Mercado de Ecommerce

Ford Fecha Fábricas no Brasil. Entenda Tudo!

Quando menos se espera, uma notícia surge e abala todo o mercado. A mais recente delas, inclusive, foi o fechamento das fábricas da Ford no país…

Alguns especialistas acreditam que a companhia já vinha ensaiando a desistência de atuação no Brasil há algum tempo. Isso porque, em 2019, a montadora finalizou suas atividades da fábrica de caminhões no ABC Paulista, por exemplo.

Diante disso, não dá para não questionar: por que será que a Ford deixou de fabricar seus veículos no Brasil?

Ao longo deste artigo, vamos apresentar detalhes da saída da Ford do Brasil, e explicar os motivos que levaram a companhia a tomar essa decisão. 

(Imagem: Divulgação Ford)

O Fim do Ford Ka e do EcoSport no Brasil?

Depois de mais de 100 anos produzindo no país, a Ford anunciou o encerramento das atividades de suas fábricas no Brasil… 

De acordo com um comunicado emitido pela montadora, a decisão faz parte de um plano para reestruturar a companhia na América do Sul – o que vamos explicar em mais detalhes adiante…

Assim, com a decisão, a Ford encerra imediatamente as seguintes fábricas no Brasil:

  • Camaçari (BA);
  • Taubaté (SP);
  • Horizonte (CE) – da Troller.

Entretanto, a montadora afirma que serão mantidos apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, que fica na Bahia, e o campo de provas e da sede administrativa para a América do Sul, ambos localizados em São Paulo…

Mas não só isso…

A Ford também informou que as vendas dos veículos Ka, EcoSport e do Troller T4 cessarão assim que acabarem os estoques desses modelos…

 Mas, mesmo assim, ainda garantiu que seus consumidores continuarão com a assistência de manutenção e garantia de seus veículos já comprados.

Diante disso, não há como não questionar o porquê de a Ford ter fechado as suas fábricas no país…

Por que a Ford Brasil Encerrou suas Atividades?

Ainda de acordo com o comunicado, a companhia ressaltou que acumulou perdas significativas desde a crise na Economia em 2013

E que, desde então, a matriz, que fica nos Estados Unidos, vinha auxiliando nas demandas de caixa da empresa, o que já não estava mais sendo sustentável para a montadora.

Além disso, a Ford Brasil reforçou o foco em um modelo de negócios mais ágil e enxuto, para atender aos clientes com outros produtos do portfólio global da empresa:

“Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro”, afirma.

Mas, independentemente disso, ficou visível o esforço da montadora em permanecer em terras brasileiras funcionando plenamente. Isto é: de acordo com o mercado…

Exemplo disso foi a criação de uma loja virtual da Ford no Mercado Livre. Isto é: uma iniciativa que muitas empresas do setor automotivo seguiram nos últimos meses de pandemia…

Audi, Chevrolet, Jeep, Renault, Nissan, Volkswagen também fizeram as suas lojas oficiais no Mercado Livre para a comercialização de peças e demais acessórios.

Portanto, não há como negar: a Ford representa mais uma grande empresa deixando de investir no Brasil…

E isso, em si, é um grande problema não só para o setor automobilístico nacional, mas para a Economia do país em geral, claro. 

Querendo ou não, são mais de 5 mil funcionários dispensados e menos uma empresa internacional de grande porte fazendo fortes investimentos e deixando de crescer no Brasil. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago