Mercado de Ecommerce

Ecommerce Fatura R$ 2,3 Bilhões na Semana do Brasil 2020

A Semana do Brasil teve como proposta “aquecer” o varejo nacional em setembro, mês em que o movimento do varejo costuma ser um pouco mais baixo do que o normal. Nessa data a expectativa era alta… Mas será que os resultados ficaram dentro do esperado?

Para você ter uma ideia, no ano passado, com apenas 4 dias de campanha, as vendas no registram crescimento de 12%. O Ecommerce apresentou uma alta de 10% logo nos primeiros dias da Semana do Brasil… E, ao todo, foram 5,4 milhões de compras e um faturamento de R$ 2,2 bilhões.

Diante disso, era esperado um resultado bastante animador para a edição deste ano, principalmente levando em consideração como os novos hábitos e consumo estão gerando verdadeiros recordes no Ecommerce…

Ao longo do artigo, vou apresentar os números obtidos na edição de 2020, e fazer um comparativo com um outro evento marcante para o varejo: a Black Friday. Acompanhe. 

R$ 2,3 Bilhões de Faturamento

De acordo com pesquisa realizada pelo Cielo para o Global Retail Show, a Semana do Brasil teve queda de 8,3% no faturamento sobre 2019…

Apesar disso, o e-commerce nacional faturou R$ 2,3 bilhões durante a Semana do Brasil, representando um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2019. 

Em uma análise por regiões, o Sudeste teve uma alta de 12% nas vendas, sendo responsável por 50% do volume total. Já a região Nordeste teve a maior alta, atingindo 82%. O volume foi de 20%, da mesma forma que a região Sul.

O resultado geral foi positivo, mas ficou longe de atingir o mesmo crescimento do ano anterior, que foi de 41% em relação a 2018.

Alguns especialistas acreditam que as vendas do Ecommerce na Semana do Brasil foram impactadas pelo contexto geral da pandemia…

Isto é, o Ecommerce já estava apresentando números expressivos nos últimos meses, o que significa que o consumidor pode ter adiantado algumas compras, deixando a data de promocional menos atrativa.

Para você ter uma ideia, só no 1º semestre de 2020, o e-commerce faturou 47% a mais do que o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da E-bit Nielsen.

Sobre isso, Roberto Butragueño, diretor de varejo da Nielsen, afirmou que a grande quantidade de datas comerciais no Brasil pode ter um efeito inverso ao aquecimento de compras

“O consumidor nem sempre vai conseguir comprar em todas elas (…) Nos últimos 6 meses tivemos mais de 7 milhões de novos consumidores online. E a expectativa de compras para a Black Friday cresceu. No online, deve ser um número recorde”, ressalta Butragueño.

Outro ponto que pode ter contribuído para este cenário é a greve de funcionário dos Correios…

Greve dos Correios afetou os resultados da Semana do Brasil?

Ainda de acordo com levantamento da Nielsen, a greve dos Correios não influenciou o faturamento da Semana do Brasil deste ano. 

Contudo, o Mercado Livre, por exemplo, que é o maior marketplace da América Latina, não participou da semana de descontos…

Na época, Luiz Vergueiro, diretor de operações do mercado envios no Brasil, disse que a greve dos correios tira um pouco da oportunidade

E completou afirmando que mesmo que a greve não tenha afetado significativamente as entregas da companhia, o consumidor fica com um receio a mais de realizar compras pela internet no período.

No início da paralisação, a estatal emitiu uma nota afirmando que havia um Plano de Continuidade de Negócios. Isto é, uma medida para seguir atendendo à população em qualquer situação adversa.

Diante disso, fica no ar um questionamento sobre o quanto os varejistas – dos pequenos até os de grande porte – estão engajados nessa proposta do Governo Federal…

Semana Brasil está distante dos Pequenos Varejistas

Segundo pesquisa feita pela Loja Integrada –  que consultou 570 empreendedores em agosto – 66% dos varejistas afirmam não conhecer a Semana do Brasil

E mais: 

  • Apenas 20% diz ter se preparado para a data neste ano;
  • E 96% afirmaram que não participaram da edição passada.

Além disso, a pesquisa chamou a atenção ao apontar que 21,7% acreditavam que o evento tinha maior potencial de vendas do que a Black Friday este ano…

Sobre a Black Friday, entretanto, a expectativa de compra é outra. Cerca de 72% dos entrevistados estão com expectativas positivas para o evento e 78% acha que vai vender mais que a Semana Brasileira. 

Ou seja, um cenário bem diferente entre os dois eventos… 

Lembrando que o Ecommerce faturou R$ 3,87 bilhões na Black Friday de 2019, mais que os R$ 2,3 Bilhões obtidos na Semana do Brasil deste ano.  Assim, a estimativa para a Black Friday de 2020 parece ser bem mais animadora do que a Semana do Brasil.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

3 anos ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

3 anos ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

3 anos ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

3 anos ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

3 anos ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

3 anos ago