Categories: Todas as Notícias

Social Media: os 17 maiores erros do gerenciamento de fanpages

Quando falamos em gerenciamento de fanpages em redes sociais, tudo parece bastante fácil, não é?

Fazer alguns posts engraçados aqui, encontrar conteúdo de qualidade ali, testar algumas frases viralizáveis…

Se você já aposta em uma sólida comunicação em redes sociais (mesmo que seja somente no Facebook), sabe que não é bem assim que a coisa funciona. É preciso paciência para gerenciar sua página dia após dia, como um verdadeiro ativo financeiro.

Os erros mais comuns das empresas no gerenciamento de fanpages

Confira quais são os 17 erros mais comuns de empresas que apostam em redes sociais para atrair mais vendas:

1 – Não definir uma identidade visual

Sabe quando uma loja faz uma postagem com uma imagem colorida, um tipo específico de fonte e, horas depois, posta algo em preto e branco e com uma tipologia de letras totalmente diferente?

Não seja essa loja!

Identidade visual traz coerência e profissionalismo para o seu negócio. Mesmo que não se interesse pela área, procure estudar o mínimo sobre o assunto.

2 – Achar que vender no Facebook é fácil

Muitas empresas entram no Facebook acreditando que farão algumas postagens e, de repente, começarão a vender.

Bem, é claro que não é fácil assim.

Vender é difícil em todo lugar e, a menos que estejamos falando sobre campanhas patrocinadas, o gerenciamento de fanpages é um trabalho a longo prazo.

3 – Ser inflexível demais

A internet é sinônimo de movimento. Por isso, esteja sempre disposto(a) a mudar sua rota de acordo com o que aprendeu.

Leia mais: Manual do Facebook Ads para ecommerce

4 – Pensar somente em vendas

A lógica de negócios como Google e Facebook é pautada no conteúdo. Você não terá nenhuma relevância para o público se ficar fazendo postagens egocêntricas sobre quão bom é o seu produto.

Pense nos usuários. Descubra como ajudá-los. Crie conteúdo. Movimente-se.

5 – Não interagir com o público

Seja para agradecer um elogio ou explicar-se perante uma crítica, interagir com os seguidores da sua marca é fundamental.

6 – Ser mecanizado demais

Quando o assunto é gerenciamento de fanpages, ser mecanizado demais não cola. Por isso, sempre que for fazer suas postagens, utilize emojis e o “sentindo-se” para tornar sua fanpage mais humanizada =)

7 – Não demonstrar autenticidade

Sabe quando está na cara que alguma marca está fazendo uma postagem para “pegar carona” em determinada situação? Pois bem, não seja essa marca!

8 – Não conhecer o seu público

Este erro é fatal no momento do gerenciamento de fanpages. Afinal, como é que você impactará o seu público se nem o conhece de verdade?

9 – Não utilizar Call to Action

Quer que o usuário clique no seu link para baixar um ebook ou comprar um novo produto? Então deixe isso bem claro com uma Call to Action!

10 – Não apostar em vídeos

Você sabia que os vídeos têm maior poder de alcance e engajamento no Facebook? Se for viável para você, vale a pena testar o formato.

11 – Não admitir erros

Gerenciar uma fanpage no Facebook é sinônimo de receber críticas. Relaxe, pois isso vai acontecer!

A postura da loja, nessa hora, deve ser de extremo profissionalismo, admitindo o erro (caso tenha ocorrido) e buscando redimir-se de alguma maneira.

12 – Não analisar seus resultados

Gerenciamento de fanpages acontece em 3 etapas: produção, monitoramento e análise.

Se você ignora qualquer uma delas, está fazendo isso errado.

13 – Não ficar de olho nas tendências

Como já dissemos, internet é movimento. Todo dia surgem dezenas de novos assuntos e memes que ganham milhões de compartilhamentos.

Esteja sempre atento para entender quais tendências podem, de alguma forma, entrar na pauta de posts da sua fanpage.

Veja mais: Como divulgar meu ecommerce sem investir dinheiro?

14 – Fazer postagens demais

Quando você faz postagens em excesso, inunda a timeline do seu seguidor, que certamente não gostará disso e poderá deixar de segui-lo nas redes sociais.

15 – Fazer postagens de menos

Quem não é visto, não é lembrado, certo?

16 – Deixar a criatividade de lado

Na hora de fazer o gerenciamento de fanpages, muita gente fica insegura e acaba se engessando em apenas um padrão de postagens.

Por um lado, isso é bom: você diminui as chances de errar.

Por outro, é muito ruim: pois você nunca irá acertar!

Uma vez gerenciando sua fanpage, faça piadas, trocadilhos, seja simpático, crítico… Atuante de maneira geral.

Sempre com bom senso. Isso é ser original!

17 – Não apostar em campanhas patrocinadas

Se você está no Facebook e ainda não investe em links patrocinados, certamente está perdendo boas oportunidades do mercado.

Comece a testar os anúncios, mesmo com uma verba limitada.

Segmente bem o público, faça testes com diferentes textos e imagens e vá regulando o investimento de acordo com os resultados.

Conheça o Ecommerce na Prática

Agora que você já descobriu tudo sobre gerenciamento de fanpages, que tal aprender um pouco sobre comércio eletrônico?

Para isso, recomendamos que você conheça o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do Brasil sobre lojas virtuais e empreendedorismo.

Comandado por Bruno de Oliveira, um dos maiores experts do país, o Ecommerce na Prática traz artigos que tratam sobre tudo o que você precisa saber antes de montar o seu ecommerce de sucesso.

Gostou do que viu por aqui? Então deixe o seu email abaixo e receba todos os nossos melhores conteúdos sempre em primeira mão!

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago