos seus clientes.
Ou seja: a ferramenta já dá o benefício de fazer sua empresa aparecer na página principal de pesquisas e no Google Maps, mas você pode fazer algumas ações para ganhar ainda mais destaque…
1. Mantenha Sempre as Suas Informações Atualizadas
É importante para o consumidor e para o seu estabelecimento que as formas de contato, por exemplo, estejam sempre atualizadas. Imagina perder um possível cliente por estar com o número de telefone antigo ou errado? Isso não seria nada bom…
Dessa forma, se atentar a atualizações no Google Meu Negócio sempre que você mudar alguma informação da sua empresa é CRUCIAL para os consumidores que estão fazendo pesquisas online, visitando a sua loja e realizando compras por lá.
2. Monitore Suas Estatísticas de Interação
Monitorar as estatísticas de como os usuários estão interagindo com a sua empresa é extremamente necessário para saber como anda o tráfego do site da sua empresa.
No seu painel de controle do Google Meu Negócio, é possível ver dados como:
- Classificação dada pelos clientes;
- Visualização, número de seguidores e cliques na empresa;
- Número de comentários.
Assim, na prática, monitorar os comentários dos clientes é algo valioso para entender o que está agradando ou não aos usuários que visitam a sua loja virtual…
Uma boa dica é estimular seus clientes a deixaram avaliações e comentários na página sempre que realizarem uma compra na sua empresa. Isso também ajuda a atrair mais consumidores.
3. Use o Google Postagens
O Google Meu Negócio também disponibiliza uma ferramenta de postagens em que você pode publicar informações dos seus produtos em formato de texto, vídeos, fotos e eventos.
As postagens da ferramenta duram apenas uma semana, por isso, é importante que você mantenha essas postagens sempre em dia.
4. Permita que os seus Consumidores Mandem Mensagens
Além de todas as outras funcionalidades, o Google Meu Negócio permite que os clientes entrem em contato com a sua empresa através de um chat online…
Essa é uma ótima oportunidade das pessoas tirarem dúvidas rápidas sobre algum produto ou serviço da sua empresa, além de também aproximar a sua relação com eles.
Para ter um melhor controle do volume de mensagens, a dica é habilitar essa ferramenta apenas nos horários comerciais da sua empresa.
Portanto, agora que você já sabe como usar o Google Meu Negócio e conhece todas as dicas para melhorar a performance da sua empresa na plataforma, aproveite essa ferramenta para divulgar ainda mais seus conteúdos na internet, atrair novos clientes e, claro, aumentar a conversão de vendas.
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