São muitos os fatores que contribuem para o faturamento de um Ecommerce. Bons fornecedores, produção de conteúdo relevante, até embalagens personalizadas podem atrair e conquistar mais clientes. Mas não é só isso… Apesar de muitos empreendedores acharem que não, as fotos de produtos também fazem toda a diferença.
No entanto, existem empreendedores que acreditam que boas fotos de produtos só podem ser tiradas por profissionais. O resultado disso? Preferem cortar gastos e deixar o Ecommerce sem fotos de produtos com qualidade.
Ou seja: um verdadeiro risco para quem quer alavancar as vendas do próprio negócio…
Ao longo deste artigo, vou te apresentar uma pesquisa que mostra a importância de se disponibilizar boas imagens para os produtos, e como fazer para tirar excelentes fotos de mercadorias. Dá só uma olhada.
De acordo com pesquisa divulgada pelo Neotrust/Compre & Confie, as empresas que disponibilizam mais fotos de produtos acabam liderando em termos de faturamento.
Para você ter uma ideia, as marcas top 20 em faturamento possuem cerca de 2,57 imagens por página de produto, uma média 32% maior do que a média do segmento.
O gráfico abaixo mostra bem isso:
O fato é que fotos de produtos com uma qualidade ruim podem fazer os clientes desistam de comprar, o que nenhum empresário deseja, certo?
Então, a saída é apostar em imagens de boa qualidade, nas quais os consumidores podem analisar os detalhes dos produtos, desde cores, proporção até aspectos sobre o material das mercadorias…
Mas como fazer isso? É o que explico a seguir.
Não dá para ignorar o potencial que as fotos de produtos tem na hora de o cliente decidir se concluirá ou não uma compra…
Entretanto, muitos empreendedores ainda enxergam isso como uma grande dificuldade, achando que é preciso contratar profissionais para fazer as imagens dos produtos de seu Ecommerce.
Tudo bem, não tem jeito… Algumas vezes a contratação de um fotógrafo acaba sendo imprescindível. Mas isso não significa que, em muitos outros casos, você mesmo não pode fazer as imagens das suas mercadorias.
Para te ajudar nessa missão, listamos 5 dicas para você fazer fotos de produtos e vender mais. Veja:
O fundo branco e liso ajuda a destacar os produtos, evitando que a imagem fique poluída. Além disso, auxilia na tarefa de manter o consumidor focado na mercadoria em si, sem que ele se distraia com qualquer outro aspecto de toda a imagem e não efetue a compra, por exemplo.
Assim, as fotos de produtos com o fundo branco criam um padrão para todo o site e também transmitem profissionalismo para o Ecommerce.
Uma boa opção também pode ser utilizar uma caixa para tirar fotos, que funciona como um mini-estúdio, com materiais simples e fáceis de comprar.
A melhor pedida para fotografar produtos é a luz natural. Às vezes isso não é possível e é preciso utilizar a luz artificial…
Mas, mesmo assim, evite usar o flash da máquina ou smartphone, pois esse mecanismo pode fazer com que os objetos fiquem com um aspecto diferente e com sombras.
A estabilidade da câmera é fundamental para a qualidade da foto. Imagens tremidas ou borradas podem ser decisivas para a desistência de uma compra.
Por isso, use um tripé ou outro tipo suporte que garanta a estabilidade da câmera. A boa notícia é que existem alguns modelos que servem para smartphones também.
Outro fator que conta para as imagens terem um aspecto profissional é o enquadramento…
Imagens para lojas virtuais ou Ecommerces precisam dar destaque para o produto, sem nenhum desalinhamento no quadro geral da foto.
Caso você utilize um smartphone, preste atenção na grade que aparece na tela do aparelho. Assim, você consegue ajustar os ângulos da forma correta, além de manter o objeto centralizado e bem posicionado na foto.
Esta etapa diz respeito à pós-produção das imagens. Mas atenção: não é para você utilizar filtros ou outros artifícios deste tipo…
A edição de fotos serve para corrigir e aperfeiçoar detalhes das fotos de produtos.
Você pode fazer isso com Photoshop, por exemplo. Contudo, também dá para editar imagens com o próprio smartphone. Para isso, existem aplicativos como, Adobe Lightroom, VSCO e PicsArt, por exemplo.
Editou, mas ficou na dúvida se realmente valeu a pena? Faça um “antes e depois”, com as versões das imagens! A intenção é corrigir pequenos detalhes e tornar a foto cada vez mais agradável visualmente para os possíveis compradores.
Ainda de acordo com o levantamento do Neotrust/Compre & Confie, as varejistas que são líderes no mercado se preocupam com toda a jornada de compra e experiência do consumidor…
Ou seja: não se limitam a apenas oferecer produtos pensando exclusivamente no melhor preço.
E o momento pra fazer isso não poderia ser melhor…
Segundo relatório Webshoppers 42, o Ecommerce teve recentemente a maior alta nos últimos 20 anos.
Na prática, isso representa um aumento avassalador de 47% no faturamento do Ecommerce, impulsionado por dois fatores:
Logo, além de todos os outros fatores cruciais para a vendas online, jamais abandone as fotos de produtos com qualidade.
Principalmente porque o momento é oportuno e as ferramentas são bem acessíveis.
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