A Black Friday 2017, que aconteceu em todo o país na última sexta-feira (24), movimentou 2,48 bilhões de reais em lojas virtuais e marketplaces. A informação é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que monitorou as vendas online entre os dias 20 e 24 de novembro.
Além do faturamento total da data, o levantamento também apontou algumas curiosidades bastante interessantes. Separamos algumas delas por aqui… Você pode conferir abaixo!
Segundo os números da ABComm, a Black Friday Brasil 2017 faturou 16% mais que o observado na mesma data em 2016. Para isso, as lojas virtuais e marketplaces precisaram despachar 10 milhões de pedidos a um ticket médio de R$246.
Esses números, como você bem deve saber, já estavam nas previsões dos especialistas. “Como esperado, muitos consumidores se prepararam para aproveitar as promoções do período, bem como os lojistas virtuais”, afirmou Maurício Salvador, presidente da ABComm, ao portal Ecommerce News.
De acordo com outra pesquisa, dessa vez realizada pela Ebit, a porcentagem de compras feitas via dispositivos móveis como tablets e smartphones disparou, chegando a representar quase um terço de todos os pedidos. “O share de pedidos feitos via celular aumentou 81,8% na comparação com o ano passado. Quase 30% dos pedidos já são realizados por meio de dispositivos móveis”, contou Pedro Guasti, CEO da Ebit, ao portal Ecommerce News.
Se você ainda não dá a devida atenção aos dispositivos móveis, precisa começar a fazer isso urgentemente. O dado colocado acima fica ainda mais alarmante quando combinado a uma outra informação: segundo a própria Ebit, o m-commerce sextuplicou de 2013 para cá!
De acordo com a segunda pesquisa citada, os mercados que mais contribuíram para o alto faturamento da Black Friday 2017 foram os seguintes:
EM FATURAMENTO
1 – Eletrodomésticos (23%)
2 – Telefonia e Celulares (21%)
3 – Eletrônicos (17%)
4 – Informática (10%)
5 – Casa e decoração (6%)
EM NÚMERO DE PEDIDOS
1 – Eletrodomésticos (16%)
2 – Moda e Acessórios (12%)
3 – Telefonia e Celulares (12%)
4 – Perfumaria, Cosméticos e Saúde (10%)
5 – Casa e Decoração (9%)
Quer aprender mais sobre comércio eletrônico? Então não perca a chance de conhecer o Ecommerce na Prática…
Comandado pelo especialista Bruno de Oliveira, o ENP traz artigos diários exclusivos sobre temas como marketing digital, logística e muito mais… Acesse e confira!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…