Loja Virtual

6 dicas para escolher a Plataforma de E-commerce Ideal

Você decidiu empreender, pesquisou diversas opções e chegou à conclusão de que vai criar seu primeiro E-commerce. Já sabe o que vai vender e para quem. Agora, chegou a hora de escolher a plataforma de E-commerce onde será sua loja virtual.

Existem diversas opções no mercado, o que torna essa decisão um pouco mais complexa do que pode parecer. Portanto, você precisa avaliar alguns aspectos antes de decidir qual será sua plataforma de E-commerce.

O primeiro ponto que você precisa saber antes de começar sua pesquisa é que não existe nenhuma empresa que ofereça a plataforma perfeita. O que há são características que vão tornar determinado serviço mais adequado ao seu negócio. Então, cabe a você selecionar a empresa que tem como características positivas aquelas que vão ajudar a impulsionar seu negócio quando você criar uma loja virtual.

Como decidir sua plataforma de E-commerce não é tarefa simples, preparamos algumas dicas para que você possa fazer a melhor escolha antes de começar a vender pela internet.. Vamos a elas?

1. Pesquise sobre os aspectos técnicos

Um ponto muito importante para escolher a plataforma do seu primeiro E-commerce está relacionado aos aspectos técnicos. Ou seja: procure informações sobre a robustez daquele serviço. Dessa forma, você evita ficar na mão em datas importantes em que o tráfego nas lojas virtuais costuma aumentar, como é o caso da Black Friday, por exemplo.

Para isso, muitas vezes, o termo empregado é o de uptime. Esse nome em inglês normalmente é representado por uma porcentagem que vai apontar quanto tempo aquele sistema fica funcionando. Por exemplo, uma plataforma de E-commerce com 99,9% de uptime durante o ano só não funcionou durante 0,1% desse período.

2. Descubra se a plataforma te limita de alguma forma

Algumas plataformas de E-commerce costumam limitar características. Há, por exemplo, serviços com limitação de tráfego na loja virtual ou do número de produtos que o lojista pode carregar no site.

Para aumentar essas possibilidades, é possível pagar. Todavia, o empreendedor precisa tomar cuidado com seus custos iniciais para não comprometer a saúde financeira do negócio logo nos primeiros meses.

Portanto, vale a pena ficar ligado se a plataforma pela qual você se interessou vai cobrar a mais por serviços essenciais para o funcionamento da sua loja virtual. Se, por exemplo, você quer cadastrar 500 produtos em sua loja virtual e o plano que você escolheu só permite 100, talvez seja interessante considerar outras opções.

3. Saiba como é o suporte ao cliente

Outro aspecto importante a se considerar antes de escolher sua plataforma de E-commerce é como funciona o suporte ao cliente naquela empresa. Entenda se você terá a quem recorrer caso tenha dúvidas ou problemas ao usar aquele sistema.

Principalmente no início, é normal que surjam dúvidas e o ideal é escolher uma plataforma com quem você possa contar. Saiba por quais meios esse atendimento é feito e qual o prazo de resposta da empresa.

Assim, você consegue avaliar o que funciona melhor de acordo com seu perfil. Por exemplo: se você já sabe que costuma ficar ansioso e viu que determinada empresa atende apenas por e-mail e tem um prazo de três dias para te responder, talvez essa não seja a melhor opção.

4. Entenda se há como mudar seu plano depois de contratado o serviço

A maioria das plataformas têm mais de um plano, cujo valor da mensalidade muda. É normal que, no início, as características dos planos mais básicos atendam bem ao seu primeiro E-commerce.

Entretanto, tenha a visão de que seu negócio pode crescer rapidamente e você pode precisar de mais funcionalidades no futuro. Então, procure saber se há possibilidade de upgrade no momento em que precisar.

Da mesma forma, informe-se sobre a possibilidade de mudar para um plano mais básico. Imagine que você contratou o plano intermediário, mas percebeu que não precisa de todas aquelas funcionalidades, como a integração com outros canais de venda. Não há motivo para que você continue pagando mais caro por funcionalidades que mal usa, sobretudo quando está começando um novo negócio e já precisa investir em tantas frentes.

5. Pesquise sobre a otimização para SEO

Quando você vai vender pela internet, precisa saber que a otimização para as buscas orgânicas (SEO) no seu site é fundamental para que seu E-commerce seja encontrado por quem faz pesquisas na internet. Então, na hora de escolher sua plataforma, você precisa saber se sua loja virtual será montada a partir de um sistema otimizado para essas buscas.

Para saber se uma plataforma é otimizada para SEO, procure entender se existe a possibilidade de alterar as URLs, títulos e descrições dos produtos. Dessa forma, você será capaz de utilizar as palavras-chave mais adequadas ao seu negócio e ser identificado pelos bots do Google.

6. Teste e consulte outros lojistas

Depois de se informar sobre os aspectos mais importantes das plataformas de E-commerce e os mais relevantes para o seu negócio, é hora de levar a pesquisa um passo adiante. Teste as plataformas pelas quais se interessou e converse com outros lojistas.

Existem empresas que permitem que você faça um teste gratuito na plataforma durante alguns dias. Nesse período, você já consegue montar seu primeiro e-commerce e pode, até mesmo, começar a fazer vendas. Dessa forma, você terá certeza de que está contratando um serviço cujo sistema atende às suas expectativas.

Além disso, consulte lojistas que usem as plataformas das quais você gostou. Normalmente, é possível ler no rodapé dos E-commerces qual serviço utilizam. Assim, você vai saber com quem entrar em contato para perguntar sobre a plataforma que quiser.

Escolher a plataforma do seu primeiro E-commerce pode parecer uma tarefa simples, mas existem pontos determinantes para sua loja virtual que podem ser muito influenciados pelo serviço que você escolher. Entretanto, não há necessidade para ficar assustado.

Com uma pesquisa atenta e voltada para os pontos mais importantes para seu modelo de negócio, é possível fazer a escolha mais adequada à loja virtual que você quer montar! E então, está pronto para escolher sua plataforma de E-commerce?

*Este artigo foi escrito pela parceira Nuvemshop.

Redacao Ecommerce de Sucesso

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