Categories: Todas as Notícias

Formação de preço de venda: como precificar o seu produto?

Quando falamos em formação de preço de venda, o tema ainda provoca muita confusão na cabeça dos varejistas brasileiros. Afinal de contas, qual é a melhor forma de chegar no preço ideal de um produto?

Existem duas maneiras de se fazer isso: levando em conta seus custos ou levando em conta o seu mercado.

Segundo especialistas, ao pensar a formação do preço de venda do seu produto, o ideal é combinar os dois caminhos…

Por um lado, não faz sentido considerar somente os custos se o preço final acabar ficando muito acima daquele praticado pela concorrência. Por outro, de nada vai adiantar olhar somente para o concorrente e esquecer-se de calcular suas margens de lucro.

Formação de preço de venda em 5 etapas

A Revista Exame conversou com alguns estudiosos e chegou em uma fórmula de 5 passos sobre como calcular a formação de preço de venda. Confira!

Comece pelo sistema tributário

O primeiro passo é olhar para o sistema tributário no qual sua empresa está enquadrada: simples, lucro real ou lucro presumido?

Isso dará a você uma melhor noção sobre a quantidade de despesas existentes somente para fornecer o produto que está sendo precificado.

Leia mais: Como definir a persona da sua loja virtual?

Calcule seus custos

Como dissemos, é irresponsável pensar em formação de preço de venda sem antes calcular seus custos.

Crie sua tabela de custos levando em conta todos os custos fixos e variáveis. Ao fazer isso, pode ser que você descubra que alguns preços são simplesmente impraticáveis para o seu produto.

Forme sua primeira categoria de preço

Segundo especialistas em administração de empresas, o 3º passo para a formação de preço de venda é pensar no preço de venda líquido do seu produto.

Ao fazer isso, você imaginará aquela mercadoria livre de qualquer tributação ou desconto para o consumidor final. É a partir desse número, também chamado de PVL (Preço de Venda Líquido), que os demais serão formados.

O PVL é igual ao custo dividido por 1 menos o percentual da sua margem.

Exemplo: se o seu custo for de R$200 e a margem for de 20%, o PVL será de R$160.

Chegue ao preço de tabela

É aqui que a sua formação de preço de venda finalmente começa a ganhar corpo.

Você irá considerar o sistema tributário, premiações de funcionários, possíveis descontos para clientes etc.

Fazendo isso, definirá um preço bruto, aquele que será apresentado ao mercado.

É recomendado que, nesta etapa, um contador seja consultado.

Posicione-se no mercado

Por fim, de nada adianta ter um preço pouco atraente para o consumidor final, certo?

Este é o momento de olhar para o mercado e checar se o preço praticado pela sua empresa está de acordo com o que a concorrência já vem fazendo.

Caso o seu preço esteja acima, você tem dois caminhos: oferecer diferenciais ao cliente ou reduzir custos.

Caso esteja abaixo, você pode aumentá-lo ou mantê-lo como um diferencial para o seu negócio.

Veja mais: Começar um negócio com pouco dinheiro: é possível?

Conheça o Ecommerce na Prática

Deu para entender um pouco mais sobre como os preços são formados no varejo? Os passos fazem bastante sentido, não?

Agora vamos falar um pouco sobre ecommerce!

Você sonha em montar um negócio próprio e trabalhar em casa através da internet? Então o comércio eletrônico pode mudar a sua vida.

Para entender um pouco mais sobre como funcionam as lojas virtuais, acesse o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do país sobre comércio eletrônico e empreendedorismo.

Comandado por Bruno de Oliveira, um dos maiores experts do país, o Ecommerce na Prática traz vídeos e artigos que darão a você uma noção completa sobre o que precisa fazer para planejar, montar e gerir um ecommerce de sucesso.

Gostou do que viu por aqui? Então não perca tempo: deixe seu email na caixa abaixo e entre para a nossa LISTA VIP, passando a receber os melhores conteúdos sempre em primeira mão!

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago