Quando falamos em gerenciamento de fanpages em redes sociais, tudo parece bastante fácil, não é?
Fazer alguns posts engraçados aqui, encontrar conteúdo de qualidade ali, testar algumas frases viralizáveis…
Se você já aposta em uma sólida comunicação em redes sociais (mesmo que seja somente no Facebook), sabe que não é bem assim que a coisa funciona. É preciso paciência para gerenciar sua página dia após dia, como um verdadeiro ativo financeiro.
Confira quais são os 17 erros mais comuns de empresas que apostam em redes sociais para atrair mais vendas:
Sabe quando uma loja faz uma postagem com uma imagem colorida, um tipo específico de fonte e, horas depois, posta algo em preto e branco e com uma tipologia de letras totalmente diferente?
Não seja essa loja!
Identidade visual traz coerência e profissionalismo para o seu negócio. Mesmo que não se interesse pela área, procure estudar o mínimo sobre o assunto.
Muitas empresas entram no Facebook acreditando que farão algumas postagens e, de repente, começarão a vender.
Bem, é claro que não é fácil assim.
Vender é difícil em todo lugar e, a menos que estejamos falando sobre campanhas patrocinadas, o gerenciamento de fanpages é um trabalho a longo prazo.
A internet é sinônimo de movimento. Por isso, esteja sempre disposto(a) a mudar sua rota de acordo com o que aprendeu.
Leia mais: Manual do Facebook Ads para ecommerce
A lógica de negócios como Google e Facebook é pautada no conteúdo. Você não terá nenhuma relevância para o público se ficar fazendo postagens egocêntricas sobre quão bom é o seu produto.
Pense nos usuários. Descubra como ajudá-los. Crie conteúdo. Movimente-se.
Seja para agradecer um elogio ou explicar-se perante uma crítica, interagir com os seguidores da sua marca é fundamental.
Quando o assunto é gerenciamento de fanpages, ser mecanizado demais não cola. Por isso, sempre que for fazer suas postagens, utilize emojis e o “sentindo-se” para tornar sua fanpage mais humanizada =)
Sabe quando está na cara que alguma marca está fazendo uma postagem para “pegar carona” em determinada situação? Pois bem, não seja essa marca!
Este erro é fatal no momento do gerenciamento de fanpages. Afinal, como é que você impactará o seu público se nem o conhece de verdade?
Quer que o usuário clique no seu link para baixar um ebook ou comprar um novo produto? Então deixe isso bem claro com uma Call to Action!
Você sabia que os vídeos têm maior poder de alcance e engajamento no Facebook? Se for viável para você, vale a pena testar o formato.
Gerenciar uma fanpage no Facebook é sinônimo de receber críticas. Relaxe, pois isso vai acontecer!
A postura da loja, nessa hora, deve ser de extremo profissionalismo, admitindo o erro (caso tenha ocorrido) e buscando redimir-se de alguma maneira.
Gerenciamento de fanpages acontece em 3 etapas: produção, monitoramento e análise.
Se você ignora qualquer uma delas, está fazendo isso errado.
Como já dissemos, internet é movimento. Todo dia surgem dezenas de novos assuntos e memes que ganham milhões de compartilhamentos.
Esteja sempre atento para entender quais tendências podem, de alguma forma, entrar na pauta de posts da sua fanpage.
Veja mais: Como divulgar meu ecommerce sem investir dinheiro?
Quando você faz postagens em excesso, inunda a timeline do seu seguidor, que certamente não gostará disso e poderá deixar de segui-lo nas redes sociais.
Quem não é visto, não é lembrado, certo?
Na hora de fazer o gerenciamento de fanpages, muita gente fica insegura e acaba se engessando em apenas um padrão de postagens.
Por um lado, isso é bom: você diminui as chances de errar.
Por outro, é muito ruim: pois você nunca irá acertar!
Uma vez gerenciando sua fanpage, faça piadas, trocadilhos, seja simpático, crítico… Atuante de maneira geral.
Sempre com bom senso. Isso é ser original!
Se você está no Facebook e ainda não investe em links patrocinados, certamente está perdendo boas oportunidades do mercado.
Comece a testar os anúncios, mesmo com uma verba limitada.
Segmente bem o público, faça testes com diferentes textos e imagens e vá regulando o investimento de acordo com os resultados.
Agora que você já descobriu tudo sobre gerenciamento de fanpages, que tal aprender um pouco sobre comércio eletrônico?
Para isso, recomendamos que você conheça o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do Brasil sobre lojas virtuais e empreendedorismo.
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