Última atualização em 27 de julho de 2021 por Maria Alice Medeiros
Se você não sabe, fique sabendo: os gatilhos mentais são ferramentas CRUCIAIS para elevar as vendas no Ecommerce e fidelizar clientes.
Muitos empreendedores ainda não sabem o que são gatilhos mentais, mas não tem jeito… Quem vende online PRECISA conhecer as vantagens dessa estratégia. Afinal são técnicas que influenciam altamente o inconsciente da clientela. E assim, impactam suas decisões de compra…
O que são Gatilhos Mentais?
Os gatilhos mentais são estímulos enviados diretamente para o cérebro dos clientes, influenciando fortemente suas escolhas…
Esse recurso é utilizado indiretamente para convencer as pessoas a comprarem algum produto ou serviço. São técnicas com alto poder de persuasão que costumam ter um efeito impactante nos consumidores…
Empresas que vendem online se dedicam a desenvolver um conteúdo de marketing digital voltado para suas personas, utilizando as mais diferentes estratégias para conquistar novos clientes…
Nem sempre os consumidores estão a fim de refletir sobre um produto, porque tomar decisões requer tempo e dedicação. Consequentemente, eles acabam realizando uma compra após ler um gatilho mental…
Por Que Gatilhos Mentais São Importantes no Ecommerce
Os gatilhos mentais para vendas são realmente poderosos. Quando essas técnicas são utilizadas do jeito certo, os empreendedores conseguem mais clientes e as vendas podem crescer rapidamente.
Contudo, vale destacar que os gatilhos mentais devem ser implementados nas páginas do seu negócio no momento certo. Não adianta simplesmente usar as técnicas sem realmente entender como elas atingem os consumidores…
É fundamental estar consciente de como usar os gatilhos mentais, bem como dos seus principais tipos existentes.
Quer conhecê-los? Veja a seguir…
Principais Tipos de Gatilhos Mentais
Existem vários tipos de gatilhos mentais. Os empreendedores devem utilizar os métodos apropriados para cada situação…
É indispensável ter em mente a reação que eles podem causar no cliente.
Ciente disso, os donos de Ecommerce identificam o tipo de gatilho mental adequado, bem como o momento de utilizá-los.
Novidade
O lançamento de um produto novo no seu Ecommece jamais pode passar despercebido. Os clientes precisam estar sempre informados sobre os produtos…
Eles devem saber quando uma nova versão de um smartphone está para ser lançada ou até mesmo uma coleção de roupas. O gatilho mental de novidade deve ser utilizado nessas ocasiões…
Informe aos clientes que um produto novo está por vir, faça divulgações em redes sociais, pré-venda ou até mesmo uma contagem regressiva.
Assim que essa novidade estiver disponível para compra na sua loja, os clientes certamente vão querer garantir o produto!
“O próximo lançamento está chegando! Acompanhe a nossa loja virtual e seja um dos primeiros clientes a garantir o nosso produto!” Simples, não é mesmo?
Urgência
O gatilho mental de urgência é um dos mais utilizados nos Ecommerces…
Ofertas relâmpagos e promoções por tempo limitado são boas oportunidades para usar gatilhos mentais de urgência…
Os clientes são estimulados a fazer uma compra porque o preço promocional não vai estar disponível nos próximos dias. Por exemplo:
“Compre AGORA! Essa oferta vai acabar em poucos minutos…”
Escassez
O gatilho mental da escassez funciona de forma parecida com o gatilho de urgência, mas com um foco diferente. O conceito de escassez está altamente relacionado aos estoques dos lojistas…
Isto é, se os produtos estão esgotando, deixe seus clientes saber disso. Os anúncios de últimas unidades costumam funcionar muito bem na hora de alavancar as vendas no Ecommerce.
Assim, os consumidores interessados em um produto ficam cientes de que as peças estão acabando e, a qualquer instante, outros compradores podem esgotar o estoque.
Avisar que há poucas unidades disponíveis gera certa “aflição” nos consumidores, fazendo com que finalizem a compra o quanto antes para garantir o produto.
Um bom exemplo é:
“Aproveite as ÚLTIMAS peças da loja! Conclua AGORA MESMO a sua compra antes que o estoque acabe!”
Exclusividade
Já pensou em disponibilizar ofertas exclusivas a um grupo de clientes? É assim que funciona o gatilho mental de exclusividade. Os consumidores amam se sentir importantes…
Experimente esse tipo de gatilho investindo em promoções voltadas para um conjunto de pessoas. Essa técnica tem tudo para aumentar ainda mais as vendas…
Afinal, todo mundo gosta de ter a sensação de que está recebendo um tratamento diferenciado!
“Essa oferta é EXCLUSIVA aos membros do grupo da loja!”
Reciprocidade
No mundo digital, nunca foi tão importante fornecer atendimento e experiências humanizadas. Demonstrar preocupação com seus clientes pode disparar as suas vendas…
O gatilho da reciprocidade é sobre cultivar um bom relacionamento com o seu consumidor… Mandar parabéns no dia do aniversário do cliente e agradecer pela compra são exemplos desse tipo de gatilho mental.
Essa técnica de persuasão também pode ser feita de outras maneiras, como oferecendo brindes ou conteúdo gratuito aos consumidores…
“Agradecemos a sua compra! Aproveite para acessar a nossa loja virtual e conferir os novos produtos!”
História
Esse gatilho mental, também chamado de storytelling, faz com que os clientes se sintam atraídos por uma compra..
A história precisa ser autêntica e ter credibilidade para estimular a curiosidade do cliente. E assim, ele consegue sentir confiança no seu negócio e também ter a visão de como um produto pode ser indispensável em sua vida.
Experimente montar uma narrativa contando sua versão dos fatos, priorizando manter o cliente interessado no conteúdo da história. Lembre-se de incluir emoções, esses fatores são indispensáveis para eles se sentirem representados.
“Conheça a história dos alunos formados em nosso curso de Ecommece… Hoje, eles estão faturando MILHÕES com o próprio negócio!
Devo Utilizar gatilhos Mentais no meu Negócio?
É essencial que os empreendedores de Ecommerce saibam o que são gatilhos mentais. Conscientes disso, fica possível utilizar essas ferramentas para conquistar cada vez mais clientes a curto e médio prazo.
A grande dúvida dos lojistas costuma ser sobre o uso dessas técnicas, ou seja, como eles podem aplicar os métodos no seu negócio…
Bom, os gatilhos mentais podem ser incluídos em conteúdos e anúncios voltados para a persona. Experimente usar esses estímulos em posts de redes sociais e na descrição dos produtos…
É importante usar esses gatilhos em todos os canais de comunicação com seus clientes….
Somente assim, é possível criar diálogos mais persuasivos, ou seja, com o poder de influenciar as decisões de compra dos clientes…
Influenciar o subconsciente das pessoas, ativando instintos emocionais, é mais fácil do que você imagina…
Se você está sempre à procura de formas inovadoras para disparar suas vendas, não perca mais tempo. Aproveite tudo que os gatilhos mentais tem a oferecer ao seu Ecommerce!
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