Quando falamos em formação de preço de venda, o tema ainda provoca muita confusão na cabeça dos varejistas brasileiros. Afinal de contas, qual é a melhor forma de chegar no preço ideal de um produto?
Existem duas maneiras de se fazer isso: levando em conta seus custos ou levando em conta o seu mercado.
Segundo especialistas, ao pensar a formação do preço de venda do seu produto, o ideal é combinar os dois caminhos…
Por um lado, não faz sentido considerar somente os custos se o preço final acabar ficando muito acima daquele praticado pela concorrência. Por outro, de nada vai adiantar olhar somente para o concorrente e esquecer-se de calcular suas margens de lucro.
A Revista Exame conversou com alguns estudiosos e chegou em uma fórmula de 5 passos sobre como calcular a formação de preço de venda. Confira!
O primeiro passo é olhar para o sistema tributário no qual sua empresa está enquadrada: simples, lucro real ou lucro presumido?
Isso dará a você uma melhor noção sobre a quantidade de despesas existentes somente para fornecer o produto que está sendo precificado.
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Como dissemos, é irresponsável pensar em formação de preço de venda sem antes calcular seus custos.
Crie sua tabela de custos levando em conta todos os custos fixos e variáveis. Ao fazer isso, pode ser que você descubra que alguns preços são simplesmente impraticáveis para o seu produto.
Segundo especialistas em administração de empresas, o 3º passo para a formação de preço de venda é pensar no preço de venda líquido do seu produto.
Ao fazer isso, você imaginará aquela mercadoria livre de qualquer tributação ou desconto para o consumidor final. É a partir desse número, também chamado de PVL (Preço de Venda Líquido), que os demais serão formados.
O PVL é igual ao custo dividido por 1 menos o percentual da sua margem.
Exemplo: se o seu custo for de R$200 e a margem for de 20%, o PVL será de R$160.
É aqui que a sua formação de preço de venda finalmente começa a ganhar corpo.
Você irá considerar o sistema tributário, premiações de funcionários, possíveis descontos para clientes etc.
Fazendo isso, definirá um preço bruto, aquele que será apresentado ao mercado.
É recomendado que, nesta etapa, um contador seja consultado.
Por fim, de nada adianta ter um preço pouco atraente para o consumidor final, certo?
Este é o momento de olhar para o mercado e checar se o preço praticado pela sua empresa está de acordo com o que a concorrência já vem fazendo.
Caso o seu preço esteja acima, você tem dois caminhos: oferecer diferenciais ao cliente ou reduzir custos.
Caso esteja abaixo, você pode aumentá-lo ou mantê-lo como um diferencial para o seu negócio.
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Deu para entender um pouco mais sobre como os preços são formados no varejo? Os passos fazem bastante sentido, não?
Agora vamos falar um pouco sobre ecommerce!
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