Você tem analisado a forma como está realizando suas ações de marketing e relacionamento com o público-alvo ou persona do seu ecommerce?
A finalidade delas está sendo apenas atrair e engajar novos consumidores, ou você está investindo também na fidelização de clientes?
Bom, caso você esteja focado apenas em conquistar novos clientes e não dando atenção aqueles que já compraram de você, temos um sério alerta. O seu ecommerce está correndo um perigo mortal de acabar fracassando.
Muito além de serem um meio para receitas recorrentes, clientes fiéis são importantes para outros pontos de uma loja virtual. Pontos esses que são determinantes para sua loja possa decolar e conquistar um espaço relevante em seu segmento, seu mercado.
Nós já mostramos como fidelizar clientes em um outro post.
Neste post, nós vamos mostrar porque todo dono de ecommerce deve buscar ter clientes leais para seu negócio. Por isso, continue lendo atentamente para ficar por dentro dessa importante chave para o sucesso da sua loja.
Você sabia que clientes fiéis a uma loja ou marca podem chegar a corresponder a mais da metade das vendas?
De acordo com um estudo da American Managament Association, as compras realizadas por clientes fiéis pode chegar a representar 65% do faturamento e lucro em um negócio.
Além disso, segundo a Marketing Metrics as chances de se vender algo para um consumidor que já está na base de clientes de uma loja fica entre 60 a 70%. Já para clientes novos, em potencial, essa probabilidade cai para algo entre 5 a 20%.
Com base nesses números, fica fácil presumir que é mais barato trabalhar para fidelizar clientes a sua loja do que conquistar novos. Se bem que esse fato tem sido apontado por especialistas de marketing. Dentre eles o Philip Kotler, que afirma é cinco vezes mais barato vender para um cliente fiel que conquistar um novo.
Isso ainda não é o bastante para te convencer da importância da fidelização de clientes?
E se dissermos que você pode conseguir um exército?
Está fazendo tudo certo, mas seus clientes ainda resistem em comprar, veja aqui quais ser as causas.
Já reparou como existem algumas marcas que parecem ter uma verdadeira legião de gente pronta para defendê-los e apoiar suas ações promocionais?
Exemplos disso não faltam, sejam desde empresas de refrigerantes e sapatos como a Coca-Cola e Nike (cujo muitos clientes travam tretas com consumidores da Adidas) até mesmo marcas de roupa e programas de televisão.
Esse aspecto interessante que acontece na relação entre uma marca e seus clientes fiéis tem ganhado tanto peso com o tempo que hoje existe uma área de estudo no marketing dedicada a compreender melhor esse fato.
O marketing de defensores. E de acordo com o que esse campo tem encontrado em seus estudos, é possível gerar defensores de uma marca para qualquer segmento ou tamanho de uma empresa ou loja.
O que abriga perfeitamente o seu ecommerce, seja ele de qual nicho for.
Ainda não possui clientes para fidelizar? Confira aqui como atrair seus primeiros consumidores e fechar vendas.
É muito comum que empresas e lojas façam questionários ou solicitem um feedback de seus consumidores. Isso é feito com o objetivo de não apenas receber elogios, mas também críticas positivas e até mesmo serem informados de pontos a melhorar segundo seus clientes.
E é aqui que ter clientes fiéis mostra-se ainda mais importante. O feedback, elogios, críticas e apontamentos tendem a ser cada vez mais precisos e honestos quando feitos por consumidores recorrentes de longa data.
Por estarem sempre acompanhado a marca, o ecommerce, eles conseguem identificar melhor que qualquer um em que a empresa precisa melhorar. O que torna o processo de aprimoramento da operação do negócio mais fácil e certeiro.
Agora que entendeu como a fidelização de clientes é importante para sua loja, temos um convite a fazer que quer aprender ainda mais sobre ecommerce.
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Boas vendas, uma legião de clientes fanáticos pela sua loja e até breve!
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