Quando falamos sobre fretes no ecommerce, muitos empreendedores ficam um pouco confusos com o tema: afinal, como dar frete grátis quando isso aumenta demais os custos da operação?
Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, ela provavelmente está relacionada à pergunta acima.
Como nunca falamos sobre frete por aqui, a equipe do Ecommerce de Sucesso resolveu trazer uma solução simples que você poderá utilizar para dar frete grátis sem diminuir suas margens de lucro. Continue com a gente!
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Sabe por que o assunto “frete grátis” importa tanto para o dono de uma loja virtual? Porque ele é, certamente, um dos maiores inibidores de compra que existe.
Se o cliente não está contando com aquele valor, é possível que tome um “choque” ao visualizar o frete e acabe por abandonar o carrinho.
Por outro lado, praticar o frete grátis traz custos extras para a operação. Sendo assim, quase sempre é inviável trabalhar dessa forma, certo?
Errado.
Se os seus concorrentes conseguem praticar o frete grátis, não é preciso pensar muito para saber que algo está sendo feito de modo diferente.
Por mais que você fique tentado a pensar que as mercadorias ou contratos logísticos estejam sendo negociados a preços muito mais baixos, isso geralmente não é verdade.
O que os concorrentes geralmente fazem diferente é muito simples: o frete é embutido no preço final do produto, tornando-o invisível ao consumidor.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?
A questão do frete grátis é tão séria que muitos empreendedores brasileiros acabam, simplesmente, vendendo apenas para as regiões mais próximas… Mas isso não é o mais inteligente a se fazer.
Para começar, descubra qual é o seu custo médio com fretes online. Considere as regiões mais caras, as mais baratas e chegue a uma média a partir desses valores.
Feito isso, agregue o custo médio aos produtos e pronto: o frete grátis já pode ser aplicado sem grandes mudanças em sua estrutura de custos.
Como você já deve ter visto por aí, as lojas virtuais costumam exigir um valor mínimo de compras para que o cliente tenha direito ao frete grátis.
Para chegar até esse valor mínimo em sua loja virtual, considere as seguintes perguntas:
Use a implantação do frete grátis não somente para fechar mais vendas, como também para aumentar seu ticket médio. Isso é trabalhar de forma inteligente!
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Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Então dê o play no vídeo abaixo e confira Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, falando sobre a relação “vendas x frete grátis” em lojas virtuais:
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