Se você é empreendedor e quer aumentar as vendas da sua loja virtual, em vez de se perguntar sobre como atrair mais clientes, pode tentar responder essa outra pergunta: por que tantos usuários saem do meu site sem comprar nada?
É claro que, com a taxa média de conversão do ecommerce brasileiro estando entre 0,8% e 1%, é normal que a maior parte dos seus usuários transitem por várias páginas do seu site e acabem saindo sem efetuar uma compra.
Por outro lado, alguns pequenos detalhes do seu site podem estar fazendo toda a diferença na hora de reter mais clientes.
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Você acha que tem potencial para alcançar taxas maiores de conversão e não sabe muito bem onde estão os erros da sua operação? Veja se está cometendo alguma das falhas citadas abaixo:
Uma vez empreendendo no comércio eletrônico, é preciso entender que o usuário é preguiçoso. Você precisa ajudá-lo, constantemente, a encontrar o que está buscando da forma mais rápida e prática possível.
Se não fizer isso, em poucos cliques ele estará fora da sua loja virtual procurando pelo mesmo produto nos sites de outros 3 concorrentes. Você não pode errar.
Nesse momento, além de deixar os produtos organizados por categorias, marcas e tags, você também pode apostar na tática de produtos relacionados, que aumenta as chances do cliente acabar sendo exposto àquilo que ele realmente está procurando.
A estética é bastante poderosa. Principalmente no comércio eletrônico, onde o cliente não pode tocar ou sentir os produtos, trabalhar com excelentes descrições e fotografias é uma obrigação.
Se você não cria desejo, é provável que não venda. Lembre-se de que, se o cliente está ali, é porque quer comprar. Convença-o a comprar de você.
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Apesar de contraditório, um problema muito comum que impede uma loja virtual de vender mais é a variedade de produtos.
Não estamos dizendo, com isso, que você não deve oferecer uma gama considerável de opções aos clientes.
Por outro lado, lembre-se de que, ao escolher um produto, um consumidor deixa de escolher todos os outros — e as pessoas não gostam de tomar essas decisões.
Simplifique o processo.
Essa é uma falha clássica: o cliente está interessado em uma oferta, mas, no momento de finalizar a compra, percebe que o meio de pagamento desejado não está disponível.
Não é preciso pensar muito para concluir que, em poucos minutos, ele provavelmente estará fechando a compra com um de seus concorrentes.
Por último, trazemos a falta de informações sobre determinado produto ou processo de compra como um fator que acaba “expulsando” o cliente da sua loja.
Desde o momento em que um usuário acessa o seu site até o momento em que ele sai, você precisa ser o mais claro possível. Descontos, trocas, políticas de segurança, de privacidade, preços… Não deixe nenhum ponto de interrogação no ar.
Mesmo que esteja interessado em suas ofertas, o cliente pode não fechar negócio caso tenha dúvidas sobre qualquer uma das etapas de compra.
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Os fatores citados acima já prejudicaram a sua loja virtual de alguma forma? Então deixe um comentário abaixo do texto nos contando um pouco sobre isso!
Se você quer continuar aprendendo muito sobre como aumentar as vendas da sua loja virtual, dê o play no vídeo abaixo! Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, fala um pouco sobre “o caminho das vendas” do comércio eletrônico:
Se você já tem ou pretende montar uma loja virtual, preste muita atenção no convite a seguir!
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